Casamento no quintal: dicas e inspirações para o seu grande dia

0

Muito comum no exterior, o casamento no quintal está se popularizando também no Brasil. É uma saída para quem está com a grana apertada ou deseja apenas a família nesse momento tão íntimo do casal. Independente da motivação, o casamento feito em casa fica lindo, delicado e super intimista. Saiba como fazer o seu grande dia o melhor de todos.

Altar – casamento em casa

O altar é a primeira coisa que pensamos quando se trata de um casamento que terá qualquer tipo de cerimônia, seja com um pastor ou um celebrante. Para a decoração, pode ser simples, uma mesa com uma linda toalha por cima e arranjos já ficará incrível. Veja alguns exemplos abaixo.

Uma mesa de madeira pequena simples, com apenas um arranjo de planta no jardim de casa. As luzes deram outra cara para o ambiente:

Casamento no quintal
Angela Brito Eventos (Foto: Reprodução/Instagram)

Se irá fazer em um local fechado e sem área verde para te ajudar na decoração, aposte em pergolados para deixar o ambiente bem romântico:

Casamento no quintal 2
Liliane Fernandes (Foto: Reprodução/Instagram)

Outra opção usando uma mesinha de madeira rústica, com alguns arranjos de flores por cima e o resto da decoração foi feito no chão. Para deixar ainda mais romântico, a palavra ‘love’ embaixo do altar:

Casamento no quintal
Mariana Loopes Festa (Foto: Reprodução/Instagram)

Decoração casamento no quintal

A decoração, seja onde for a cerimônia, irá mudar de casal para casal. Por isso, atente-se no que vocês gostam, quais flores, quais bolos, o que gostariam que tivesse ou não. Além disso, se optarem por flores naturais, vejam qual é daquela estação para conseguir um preço mais em conta.

Mesa do bolo

A mesa do bolo é uma das principais decorações de casamento, é nela que irão todos os docinhos e lembrancinha da festa. Portanto capriche nessa mesa.

Uma opção minimalista, porém bem farta. Foi usado poucos arranjos de flores, um bolo rústico semi naked e os docinhos fazendo uma papel importante na decoração:

casamento no quintal 4
Fabiane Gabrich (Foto: Reprodução/Instagram)

Para quem busca uma mesa de bolo mais moderna, o exemplo abaixo pode ser para você. Foi usado um painel com flores e geometria, com apenas dois arranjos de flores grandes e os docinhos separados em tambores personalizados.

casamento no quintal 5
Lísia Monteiro (Foto: Reprodução/Instagram)

Uma opção bem simples e lindíssima para você reproduzir no seu casamento no quintal. Poucos doces na mesa trazendo toda a atenção ao bolo no centro com dois passarinhos no topo:

casamento no quintal 6
Weluma Souza Decoracões (Foto: Reprodução/Instagram)

Mesa dos convidados

É onde todos irão se reunir para jantar juntos. Você usar as mesas que tem em casa, com uma toalha por cima e decorar com flores. Uma opção é usar aquelas mesas grandes e retangulares para caber todos os convidados juntos em um só lugar.

Uma mesa grande com uma toalha de mesa branca simples e pequenos vasinhos de flores ao lado dos talheres:

casamento no quintal 7
Casamento no quintal (Foto: Reprodução/Instagram)

Outra opção usando a mesa retangular, porém rústica. Nesse exemplo foi usado uma toalha branca pequena com diversos vasinhos de flores:

casamento no quintal 8
Naná Vitachi (Foto: Reprodução/Instagram)

O que é preciso para fazer um casamento no quintal?

Agora que você já viu algumas inspirações para fazer o casamento em casa, saiba o que é preciso para que esse seu sonho se torne realidade.

  • Espaço: o espaço irá definir o número de convidados e qual a decoração que irá ter.
  • Convidados: agora que você já definiu o espaço, defina quem irá ser convidado. O número de convidados irá afetar diretamente na quantidade de comida e bebida que irá precisar, e isso afeta no valor da festa.
  • Cardápio: defina o que será servido. Leve em consideração clima da época do casamento e o horário.
  • Decoração: é você quer irá fazer ou irá contratar alguém? Se for você, comece a fazer com antecedência e não tenha medo de pedir ajuda para as amigas. Se for contratar alguém, faça uma reunião com a decoradora no local para ver quais sãos a possibilidades.
  • Celebrante: é quem irá celebrar o seu casamento. Será o pastor da sua igreja ou irá contratar?
  • Festa: terá festa? Se sim, irá ter música? A música será o DJ ou apenas uma caixinha de som? Defina tudo o que é de sua vontade.

O que servir em um casamento simples em casa?

casamento no quintal 9
Bárbara Melo (Foto: Reprodução)

O que irá definir o que será servido será o tempo e o horário que escolheu. Se escolheu fazer a cerimônia na hora do almoço, no calor de dezembro, saiba que sopas não será bem-vinda. Por isso escolha um cardápio mais fresco. Se for à noite no inverno, as massas serão perfeitas para ocasião. Se for um brunch, salgadinhos e finger food serão uma ótima escolha. Outra opção clássica de casamento em casa é churrasco. Não se esqueça de deixar água em abundância para os convidados.

Quanto custa fazer um casamento em casa?

Depende. Pode ser que alguém queira fazer em casa mas deseja a melhor decoradora da cidade e o melhor buffet. Tudo irá depender do seu estilo de casamento. Para começar o planejamento, defina um orçamento e busque indicações na sua cidade de fornecedores que estejam em seu orçamento. Se preferir, coloque a mão na massa e faça sua própria festa, assim saíra mais barato.

Leia também:

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy