Banho gelado: descubra as vantagens e benefícios da técnica

0

Muita gente foge do banho gelado, mas, você sabia que ele pode ser muito bom para você? Isso mesmo! O banho gelado pode trazer alguns benefícios na sua rotina.

O banho gelado pode contribuir para o seu bem-estar, através de diversas funcionalidades. Por isso, conheça mais sobre os benefícios do banho em temperaturas mais baixas e aproveite para incluir na sua rotina.

Os benefícios do banho gelado

Apesar de parecer estranho à primeira vista, o banho gelado é uma forma de melhorar alguns aspectos do seu bem-estar físico. Conheça os benefícios:

Banho gelado
Imagem: Reprodução / Instagram

Melhora a circulação

O primeiro benefício do banho gelado é a melhora na circulação. Isso acontece porque a água gelada ao tocar os braços e as pernas provoca uma contração dos vasos sanguíneos.

Assim, o sangue é levado para os órgãos centrais para tentar equilibrar a temperatura, melhorando a circulação. Ou seja, para quem tem problemas de hipertensão, o banho frio pode ser benéfico.

Melhora a imunidade

O choque de água gelada na corrente sanguínea estimula a produção de leucócitos. Os leucócitos são células de defesa do organismo. Então, com a produção de mais ativada dessas células, o corpo fica mais pronto para combater vírus.

Banho gelado para pele e cabelo

O banho gelado contribui para fechar as cutículas dos fios, fazendo com que o cabelo tenha uma aparência mais saudável. Além disso, o banho na temperatura mais baixa, ajuda a proteger a oleosidade natural da pele.

Acelera o metabolismo

Ainda, o banho gelado auxilia na produção do hormônio irisina. Esse hormônio é o mesmo liberado após a prática de exercícios intensos.

Assim, a substância pode ajudar a converter o tecido adiposo branco em marrom, favorecendo a termogênese e o gasto calórico.

Mas não podemos deixar de ressaltar que apenas o banho gelado não contribui para um metabolismo acelerado ou para o emagrecimento. A prática de exercícios e a alimentação equilibrada que são a combinação perfeita.

Diminuição das dores

Além disso, o banho gelado contribui para diminuir as dores, anestesiando pontos do corpo. A vasoconstrição ajuda a reduzir edemas e dores. Por isso, muitos atletas recorrem ao banho gelado para aliviar as dores.

Combate a insônia

O banho frio pode ajudar no relaxamento antes de dormir. Por isso, próximo da hora de dormir, tome um banho mais frio para não aumentar a temperatura do corpo.

Estimulante

Apesar de ajudar a relaxar, o banho mais gelado também ajuda a estimular. O banho frio é capaz de ajudar você a despertar e fazer as tarefas do dia.

Assim, você percebe a importância do banho frio para o seu corpo, melhorando o bem-estar físico e ajudando a combater alguns problemas que podem aparecer.

O banho gelado e espiritualidade

Muitos profissionais da área espiritual, influenciadores de vida saudável e prática de yoga compartilham dos benefícios do banho gelado. Além dos benefícios físicos, o banho em baixas temperaturas por de trazer benefícios espirituais. Confira:

cachoeira
Imagem: Reprodução / Instagram
  • Renova as energias: os banhos mais frios ajudam a renovar as energias, revigorando.
  • Disposição: o banho gelado ajuda você a recuperar forças para alcançar os seus objetivos.
  • Mais alegria: aumenta a sensação de bem-estar, podendo até ajudar a combater a depressão.
  • Libera a mente: o banho gelado ajuda a combater a ansiedade e o estresse.
  • Resistência emocional: o banho em temperaturas mais baixas ajuda a aumentar a resistência emocional, ajudando na forma de lidar com as situações diárias, além de deixar você em estado de alerta por mais tempo.

Esses são os principais motivos para contribuir para a sua espiritualidade, recuperando suas forças e trazendo boas energias. O banho na cachoeira é ainda melhor para esse objetivo.

Por isso, o banho frio é tão defendido por quem segue um estilo de vida mais saudável e conectado com a natureza.

Assim, é hora de incluir o banho mais frio em sua rotina, não é mesmo? Opte por tomar o banho mais frio na parte da noite, para ajudar a relaxar. Então, que tal começar a tomar mais banhos frios durante a semana? Você vai perceber as mudanças rapidamente.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy