Conheça os benefícios da lavanda e aprenda a usar corretamente

0

A lavanda, que também é conhecida como alfazema, é uma flor de coloração lilás e um cheiro doce bem característico, podendo sentir o aroma de outro ambiente. É amplamente usado na indústria como matéria prima para diversos produtos, incluindo alimentícios. Conheça mais sobre e saiba quais são os benefícios da lavanda para a saúde.

O que exatamente é lavanda?

A lavanda é uma planta da família das hortelã que é facilmente identificada por seu doce perfume floral. Acredita-se que seja nativo do Mediterrâneo, do Oriente Médio e da Índia, com uma história que remonta a 2.500 anos.

Nos tempos antigos, a lavanda era usada como uma erva sagrada. Além disso, costumava ser usado para refrescar e dar um leve aroma a uma variedade de itens pessoais, como roupas e cabelos. (1)

A planta surgiu no Mediterrâneo, do Oriente Médio, há mais de dois mil anos e era considerada sagrada. Na época, por causa do seu cheiro, era muito usada para dar cheio nas roupas e acessórios femininos, trazendo um frescor sem igual.

Atualmente, a forma mais comum do uso da lavanda para obter benefícios para a saúde é através da aromaterapia e o uso de óleos essências. Também é possível consumir a lavanda, porém, é bem difícil equilibrar um prato usando essa planta, pois o sabor pode acabar tomando conta, mas grandes chefes já aderiram no tempero da comida.

+ Óleo essencial para ansiedade: 5 opções para aliviar os sintomas

Quais são os possíveis benefícios da Lavanda ou alfazema?

Hoje, a lavanda é mais do que apenas uma planta perfumada. Acontece que esta erva também é comumente usada para benefícios medicinais e terapêuticos. Portanto, se você está lidando com alguns problemas médicos próprios e não quer arriscar os desagradáveis ​​efeitos colaterais que vêm com muitos medicamentos de venda livre e de prescrição, aqui está uma olhada nas vantagens potenciais para a saúde de usar lavanda.

Pode ajudar a melhorar o sono

A lavanda é uma ótima opção para quem está sofrendo com insônia e ou tem dificuldades para pegar no sono. Se está sofrendo com isso, use o óleo essencial de lavanda e desfrute de uma ótima noite de sono, pois a planta ajuda a melhorar a qualidade do mesmo. Para obter esse benefício pingue três gotinhas do travesseiro antes e dormir e aproveite.

Pode ajudar a tratar manchas na pele

Sim, isso mesmo, a lavanda ajuda você ter uma pele mais bonita e saudável, pois possui ação adstringente, antioxidante, cicatrizante e calmante.

O adstringente irá remover as impurezas da pele, prevenindo o entupimento dos poros que causam a acne. Além disso, é ótima para a limpeza. Já a função antioxidante combate os radicais livres, impedindo que os agentes externos acelerem o processo de envelhecimento, prevenindo assim rugas e marcas de expressão.

Já a ação cicatrizante é perfeita para quem possui uma pele acneica, pois irá ajudar a secar as espinhas ou qualquer outro machucado. E a ação calmante é ótima também para pele com acne ou com alergias, diminuindo a coceira e vermelhidão.

É analgésica

A planta pode ser usada como uma terapia alternativa para quem está sofrendo com dores, especialmente no pós-operatório. Graças ao seu poder anestésico, diminui a intensidade das dores sem precisar de muito medicamento. Também vale para dores simples, como de cabeça ou nos músculos ou cólicas.

Tem efeito calmante

O efeito calmante vai além dos benefícios para a pele e assim como a camomila, é ótima para combater o estresse, sintomas da depressão e ansiedade. Então, se está se sentindo para baixo, ou muito estressada ou está nervosa com a apresentação de um trabalho, a lavanda é ótima para te ajudar nesse quesito. Vale lembrar que, para a depressão, o tratamento apenas com lavanda não é válido, é preciso buscar ajuda profissional.

Ajuda na menopausa

Algumas mulheres quando entram na menopausa sofrem com um calor no corpo, o que pode atrapalhar nas tarefas do dia a dia. Mas um estudo publicado no Journal of Chinese Medical Association, declarou que, a lavanda se mostrou muito efetiva para diminuir esse sintoma com apenas 20 minutinhos de aromaterapia.

benefícios da lavanda
Foto: Unsplash/Reprodução

Como fazer Chá de lavanda

Receita:

1- Ferva 250 ml de água para cada 1 sachê ou uma colher de lavanda;
2- Quando levantar a fervura, adicione a lavanda e desligue o foto. Tampe com um pratinho;
3- Depois de descansar por 10 minutos, está pronto para o consumo;
4- Se preferir, adoce com mel.

Outra forma de aproveitar os benefícios é tomando um banho de lavanda. Além de ser ótimo para a saúde, a lavanda também é conhecida por sua energia espiritual e seu banho serve para renovar as energias. Saiba como fazer:

Você vai precisar de:  

– 1 litro de água
– Óleo essencial de lavanda

Modo de preparo

1- Primeiro, prepare a água, fervendo o litro e depois adicionando algumas gotas do óleo e espere esfriar;
2- Tome um banho normalmente retirando todas as impurezas do corpo;
3- Ao finalizar o banho, jogue do pescoço para baixo a mistura. Pronto, agora é só deixar secar naturalmente.

Contraindicação da lavanda

Seja qual for a forma do uso da lavanda, é desaconselhado para pessoas que estão passando por procedimentos estéticos com ácidos, pessoas com alergia da planta, grávidas e lactantes. Se você está nesta lista e deseja aproveitar os benfícios, somente após uma liberação médica.

A lavanda não costuma dar reação adversa, mas caso surja algum sintoma após o aparecimento, suspenda imediatamente o uso.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy