Automaquiagem: dicas para iniciantes e descubra quais produtos investir

1 83

Se você quer começar a se maquiar e não sabe por onde começar, nós do blog Pajaris, daremos dicas essenciais para sua automaquiagem. A princípio, pode parecer uma tarefa bem difícil, podendo até ficar perdida com a quantidade de produtos do mercado e não saber qual investir. No entanto, comprando o produto certo e escolhendo as técnicas certas, você irá conseguir se maquiar com facilidade.

Fazer a própria maquiagem, além de ser mais barato para aqueles dias que você irá sair, também é bem prático, pois você consegue fazer tanto para ir ao trabalho quanto para um happy hour por exemplo. Confira posteriormente todas as dicas para aprender a se maquiar.

automaquiagem dicas
Automaquiagem (Foto: Unsplash)

Produtos necessários

Em toda boa maquiagem, alguns produtos são necessários para ter o efeito desejado. Contudo, se você não sabe o que comprar, separamos uma listinha de tudo que irá precisar. Pega o caderninho e anota as dicas.

Em primeiro lugar, você precisa entender qual é o seu tipo de pele (seca, mista ou oleosa), ou o acabamento que deseja ter. Por exemplo, se sua pele oleosa, produtos com acabamento matte é perfeito para você. Além disso, se você quer uma pele que não seja carregada e com aspecto natural, não invista em produtos de alta cobertura. Ou seja, você precisa primeiro definir qual é o seu estilo e seu tipo de pele. Já fez isso? Então segue a listinha:

Automaquiagem dicas e truques
Automaquiagem (Foto: Unsplash)

Hidratante

Todos devem hidratar a pele, tanto pele oleosa quanto pele seca. Nós recomendamos que o hidratante seja indicado por um dermatologista, assim será o ideal para sua pele. Uma pele hidratada é uma pele pronta para receber a maquiagem. Então esse é o primeiro produto que deve investir.

Com um bom hidrante, você não precisará de um primer potente ou de nenhum primer, pois sua pele já está preparada para receber a base, que é o próximo item da lista.

Base

A base é a cobertura da nossa pele, ela que irá amenizar as manchas e ‘imperfeições’. Como citamos anteriormente, escolher qual o acabamento deseja é essencial para saber em qual base investir. No mercado há inúmeras opções: base hidratante, matte, alta cobertura, cobertura leve e assim vai.

Quem está iniciando agora na maquiagem, o ideal é apostar em base líquidas, que são mais fáceis de espalhar pelo rosto. Outro ponto importante é que, se você nunca usou base antes, experimente em lojas para achar o tom da sua pele. Ou seja, se está comprando pela primeira vez, compre em lojas físicas assim a atendente irá te ajudar na escolha do tom.

Como aplicar?

  • Com a ajuda de um pincel ou esponjinha, aplique a base sobre a pele e espalhe até ficar uniforme.
  • Se precisar de mais cobertura, adicione mais produto.
  • Lembre-se de aplicar no pescoço e até as orelhas para que não fique marcado.

Corretivo

Outro produto para deixar sua pele mais bonita. O corretivo é usado na região das olheiras e por cima de manchas que a base não conseguiu cobrir. No entanto, existem duas formas de passar e você terá que testar para ver qual se adapta melhor. Você pode aplicar o corretivo por cima da base ou antes de aplicar a própria base.

Assim como a base, há inúmeros tipos de corretivo, líquido, pastoso, creme, colorido, alta e média cobertura. Se você não tem muita habilidade, o líquido é uma ótima opção. Afinal, como aplicar? Veja o vídeo abaixo:

O produto é feito para selar e deixar a pele sequinha. Além disso, ajuda na durabilidade da maquiagem e tira o brilho. No entanto, se sua pele é seca e você quer a pele mais viçosa, pode pular essa parte. Mas no calor, é indicado passar pelo menos um pouco. Após escolher o tom ideal para a sua pele, aplique com a ajuda de um pincel e espalhe o produto pelo rosto. O pó é o mais fácil de aplicar, pois se espalha sem dificuldades, além de aderir rapidamente na pele.

Blush

Com o corretivo, base e pó, nós acabamos tirando a cor do nosso rosto e as vezes ficamos parecendo um fantasma. E é aqui que entra o blush, ele dará o nosso rosto uma cor saudável. No mercado, há inúmeras cores, rosados, alaranjado e assim por diante. Por isso, para escolher o tom ideal, é ir testando e vendo qual combina mais com o seu estilo.

  • O blush deve ser aplicado nas maçãs do rosto;
  • Não aplique muita produto;
  • Esfume para não ficar com a famosa bochecha de palhaço.

Sombra para sobrancelha

Contornar a sobrancelha fará com que sua maquiagem fique ainda mais perfeita. Para isso, escolha produtos específicos para os pelinhos dessa região. Lembre-se de comprar a cor igual a da sua sobrancelha para o efeito não ser ao contrário. A aplicação não tem muito segredo. No entanto, se você preferir, também existem lápis para fazer esse preenchimento.

  • Use um pincel próprio;
  • Contorne mantendo o desenho natural da sobrancelha;
  • Esfume para ter um efeito mais natural.

Sombras

Em primeiro lugar, se você não tem habilidade em passar sombras, primeiro invista em paletas com cores neutras, como marrom e rosa claro. Além disso, menos é mais, ou seja, uma paleta com quatro cores é um ótimo começo. Para aplicar da melhor forma, não tem jeito, é treino. No entanto, se quiser, pode pular essa etapa. Veja o passo a passo no vídeo abaixo:

Máscara de cílios

Quando aplicamos pó ou sombras, o nossos cílios podem ficar brancos e perder a cor, para isso, passamos a máscara de cílios. Além disso, o produto ajuda a levantar o nosso olhar e deixar a maquiagem com um acabamento mais profissional. Você pode optar por máscaras sem cor ou escolher uma da sua tonalidade. No mercado, existem diversas máscaras, para alongar, pentear e dar volume, ou seja, escolha o efeito deseja.

Batom

Enfim, para finalizar a maquiagem, aposte em um batom da cor que desejar. Assim como a base, há inúmeras texturas para escolher, matte, cremoso, líquido, gloss e cintilante. Para aplicar, você pode usar diretamente o produto na boca ou usar um pincel específico.

Demaquilante

Sim, ele também faz parte da rotina de uma maquiagem perfeita. Assim como o hidratante vem para preparar a pele, devemos tirar todos os produtos ao chegar em casa. Jamais durma de maquiagem. Para isso, escolha o demaquilante indicado para o seu tipo de pele. Lembre-se, uma maquiagem bonita depende de uma pele bem cuidada.

Automaquiagem: pincéis para iniciantes

Afinal, quais pincéis investir primeiro. Para a aplicação dos produtos que citamos anteriormente, precisamos da ajuda de alguns pincéis. Para isso, separamos um vídeo completo para saber em qual pincel deve investir.

+ Bolsa baguete: 19 looks com a it-bag para você se inspirar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy