Azul de metileno no cabelo: o que é e como usar

0

A moda do cabelo colorido está em alta e o azul é uma das cores queridinhas do momento. E você pode chegar nessa cor usando o azul de metileno. Assim, chegar à cor azul pode ser mais fácil do que você imagina, utilizando esse produtinho.

Então, que tal aprender a usar o azul de metileno para tingir os fios? Para ajudar você, preparamos um guia completo com passo a passo, dicas e inspirações. Vem conferir!

O que é o azul de metileno?

azul de metileno é um produto farmacêutico com propriedades antimicrobianas. Ele era usado para combater a malária e hoje é usado como antisséptico.

Além disso, o remédio é utilizado para outras finalidades, como tratamento de doenças como a metermoglobinemia e também em caso de envenenamentos por monóxido de carbono ou cianeto.

Mas, o azul de metileno não é apenas para fins medicinais, ele também pode ser usado no cabelo. Isso mesmo! O azul de metileno no cabelo é um aliado para quem quer dar uma cor diferente para os fios.

O produto é utilizado em shampoos e condicionadores como um corante para tirar os tons verdes dos fios, devolvendo a cor da tintura. E colorir os fios com esse produto é bem barato e fácil.

Dicas sobre o azul de metileno no cabelo

A primeira pergunta quando falamos sobre o azul de metileno no cabelo é sobre quem pode usar o produto. Você pode usá-lo em qualquer tipo de cabelo, seja qual for a textura, tamanho e cor.

Mas, é importante que os fios não estejam com danos e pontas duplas. O uso do produto nos fios danificados pode aumentar o ressecamento.

Outra observação importante é que para cabelos pretos, mais escuros, o azul de metileno dará um efeito de preto azulado.

Como usar azul de metileno no cabelo?

Mas, como usar o azul de metileno no cabelo? Nós preparamos um passo a passo para você entender bem como funciona o produtinho.

Primeiramente, você vai criar uma base para colorir os fios de azul. Se você busca um azul bem vivo, é preciso ter uma base mais clara.

Para chegar nesse tom de base, você vai precisar descolorir o cabelo e, em seguida, aplicar o azul de metileno junto a um creme branco.

Mas, você também pode aplicar o produto diretamente nos fios, sem base. Isso é feito apenas misturando ao creme e a uma tintura de coloração preta para um azul mais escuro, fechado.

Passo a passo

Para facilitar a coloração, preparamos um passo a passo:

  • Tintura de cabelo (preto 1.0, caso você queira um preto azulado);
  • 1 colher de sopa de azul de metileno;
  • Água oxigenada que vem com a tintura, também se você for optar pelo preto azulado;
  • Creme branco para hidratar.

Então, você vai criar o tom de base desejado. Se for descolorir os fios, após a descoloração, você vai misturar o azul de metileno à máscara de hidratação e aplicar em todo o cabelo seco e limpo.

Aplique com um pincel ou use as mãos (não esqueça das luvas), pois, o produto pode manchar as mãos. Então, aguarde o produto agir por 20 ou 40 minutos e enxágue o cabelo durante o banho.  Faça uma hidratação e finalize.

Se for optar pelo preto azulado, você deve começar misturando 2 colheres de sopa de azul de metileno com a tintura e a água oxigenada. Aplique nos fios. Aguarde 40 minutos enquanto o produto age, enxágue em água fria. Faça uma hidratação e finalize.

Inspirações de cabelo azul

Para ajudar você a decidir de vez pintar os fios de azul, nós selecionamos algumas fotos inspiradoras. Confira com a gente!

Inspirações e tendências
Imagem: Reprodução / Instagram
Inspirações e tendências
Imagem: Reprodução / Instagram

O cabelo azul está em alta e é muito incrível, não é mesmo? Nós estamos apaixonadas por essa cor e pela atitude que a cor transmite.

Cabelo colorido
Imagem: Reprodução / Instagram
Azul de metileno
Imagem: Reprodução / Instagram

Viu como é fácil pintar os fios de azul usando esse produto? Lembre-se de, após aplicar o azul de metileno no cabelo, manter os fios hidratados e bem cuidados.

Aproveite para saber mais sobre como pintar o cabelo em casa e mantê-lo saudável, sem danificar os fios e trazendo muito brilho para eles. Clique aqui e confira!

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy