O que diz a bíblia sobre tatuagem? Veja as principais dúvidas

0

Ao contrário de muitos anos atrás, atualmente é possível encontrar diversas pessoas com tatuagem, seja pequenas ou espalhadas no corpo todo. O que antes era um empecilho para arrumar emprego, hoje na maioria dos casos, já é aceito, principalmente entre os mais jovens. Além disso, pessoas religiosas também aderiram aos desenhos na pele. Mas afinal, é pecado fazer tatuagem, o que a bíblia diz sobre?

Como surgiu a tatuagem?

Ao contrário do que se pensa, a tatuagem não é algo novo e existe desde antes de cristo. Segundo historiadores de um artigo do Brasil Escola, o desenho na pele significavam rituais de um povo ou identificação de grupos. Múmias egípcias descobertas entre 2160 e 1994 a.C, tinham traços e pontos desenhados na barriga, mostrando um ritual ligado à fertilidade. Outra maneira comum do uso da tatuagem era em prisioneiros, que servia de marcação. Com o tempo, seguindo os costumes do cristianismo, a tatuagem começou a ser vista com maus olhos e caiu em desuso.

Mas segundo uma teoria de Charles Darwin, em algum momento da história, todos os povos existentes no planeta já praticaram a arte da tatuagem. Mas apenas em 1891, surgiu a primeira máquina de tatuagem e assim, foi se aperfeiçoando e espalhando ao redor do mundo, no início, principalmente entre Europa e América do Norte.

O que diz na bíblia sobre tatuagem?

A tatuagem foi proibida quando o cristianismo se tornou uma religião popular. E atualmente, os cristãos utilizam uma passagem da bíblia para justificar que fazer tattoo é sim pecado. “Não façam cortes no corpo por causa dos mortos nem tatuagens em vocês mesmos. Eu sou o Senhor“. – Levítico 19:28.

Ainda neste livro, é citado diversas outras proibições ao povo de Israel, como o corte de cabelo, alimentação e vestimenta. Por isso, não é uma passagem que todos os cristãos seguem. E isso se torna uma polêmica entre muitos religiosos. Já que levítico é do antigo testamento, ou seja, antes de Jesus Cristo vir à terra e por isso, alguns concordam dizendo que é pecado e outros não.

é pecado fazer tatuagem
O que a bíblia fala sobre tatuagem (Foto: Pexels/Reprodução)

O que a Igreja Católica fala sobre tatuagem?

Atualmente, os líderes religiosos da igreja Católica já não veem problema no uso da tatuagem. Papa Francisco já falou sobre o assunto em uma reunião pré-sinodal do Vaticano. O líder supremo da igreja Católica afirmou que se não exagerado, não há problema algum nos desenhos na pele. “Não tenha medo de tatuagens. A cruz era tatuada”, disse na reunião.

Já no Brasil, outro sacerdote além de falar sobre o assunto, fez uma tatuagem. Padre Fábio de Melo, muito conhecido nas redes sociais, fez uma abelha em uma das mãos e dividiu as opiniões dos internautas. “Ela tem apenas 2 cm. Dei a ela o nome de Ana, o mesmo de minha mãe. Tudo começou com uma abelha que ficava pousando em mim durante as lives das missas dominicais. Quem vem acompanhando já me ouviu falando sobre elas. Será meu sinal. De um tempo difícil, mas também bonito. De reclusão, de vida interior, de buscas e realizações silenciosas. O poeta tem razão: “abelha fazendo mel vale o tempo que não voou…”, disse o Padre, na época em que fez o desenho.

Mesmo tendo um significado e sendo tão pequena, ele chegou a ser bastante criticado nas rede sociais. Na ocasião, muitos religiosos usaram a passagem que citamos anteriormente, em que diz que é pecado. O Padre se pronunciou e afirmou que já pertenceu ao grupo dos “preconceituoso” e encerrou o assunto dizendo o que fazem as pessoas: “chegarem ao céu, não é uma tatuagem, um brinco, um piercing, mas é o coração.”

tatuagem do padre fábio de melo
Tatuagem do Padre Fábio de Melo (Foto: Reprodução/Instagram)

Tatuagem religiosa

Muitos religiosos fazem da tatuagem uma ferramenta para demonstrar sua fé. Com isso, tatuam o santo que o protege, frases bíblicas e o próprio rosto de Jesus Cristo. Veja abaixo algumas inspirações:

Tatuagem com a palavra fé

Fé é uma palavra que na bíblia significa acreditar sem ver. É como acreditar no amor de Deus, você confia, mas não é possível enxergar.

tatuagem religiosa 1
@thiagobrandao_femininas (Foto: Reprodução/Instagram)
tatuagem religiosa 2
@michelesalek (Foto: Reprodução/Instagram)
tatuagem religiosa 3
@enuatattoo (Foto: Reprodução/Instagram)

Tatuagem com a cruz de Cristo

A cruz tem um significado muito forte para os cristãos, é onde Jesus morreu para pagar os pecados de todos os seres humanos, dando a sua maior provação do amor de Deus.

tatuagem religiosa 6
@mariannnebarros (Foto: Reprodução/Instagram)
tatuagem religiosa 4
@raff_tattoo (Foto: Reprodução/Instagram)
tatuagem religiosa 5
@diegotattooartista (Foto: Reprodução/Instagram)

Com a representação de Cristo

Apesar das inúmeras polêmicas em torno do verdadeiro rosto de Jesus, diversas pessoas aceitam o modelo europeu, de Jesus com o cabelo comprido e loiro. E essa representação também é feita na pele:

tatuagem religiosa
@welkerb.tattoo (Foto: Reprodução/Instagram)
tatuagem religiosa 9
@santiagotattooart (Foto: Reprodução/Instagram)
tatuagem religiosa 8
@chilenovenegas (Foto: Reprodução/Instagram)

Veja também:

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy