Cinta modeladora pós-parto: o que é, para que serve, modelos e cuidados

0

Você já ouviu falar da cinta modeladora pós-parto? Esse é um dos itens mais interessantes para mulheres logo após o nascimento de seus filhos, que vivem uma maternidade real, pois ajuda a gestante a recuperar seu corpo e dá sustentação para essa nova fase de sua vida!

Dessa maneira, a cinta modeladora para uso após o momento do parto é extremamente importante na recuperação da autoestima da gestante. Ela ainda pode promover inúmeros benefícios ao corpo e à saúde da nova mamãe.

Por isso, é um item indispensável para a vida da mulher que está se redescobrindo mãe e multitarefas. Dessa forma, conheça melhor as maravilhas que a cinta modeladora pós-parto pode trazer para sua confiança e sua beleza e compre hoje mesmo uma para chamar de sua!

 

Vários modelos de cinta modeladora pós parto para suas necessidades
Imagem: Reprodução / Pinterest

O que é?

As cintas que promovem compressão e modelagem pós-parto auxiliam na sustentação e recuperação do corpo de mulheres que acabaram de sair da gravidez. Dessa maneira, elas se ajustam mais facilmente ao seu corpo e dão suporte, sem pesar o abdômen nas atividades diárias.

As cintas ajudam na postura e na modelagem das curvas da mulher logo após a gravidez. Assim, seu corpo irá voltar ao aspecto natural de forma mais rápida e segura. Existem diversos modelos e tipos de tecidos que são confortáveis e se ajustam melhor à diversos tipos de corpo e todos eles trazem inúmeros benefícios na compressão da cintura da mulher pós-parto.

 

Para que serve a cinta modeladora pós-parto

A principal função de uma cinta modeladora após o nascimento do bebê, ainda no hospital, é a estabilização e compressão do abdômen da ex gestante. Assim, ela se sente mais confortável e segura para retornar à sua rotina.

Além disso, ela modela e ajuda a recuperar as curvas perdidas na gestação. Segundo a entrevista do cirurgião plástico André Eyler à revista Minha Vida, uso da cinta modeladora é fundamental (mas não obrigatório) após uma intervenção cirúrgica ou um parto e pode ser utilizada durante todo o dia, até que a mulher se sinta confortável com seu corpo novamente!

 

Quando usar

A indicação para uso da cinta modeladora pós-parto se inicia logo após o momento do parto, seja ele natural ou cesárea. Você pode utilizá-la tanto de dia quanto de noite, sem necessidade de retirá-la para dormir. Utilize o tempo que se sentir confortável.

O tempo máximo de uso é até três meses após o nascimento do pequeno. A partir dessa data, a mulher já pode praticar exercícios e, assim, fortalecer os músculos abdominais.

Porém, como tudo nesse período é delicado, é preciso cautela! Antes de utilizar a cinta, consulte seu médico obstetra e pondere as necessidades e os melhores benefícios do seu uso!

Mulher pós parto com cinta modeladora
Imagem: Reprodução / Pinterest

Benefícios da cinta modeladora pós-parto

Segundo a médica cirurgiã Luciana Pepino, a cinta modeladora, quando utilizada após o nascimento do bebê por até três meses, pode auxiliar a nova mamãe na retomada de sua rotina. Com mais segurança e conforto, ela promove melhor sustentação e manutenção da região abdominal.

Além disso, são inúmeros outros benefícios. Por exemplo, a cinta modeladora diminui as dores abdominais no pós-parto e evita a dor na coluna produzida pelo excesso de peso com atividades como amamentação e de rotina com o bebê. Também, a cinta promove uma melhor postura.

Dessa maneira, a cinta modeladora para utilização no pós-parto ajuda no retorno do útero para sua posição normal, mantendo o equilíbrio do corpo da mulher e auxilia na recuperação da diástase abdominal, ou seja, quando os músculos da barriga se separam durante a gravidez à medida que a barriga aumenta e permanecem separados após o nascimento do bebê.

Por fim, além de promover uma silhueta mais bonita após o parto, melhorando a autoestima da nova mamãe, como mais um benefício da utilização da cinta modeladora, ela evita a formação do seroma (líquido abaixo da pele do abdômen) e desenvolve uma cicatrização mais rápida em mulheres que realizaram parto por cesárea.

 

Melhores modelos de cinta modeladora pós-parto

Existem três principais modelos de cintas modeladoras para mulheres que acabaram de ter bebê! Primeiramente, um modelo de cinta de cintura alta, sem as pernas, que possui a vantagem de ser um modelo compacto e fácil de colocar e tirar. É, usualmente, o mais fácil de ser encontrado nas lojas

Outro modelo muito bom é a cinta que possui busto para amamentação. Essa cinta é mais encorpada e, apesar de ser mais difícil de colocar, oferece maior segurança, sem ficar descendo ou enrolando na região abdominal.

Por fim, a cinta modeladora com pernas e fechamento por colchetes é mais confortável para mulheres que possuem coxas mais grossas e quadris mais largos. É o modelo mais agradável e acolhedor, pois não aperta nem marca a barriga.

Cinta modeladora pode ser utilizada pós-parto ou durante a gravidez, com cautela
Imagem: Reprodução / Pexels

Principais cuidados ao escolher cinta modeladora

Além dos benefícios da cinta modeladora para o período pós-parto, também é preciso ficar atenta aos cuidados com o seu modelo, para que a experiência de uso seja a melhor possível e, os efeitos sejam máximos!

1. Tamanho correto

Primeiro, tenha certeza que o tamanho da sua cinta modeladora é o correto. Se for muito apertada, pode atrapalhar a circulação, complicando o processo de cicatrização. Já se estiver larga, causará atrito nos pontos do parto, o que também não é bom! Além disso, proteja qualquer incisão com curativos até o processo de cicatrização ser completo!

2. Tempo de uso

Além disso, respeite o tempo limite de uso, segundo a orientação do seu médico especialista. Utilizar a cinta por mais tempo que o necessário pode causar mais prejuízos do que benefícios!

3. Certificação de qualidade da cinta modeladora pós-parto

Por fim, garanta a compra de produtos com qualidade certificada. Assim, você estará assegurada de qualquer problema que possa acontecer durante o seu tempo de uso!

Aproveite todos os benefícios da cinta modeladora pós-parto e tenha uma maternidade feliz, em forma, segura e com muita autoestima!

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy