Dicas essenciais de como aplicar a base corretamente

Manual completo para você não errar na preparação da pele

1 692

O princípio de toda a maquiagem começa em uma pele bem feita e esse acabamento é feito com a base. No entanto, ainda há muitas dúvidas envolvendo a aplicação da base na pele, como encontrar o tom, como deixar uniforme, entre outros. Pensando nisso, o blog Pajaris trouxe um manual completo de como aplicar a base corretamente no rosto e de um jeito bem fácil.

Escolha do tom

Em primeiro lugar, antes da aplicação, vamos ajudar vocês escolherem o tom certo da base. Se essa é a sua primeira vez comprando, indicamos ir pessoalmente em uma loja, pois assim irá conseguir experimentar e não errar na escolha.

tons da base
tons da base (Foto: Freepik)

Tons

Na cartela de cores, existem três tons, o claro, médio e escuro. E com isso, existem variedades em cada um desses tons. O primeiro passo é identificar qual você se encaixa.

Teste de cor

Em uma loja física, você poderá experimentar qual tom é o correto para você. Entretanto, algumas pessoas acabam testando em lugar errado, como na mão por exemplo.

Para encontrar a sua tonalidade corretamente, teste no maxilar ou diretamente no rosto. Pois é onde irá conseguir ver melhor se a escolha está certa. No entanto, você deve uniformizar o pescoço e o rosto. Ou seja, se o seu pescoço está bronzeado, o ideal é pegar um tom mais escuro para que tudo fique igual. Caso o pescoço e o rosto estejam no mesmo tom, aplique a base no maxilar e se desaparecer, é porque está no tom certo.

Subtom

Todos nós temos um subtom e conseguimos observar ele através do espelho em local claro. Assim como o tom, o subtom também é três tonalidades: bege, rosado e amarelo. Por isso, o ideal é testar diretamente na pele. No entanto, algumas marcas ainda têm a cartela de cores com poucas tonalidades, por isso, fique atenta na hora da compra.

Cobertura da base

Logo após ter encontrado seu tom, escolher qual cobertura irá querer é essencial. Os acabamentos são: leve, média e alta. A base leve é ideal para o dia a dia, para o trabalho e também para quem gosta de uma pele natural. A média, é para quem não quer uma cobertura maior, porém, não tão pesada. E a alta, é ideal para festas e eventos à noite.

como aplicar a base corretamente 2
(Foto: Freepik)

Pincéis para aplicar base

Para a aplicação da base, é necessário um pincel específico, mas com tantos no mercado, qual escolher? Iremos apresentar os melhores e mostrar para qual tipo de base serve cada um.

Língua de gato

O pincel língua de gato é ideal para base líquida ou cremosa. Além disso, também serve para aplicar corretivo. Se você deseja um acabamento pesado, chamado de rebocão, esse formato de pincel irá ajudar na tarefa, pois é indicado para esse acabamento.

pincel lingua de gato base
Foto: Ruby Rose

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Flat Top Kabuki

É um dos pincéis favoritos das blogueiras e das maquiadoras. Sua aplicação é fácil e você consegue acabamento médio e alto. Sua base é reta e pode ser grande ou pequena. Contudo, a pequena é melhor para aplicar corretivo.

Flat Top Kabuki pincel
Foto: Vult

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Duo Fiber

Ideal para aplicar qualquer textura de base, tanto líquida quanto pastosa. Suas cerdas são mais maleáveis do que o pincel citado acima. Além disso, você consegue tanto um acabamento leve quanto ‘rebocão’. Também dá para aplicar pó com o Duo Fiber.

pincel duo fiber
Foto: Macrilan

 

Esponja

É ideal para base líquida e para quem deseja um acabamento leve. No entanto, nada impede de usar com uma base de cobertura alta. Além disso, é perfeita para dar um acabamento final na base. Mas lembre-se, para usar a esponjinha é necessário umedecer antes e após lavar bem, pois acumula mais sujeira do que os pincéis comum.

esponja para base
Foto: Americanas

Preparação da pele

Antes de aplicar a base, precisa de uma preparação na pele para que o acabamento seja perfeito e tenha uma maior duração. É importantíssimo não pular essa parte. Você pode usar dois produtos para isso: hidratante ou um primer.

O primer age controlando a oleosidade e fecha os poros e disfarça algumas linhas de expressões. No entanto, o hidratante também prepara a pele, mas para isso, é importante escolher um creme específico para o seu tipo de rosto. Para saber seu tipo de pele e consequentemente escolher qual é o creme ideal, é importante consultar um dermatologista.

Como aplicar

Logo após fazer a aplicação do hidratante ou do primer, é a hora de aplicar a base escolhida.

Quantidade

Tudo depende do acabamento e da base escolhida. Se você escolheu uma base leve e deseja uma boa cobertura, o ideal é aplicar em maior quantidade. No entanto, se sua base é de cobertura alta, não tem a necessidade de bastante quantidade.

Passo a passo

  • Pode aplicar a base diretamente no rosto, em gotas ou no pincel. Se for direto no rosto, aplique na testa, bochecha e no queixo;
  • Com a ajuda do pincel, espalhe o produto sempre dentro do rosto para fora;
  • É mais fácil começar espalhando pela zona T (testa, nariz e queixo);
  • Não esqueça do pescoço e orelhas para não ficar parecendo que está de máscara;
  • Se você aplicou com o pincel e percebeu que ficou marcado utilize uma esponjinha para dar um acabamento.

Veja um passo a passo em vídeo:


Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy