Chumbo em cosméticos faz mal? Descubra tudo sobre esse metal pesado e perigoso!

0

Você sabia que chumbo em produtos cosméticos pode fazer mal a sua saúde? Já devem ter te contado sobre os malefícios da presença de metais pesados e outros componentes nocivos em cosméticos, não é mesmo?

Porém, apesar de muita gente conhecer os riscos, esses produtos ainda estão disponíveis no mercado, bem pertinho de você. Por isso, é muito importante conhecer o que você compra e utiliza na sua pele e no seu corpo. Dessa forma, previna-se de qualquer problema causado por chumbo em cosméticos.

Existem diversas formas de encontrar e evitar o uso de chumbo em cosméticos. Uma das principais maneiras para se livrar desse mal é investir em cosméticos naturais.

 

O que é chumbo?

O chumbo é um metal pesado. Assim, ele se deposita de forma progressiva na cadeia alimentar e chega no nosso organismo, não sendo eliminado com o tempo. Por isso, com o tempo, sua concentração no nosso corpo torna-se alta, podendo causar problemas!

Dessa maneira, ele pode causar doenças sérias ao nosso sistema nervoso. Também, é capaz de atingir outros sistemas, como o sistema circulatório, podendo acarretar no desenvolvimento de anemia, além de gerar alterações nos neurônios e suas conexões e no sistema reprodutor.

O chumbo é um material metálico. Além disso, ele é uma neurotoxina. Vários estudos sobre a psicologia educacional e comportamental apresentam a ligação entre a contaminação por chumbo em crianças e efeitos relacionados à aprendizagem, linguagem e problemas de comportamento.

Ele também tem sido associado ao aborto, redução da fertilidade em homens e mulheres, e atrasos na menstruação e desenvolvimento da puberdade em meninas adolescentes.

 

Chumbo pode estar presente em diversos tipos de cosméticos
Imagem: Reprodução / Pexels

Para que serve o chumbo em cosméticos?

No caso das tinturas capilares que apresentam acetato de chumbo em sua composição são as tinturas progressivas, que contam ainda com soluções aquosas de sais metálicos.

Utilizam-se estes metais para, principalmente, dar cor a cabelos brancos. Ainda, uma vez que o chumbo combinado com o enxofre disperso e o enxofre das proteínas do cabelo, originam o sulfeto de chumbo que tem coloração preta.

O metal é adicionado como pigmentos em cosméticos tipo blushs, sombras e delineadores. Dessa maneira, tem a função de dar cor ou diferentes tonalidades a estes produtos.

 

Mas afinal, é permitido usar chumbo em cosméticos?

Para tinturas capilares, principalmente nas caixinhas de tintas para você poder pintar o cabelo em casa, o chumbo é permitido a uma concentração bem baixa. Porém, em todos os outros produtos, não existem testes de segurança e eficácia suficientes. Assim, para a Anvisa, outros cosméticos não devem conter chumbo em suas fórmulas.

Mas mesmo não tendo regulamentação para outros produtos além das tinturas capilares, o chumbo está presente como contaminante em mais de 650 produtos cosméticos, principalmente em produtos que utilizam aditivos de cor. Dessa forma, fique de olho em outros produtos como os batons, maquiagens e protetores solares!

 

 

Maquiagens são cosméticos que podem conter chumbo
Imagem: Reprodução / Pexels

O chumbo é seguro?

De acordo com a Anvisa, agencia reguladora de qualidade de produtos cosméticos no Brasil, a concentração de 0,6% de acetato de chumbo em produtos como tintura de cabelo é segura.

Porém, mais do que isso, o chumbo já não é mais considerado seguro para saúde humana. O grande problema do chumbo, e de vários metais pesados no nosso organismo é justamente sua bioacumulação.

Ele não faz mal se você for exposto a ele uma única vez. Mas, durante toda a vida, com cosméticos e outros materiais que também podem conter chumbo, essa conta vai crescendo sem parar!

Porém, todos os outros produtos não possuem regulamentação e muito poucos estudos de segurança e eficácia comprovada ainda. Por isso, não utilize produtos com chumbo, sejam eles batons, cremes, bálsamos e maquiagens no geral.

Nesses produtos, o chumbo é um material contaminante, ou seja, não deveria estar ali! Por isso, o mais fácil e seguro a se fazer é evitar de usá-los!

 

Como evitar cosméticos com chumbo?

Para eliminar de vez produtos cosméticos que contém (ou podem conter) chumbo e outros metais pesados na sua composição, é bem simples, mas demanda muita atenção!

O primeiro passo é sempre estar atenta aos rótulos dos produtos. Qualquer indicação de que o produto pode ter chumbo precisa estar notificado na embalagem do cosmético que você comprar.

Além disso, para nunca mais ter dor de cabeça com produtos cosméticos com chumbo, a melhor forma é utilizar cosméticos naturais. Os cosméticos verdes são a nova tendência que você precisa conhecer e uma ótima oportunidade de se livrar dos cosméticos tradicionais perigosos!

Por isso, escolha consciente o melhor para sua saúde. O chumbo é um mal silencioso e que podemos evitar apenas com um cuidado maior no nosso cuidado diário!

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy