Suculentas: conheça os principais tipos e saiba como cuidar

Fáceis de cuidar, as suculentas são plantas que caem superbem na decoração de casas e apartamentos e trazem a energia e a beleza da natureza para os ambientes internos. Além de lindas, elas são delicadas e até os donos mais esquecidos ou ocupados podem cultivá-las. Elas não precisam de muitas regas e se adaptam bem aos mais diferentes ambientes. Se interessou? Saiba mais sobre essas plantinhas simpáticas.

O que são suculentas e como cuidar?

Foto: Pixabay

Cada vez mais populares, as suculentas são plantas que exigem poucos cuidados. Portanto, mesmo quem é um pouco esquecido ou muito ocupado pode ter alguns exemplares delas em casa. Isso porque elas armazenam água e, por isso, demandam pouca rega. As suculentas se adaptam bem a ambientes internos e externos e deixam a decoração mais leve trazendo a energia e a beleza da natureza para dentro de casa.

Essas plantinhas lindas e simpáticas estão disponíveis em diferentes cores, formatos e texturas e o melhor de tudo é que são baratas. A advogada Lígia Freitas, de 41 anos, sempre gostou de plantas, mas tinha dificuldade de cultivar um jardim em seu apartamento. “Eu tentei algumas vezes, mas elas acabaram morrendo. Até que ganhei duas suculentas de uma tia e vi que elas eram muito resistentes. Passo o dia fora e não tenho muito tempo, mas hoje tenho sete vasos e todos estão lindos”, conta.

As suculentas podem ser dispostas individualmente em vasos pequenos ou, em vasos maiores, você pode usar a criatividade e misturar mais de um tipo no mesmo recipiente. Também ficam bem no jardim ou em floreiras, penduradas ou em terrários. O importante é que fiquem em espaços iluminados. Quanto às regas, em termos gerais, uma vez a cada cinco ou sete dias é o suficiente para mantê-las vivas e saudáveis – o excesso de água, inclusive, pode fazer com que elas apodreçam.

Principais tipos de suculentas

Echeveria (Rosa de Pedra)

Rosa de Pedra. Foto: Pixabay

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Esse é um dos tipos de suculentas mais populares por causa de sua semelhança com uma flor. Pode ser verde ou acinzentada e é pequena (mede entre 5 e 20 centímetros). Por isso, fica linda em ambientes internos, mas deve ser colocada perto de uma janela para receber luz natural.

Senecio rowleyanos (Colar de Pérolas)

Colar de Pérolas. Foto: Reprodução/Internet/Cultivando Suculenta

A suculenta conhecida popularmente como Colar de Pérolas fica perfeita se for colocada em um pendente. Isso porque suas folhas parecem ervilhas (ou pérolas). Além disso, essa é uma planta rasteira e pode chegar até a um metro de tamanho. Ótima para um cantinho da varanda.

Sedum morganianum (Rabo-de-Burro)

Rabo-de-Burro. Foto: Reprodução/Internet/Guia de Jardinagem

Mais uma das suculentas que figuram entre as mais populares por aqui, a Rabo-de-Burro também é uma ótima opção para pendurar graças às suas hastes compridas (podem chegar a um metro) com folhas que ficam bem juntinhas e dão um formato especial e muito curioso à planta.

Crassula Ovata (Planta Jade)

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Jade. Foto: Pixabay

Quando plantada em um vaso, a Jade fica parecendo uma árvore em miniatura. Por isso, é uma ótima escolha para dar altura a um arranjo ou, ainda, para trazer um ar mais vibrante a algum cantinho da sala que esteja vazio. Também é conhecida como Árvore da Vida e Árvore da Amizade.

Aptenia Cordifolia (Rosinha de Sol)

Rosinha de Sol. Foto: Pixabay

Uma das suculentas mais floridas, a Rosinha de Sol também é rasteira e fica muito bem em pendentes. O destaque dessa plantinha fica por conta das flores, que são abundantes e duradouras (resistem aos tempos mais rigorosos). Além disso, elas podem ser roxas ou rosas e deixam o ambiente lindo.

 

casa e jardimdecoraçãoplantas
Comentários (0)
Comentar