Buquê de noiva: saiba o significado das flores e monte o buquê ideal

0

Uma das coisas mais charmosas e românticas de um casamento é a chegada da noiva, seu visual e os elementos que compõem sua beleza no momento mais especial de sua vida! Seja no campo, aproveitando o ar livre e a beleza da natureza ao redor, ou na cidade, em lindos espaços perfeitamente planejados para esse momento, o buquê de noiva é peça central da cerimônia.

Ele encanta e dá um toque fresco, vivo e delicado ao momento mais especial da vida de um casal. Almejado por muitas mulheres, é muito importante descobrir o buquê perfeito.

Aquele que vai valorizar o ambiente, a cerimônia e que vai expressar um pouquinho da alma dos apaixonados para quem os acompanha. Além disso, um bom buquê de noiva conversa com os demais elementos do casamento, como o altar e o vestido!

 

Buquê de noiva assimétrico
Imagem: Reprodução / Pexels

Estilos de buquê de noiva

Uma das primeiras coisas que devem ser escolhidas pela noiva na definição do seu tão sonhado buquê é o estilo que ele terá. A partir dele, e de todos os outros elementos do casamento, ela criará uma composição incrível que definirá realmente seus gostos e seus detalhes para a cerimônia.  Confira os modelos de buquê de noiva que existem:

 

Buquê de noiva redondo

Para começar, o buquê redondo é o tradicional. Assim,  as flores que o compõem são organizadas de forma simétrica, com cores, tons e tamanhos similares. O buquê é comportado e demonstra classe e refinamento. Portanto, é ideal para noivas que buscam por um visual bucólico e retrô para sua cerimônia.

 

Buquê e casamento clássicos
Imagem: Reprodução / Pixabay

Buquê assimétrico

Por outro lado, esse buquê é para moças ousadas e despojadas! O buquê assimétrico é moderno e jovial. É composto de diferentes flores, em diferentes tons, espécies e tamanhos. Produz textura e desenvoltura. É um buquê para quem quer mostrar atitude e se sobressair em cerimônias ao ar livre, com muito verde em volta.

Buquê braçada

Em terceiro lugar, o buquê braçada denota resiliência. Prepare um buquê braçada com flores de caules longos, distintos e imponentes. A noiva entra com o buquê deitado em seus braços e segue todo o casamento assim! Ele combina com noivas mais altas com boa postura, demonstram imponência e se sobressaem no casamento.

 

Buquê de noiva em cascata

O buquê em cascata é a nova tendência. Afinal, eles são lindos, impressionantes e saltam aos olhos dos convidados. Podem ser exagerados ou no ponto, combinando com a cerimônia, o vestido e o estilo da noiva. Dessa forma, o charme das flores pendentes e diversas elevam o humor da noiva e conferem a ela um visual encantador.

Imagem de noivo em tons terrosos com buquê assimétrico
Imagem: Reprodução / Pinterest

Aproveite a época do ano

As estações também definem o tom do buquê e as escolhas das flores a serem utilizadas. Dessa forma, aquelas mais frescas, da estação estarão mais bonitas, destacadas e perfumadas.

Por isso, não deixe de conferir a estação do ano do momento do seu casamento e planeje lindas emoções ao redor de flores da época e detalhes especiais e encante os seus convidados com muito amor e felicidade.

 

Significado das flores do seu buquê de noiva

Na Antiguidade, a tradição do buquê de noiva era utilizado nos casamentos pela noiva para afastar todas as possíveis negatividades da cerimônia e da união entre os pares. Também já foi símbolo de fertilidade.

Assim, o importante é que o buquê sempre carregou muita história e significados em suas flores e pode significar também bastante na sua vida, desde sua estética e beleza, até nas características do casal.

Por isso, esteja perfeita para o seu momento mais especial e encontre o buquê que mais te valoriza com muito significado! Algumas plantas têm um valor muito especial pelo que representam e podem estar destacadas no seu casamento, através do seu buquê de noivas.

 

Buquê de noiva embrulhado
Imagem: Reprodução / Pinteres

Quer saber quais os significados das flores?

  • Rosas: As clássicas rosas, mesmo que não falem, exalam o amor eterno e o romantismo, em todas as suas cores e tamanhos. De botões até flores completas, são as mais especiais para qualquer buquê de noiva. Dessa maneira, monte o seu buquê clássico redondo com rosas delicadas e demonstre o amor eterno pela comunhão do casamento!
  • Girassóis: O importante girassol em um buquê de noiva simboliza vida e força da mulher. É uma flor com muito protagonismo e personalidade, utilize em casamentos joviais, descontraídos e primaveris. Destaque o buquê com um vestido de noiva mais neutro e acerte em cheio!
  • Hortênsias: Ainda, as lindas hortênsias e todas as suas cores e texturas representam, no seu buquê de noiva, a realização dos bons propósitos. É o buquê da noiva resiliente, do casal unido pelas adversidades. Ela também representa amizade, carinho e lealdade.
  • Orquídeas: estas flores representam sobretudo, reverência e humildade, inocência e beleza. Para noivas que desejam transparecer todas estas qualidades e sua pureza, as orquídeas têm muitas características femininas e cada uma de suas cores ainda possui uma característica específica, como as orquídeas roxas, que simbolizam admiração, respeito e dignidade.

 

Buquê clássico
Imagem: Reprodução / Pexels

Dicas para escolher o seu buquê perfeito

Assim, não se esqueça: confira o clima que será realizado o seu casamento, principalmente ao se casar ao ar livre! Então, crie os melhores momentos do seu casamento aproveitando a luz natural, a vegetação e o clima em estações como a primavera e outono!

Dessa forma, um buquê perfeito é composto por um arranjo que combine perfeitamente com os elementos centrais do casamento, como as cores escolhidas para ornamentação do ambiente e, claro, o lindo vestido da noiva!

Assim, um bom buquê de noiva deve valorizar a própria noiva, e não a esconder! Por isso, escolha modelos que valorizem seu biótipo, suas lindas cores, seu penteado e todos os seus elementos em conjunto!

 

Gostou? Então leia também:

Frases de noivado: 65 ideias para deixar esse momento ainda mais especial

Noiva minimalista: inspirações de vestidos, cabelos e maquiagens

50 frases lindas para colocar no convite de casamento

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy