Colorimetria pessoal: saiba o que é e como fazer em casa

0 2.448

As cores que usamos influencia diretamente no visual que queremos mostrar, se é uma roupa ou maquiagem divertida para um dia descontraído ou precisa de uma cor sóbria para uma reunião na empresa. E esses tons estão em tudo, desde a maquiagem, na cor do batom quanto nas roupas e nos acessórios. Cada pessoa tem uma paleta de cores específicas e que traz harmonia para a aparência. Saiba tudo sobre colorimetria pessoal e como fazer a sua em casa.

O que é coloração pessoal?

Coloração ou colorimetria pessoal é um teste feito para identificar qual é o tom de pele de cada pessoa (quente, frio ou neutro), o subtom, a temperatura, e a saturação da pele. Com essas informações em mãos, é indicado uma paleta de cor específica para cada pessoa.

Essas paletas são chamadas por nomes de estação de ano: primavera, verão, outono e inverno. E assim como nós temos um subtom, essas paletas têm três grupos dentro de cada um, são eles: intensos, profundos e puros. Cada paleta e subtom de paleta, será indicado para alguém.

Para que serve a colorimetria pessoal?

Ao contrário do que muitos pensam, serve além de ajudar na escolha de um look perfeito. Com a escolha dos tons certos, é possível esconder olheiras, destacar a cor dos olhos, deixar a pele mais uniforme e até mesmo suavizar texturas, como poros e espinhas. E se usar o tom errado, tudo o que destacamos com o certo, ficará em evidência. Tudo isso é possível graças às cores utilizadas de maneira correta, seja em roupas ou em maquiagem. Ou seja, fazendo um look harmônico sem muito esforço.

Como saber paleta de cores pessoal?

É feito um teste para identificar qual é a sua paleta. É indicado um profissional especializado para encontrar o seu tom ideal, entretanto, também é possível fazer em casa, se assim desejar. Quando é feito por um especialista, você se sentará em um local iluminado, sem maquiagem e com o cabelo para trás. As paletas irão ser colocadas no seu pescoço, bem próximo ao rosto e rapidamente é possível identificar qual é o seu tom.

colorimetria pessoal 1
@consultoriakamilaprado (Foto: Reprodução/Instagram)

Quais as paletas de cores?

As paletas são: primavera, verão, outono e inverno. Descubra posteriormente para que é indicada cada uma delas.

Primavera

Indicado para pessoas com cabelo e olhos de tom claro. O cabelo loiro e com fundo avermelhado é o ideal. As cores dessa paleta são: rosa, azul, roxo, verde e marrom.

Verão

Ao contrário da primavera, fica ideal para mulheres loiras com o fundo acinzentado. O cabelo e os olhos são neste tom. As cores do verão são: rosa, azul, verde e amarelo claro.

Outono

É indicada para mulheres e homens com o cabelo e os olhos escuros. Os tons dessa paleta são mais fechados e escuro. As cores são: verde, amarelo, vermelho e verde.

Inverno

Pessoas com o cabelo e olhos escuros com fundo acinzentado podem apostar nessa paleta. Os tons são mais fechados e escuros do que a paleta do outono. Alguns tons predominantes são: azul marinho e preto.

Como saber se sua cor é fria ou quente?

Para conseguir fazer a analise pessoal sozinha, é importante saber se sua pele é quente ou fria. E é bem simples de se descobrir. Olhe para dentro do seu antebraço, próximo ao pulso. Se suas veias aparecem azuladas e a pele rosa, seu tom é frio. Se suas veia

Como fazer colorimetria pessoal em casa?

Esse procedimento é feito por um profissional de consultoria de imagem, que tem todos os apetrechos necessários para fazer encontrar a sua cartela. Os profissionais utilizam panos com diferentes cartelas, para cada subtom e irá verificando qual ficou mais harmônico.

Para fazer em casa, de maneira eficiente é necessário ter esses acessórios. Entretanto, sabemos que não são todas as pessoas que terão acesso a esse material. Por isso, graças à internet, foram surgindo diversos aplicativos que fazer esse tipo de análise.

O aplicativo mais popular é o Colorwise.me. Ele é todo em inglês, entretanto bem intuitivo. Basta subir uma foto sua, em que esteja com uma ótima iluminação, de preferencia com o cabelo preso ou atrás da orelha. Além disso, é preciso estar sem maquiagem e sem filtro. Logo após o app irá pedir para selecionar o seu cabelo, seus olhos e sua pele. A partir disso, ele dará sua paleta e as cores que são ideias para você.

app para colorimetria pessoal
(Foto: Colorwise.me/Reprodução)

Posso usar as cores que não estão na minha paleta?

Sim, pode! Como já citamos, as cores indicadas para você irão disfarçar suas imperfeições e destacar o que há de melhor. Entretanto, se você usar uma cor que foi recomendada evitar, pode ser que essas imperfeições fiquem evidentes. Uma dica para quem deseja apostar nas cores “proibidas” é usar na parte debaixo, como em calças, sapatos e cintos.

Quanto custa análise de cores?

Depende de cada profissional. Em média, o valor da análise é a partir de R$ 600 reais. Existem profissionais que atendem a domicilio, por esse motivo, o valor pode aumentar. Além disso, outras consultoras de imagem fazem a análise virtualmente, sendo um custo mais baixo do que o presencial.

Fonte: Beleza Extraordinária / Vouge Globo

Leia também outros assuntos sobre moda e beleza:

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy