Automaquiagem: dicas para iniciantes e descubra quais produtos investir

3

Se você quer começar a se maquiar e não sabe por onde começar, nós do blog Pajaris, daremos dicas essenciais para sua automaquiagem. A princípio, pode parecer uma tarefa bem difícil, podendo até ficar perdida com a quantidade de produtos do mercado e não saber qual investir. No entanto, comprando o produto certo e escolhendo as técnicas certas, você irá conseguir se maquiar com facilidade.

Fazer a própria maquiagem, além de ser mais barato para aqueles dias que você irá sair, também é bem prático, pois você consegue fazer tanto para ir ao trabalho quanto para um happy hour por exemplo. Confira posteriormente todas as dicas para aprender a se maquiar.

automaquiagem dicas
Automaquiagem (Foto: Unsplash)

Produtos necessários

Em toda boa maquiagem, alguns produtos são necessários para ter o efeito desejado. Contudo, se você não sabe o que comprar, separamos uma listinha de tudo que irá precisar. Pega o caderninho e anota as dicas.

Em primeiro lugar, você precisa entender qual é o seu tipo de pele (seca, mista ou oleosa), ou o acabamento que deseja ter. Por exemplo, se sua pele oleosa, produtos com acabamento matte é perfeito para você. Além disso, se você quer uma pele que não seja carregada e com aspecto natural, não invista em produtos de alta cobertura. Ou seja, você precisa primeiro definir qual é o seu estilo e seu tipo de pele. Já fez isso? Então segue a listinha:

Automaquiagem dicas e truques
Automaquiagem (Foto: Unsplash)

Hidratante

Todos devem hidratar a pele, tanto pele oleosa quanto pele seca. Nós recomendamos que o hidratante seja indicado por um dermatologista, assim será o ideal para sua pele. Uma pele hidratada é uma pele pronta para receber a maquiagem. Então esse é o primeiro produto que deve investir.

Com um bom hidrante, você não precisará de um primer potente ou de nenhum primer, pois sua pele já está preparada para receber a base, que é o próximo item da lista.

Base

A base é a cobertura da nossa pele, ela que irá amenizar as manchas e ‘imperfeições’. Como citamos anteriormente, escolher qual o acabamento deseja é essencial para saber em qual base investir. No mercado há inúmeras opções: base hidratante, matte, alta cobertura, cobertura leve e assim vai.

Quem está iniciando agora na maquiagem, o ideal é apostar em base líquidas, que são mais fáceis de espalhar pelo rosto. Outro ponto importante é que, se você nunca usou base antes, experimente em lojas para achar o tom da sua pele. Ou seja, se está comprando pela primeira vez, compre em lojas físicas assim a atendente irá te ajudar na escolha do tom.

Como aplicar?

  • Com a ajuda de um pincel ou esponjinha, aplique a base sobre a pele e espalhe até ficar uniforme.
  • Se precisar de mais cobertura, adicione mais produto.
  • Lembre-se de aplicar no pescoço e até as orelhas para que não fique marcado.

Corretivo

Outro produto para deixar sua pele mais bonita. O corretivo é usado na região das olheiras e por cima de manchas que a base não conseguiu cobrir. No entanto, existem duas formas de passar e você terá que testar para ver qual se adapta melhor. Você pode aplicar o corretivo por cima da base ou antes de aplicar a própria base.

Assim como a base, há inúmeros tipos de corretivo, líquido, pastoso, creme, colorido, alta e média cobertura. Se você não tem muita habilidade, o líquido é uma ótima opção. Afinal, como aplicar? Veja o vídeo abaixo:

O produto é feito para selar e deixar a pele sequinha. Além disso, ajuda na durabilidade da maquiagem e tira o brilho. No entanto, se sua pele é seca e você quer a pele mais viçosa, pode pular essa parte. Mas no calor, é indicado passar pelo menos um pouco. Após escolher o tom ideal para a sua pele, aplique com a ajuda de um pincel e espalhe o produto pelo rosto. O pó é o mais fácil de aplicar, pois se espalha sem dificuldades, além de aderir rapidamente na pele.

Blush

Com o corretivo, base e pó, nós acabamos tirando a cor do nosso rosto e as vezes ficamos parecendo um fantasma. E é aqui que entra o blush, ele dará o nosso rosto uma cor saudável. No mercado, há inúmeras cores, rosados, alaranjado e assim por diante. Por isso, para escolher o tom ideal, é ir testando e vendo qual combina mais com o seu estilo.

  • O blush deve ser aplicado nas maçãs do rosto;
  • Não aplique muita produto;
  • Esfume para não ficar com a famosa bochecha de palhaço.

Sombra para sobrancelha

Contornar a sobrancelha fará com que sua maquiagem fique ainda mais perfeita. Para isso, escolha produtos específicos para os pelinhos dessa região. Lembre-se de comprar a cor igual a da sua sobrancelha para o efeito não ser ao contrário. A aplicação não tem muito segredo. No entanto, se você preferir, também existem lápis para fazer esse preenchimento.

  • Use um pincel próprio;
  • Contorne mantendo o desenho natural da sobrancelha;
  • Esfume para ter um efeito mais natural.

Sombras

Em primeiro lugar, se você não tem habilidade em passar sombras, primeiro invista em paletas com cores neutras, como marrom e rosa claro. Além disso, menos é mais, ou seja, uma paleta com quatro cores é um ótimo começo. Para aplicar da melhor forma, não tem jeito, é treino. No entanto, se quiser, pode pular essa etapa. Veja o passo a passo no vídeo abaixo:

Máscara de cílios

Quando aplicamos pó ou sombras, o nossos cílios podem ficar brancos e perder a cor, para isso, passamos a máscara de cílios. Além disso, o produto ajuda a levantar o nosso olhar e deixar a maquiagem com um acabamento mais profissional. Você pode optar por máscaras sem cor ou escolher uma da sua tonalidade. No mercado, existem diversas máscaras, para alongar, pentear e dar volume, ou seja, escolha o efeito deseja.

Batom

Enfim, para finalizar a maquiagem, aposte em um batom da cor que desejar. Assim como a base, há inúmeras texturas para escolher, matte, cremoso, líquido, gloss e cintilante. Para aplicar, você pode usar diretamente o produto na boca ou usar um pincel específico.

Demaquilante

Sim, ele também faz parte da rotina de uma maquiagem perfeita. Assim como o hidratante vem para preparar a pele, devemos tirar todos os produtos ao chegar em casa. Jamais durma de maquiagem. Para isso, escolha o demaquilante indicado para o seu tipo de pele. Lembre-se, uma maquiagem bonita depende de uma pele bem cuidada.

Automaquiagem: pincéis para iniciantes

Afinal, quais pincéis investir primeiro. Para a aplicação dos produtos que citamos anteriormente, precisamos da ajuda de alguns pincéis. Para isso, separamos um vídeo completo para saber em qual pincel deve investir.

+ Bolsa baguete: 19 looks com a it-bag para você se inspirar

Mostrar comentários (3)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy