Aprenda a fazer hidratação para cabelos crespos e ressecados
O cabelo crespo é naturalmente ressecado e por isso, os cuidados devem ser dobrados. Isso acontece por causa da estrutura enrolada do fio, que dificulta a passagem de óleo e água para as pontas do cabelo. Mas com os cuidados certos, é possível reverter essa situação e conseguir um cabelo crespo brilhoso e bem hidratado. A solução é investir, principalmente em hidratação e assim, driblar os fios ressecados. Aprenda receitas incríveis para recuperar os fios.
+ Penteados para cabelo crespo curto: famosas, tutoriais e muita inspiração
Abacate com mel para hidratar cabelo crespo seco
O abacate é uma fruta riquíssima em nutrientes essenciais para o cabelo. O óleo de abacate é usado em diversos produtos da indústria capilar e pode ser usado in natura nos fios. Essa fruta ajuda hidratar os fios e auxilia na desobstrução dos folículos ajudando no crescimento capilar.
Por sua vez, o mel é um reparador natural, que ajuda nas pontas duplas e tem um alto poder de hidratação, fazendo com que a umidade continue nos fios e assim, os torna mais brilhosos. Por esses motivos, o mel e o abacate juntos são perfeitos para hidratar o cabelo crespo ressecado.
Passo a passo:
- Misture 1/2 abacate amassado e 2 e 1/2 colher de sopa de mel cru;
- Quando a mistura estiver homogênea aplique no cabelo úmido e limpo;
- Deixe agir por 30 minutos;
- Após, é só retirar todo o produto do cabelo e finalizar com o condicionador;
- Cuidado para não deixar vestígio nos fios.
Essa hidratação pode ser feita uma vez na semana ou no máximo duas, se estiver muito ressecado.
+ Óleo de abacate nos fios acelera o crescimento e nutre profundamente
Hidratação com óleo de coco
É um dos mais indicados para fazer a umectação noturna e pode ser usado como um hidratante natural. É rico em ácido láurico, ou seja, isso significa que esse óleo consegue penetrar profundamente nos fios e com isso potencializar a hidratação, trazendo um resultado logo nos primeiros dias de uso. Além do ser grande poder de hidratação, o óleo de coco ajuda no controle do frizz.
Primeira forma de uso:
- Aplique o óleo de coco em todo o comprimento dos fios;
- Deixe agir por 30 minutos e após enxague normalmente finalizando com condicionador;
- Se usado dessa forma, pode ser aplicado até três vezes na semana.
Segunda forma:
- Também pode ser usado para fazer umectação noturna, nesse caso, aplique em todo o comprimento dos fios;
- Enrole o cabelo em uma touca de seda ou cetim e durma com o produto em seu cabelo;
- Na manhã seguinte, lave normalmente os fios, com shampoo e condicionador normalmente.
Hidratação com ovos
O ovo é um dos alimentos queridos para ser usado no cabelo e seu sucesso é tão grande, que diversas marcas fazem shampoos e tratamentos com ovos na composição. A fama tem explicação, o ovo é rico em biotina, uma proteína importantíssima para o crescimento saudável dos fios, também é rico em gorduras saturadas e vitaminas que hidratam os fios e afastam o frizz.
Como aplicar:
- Bata dois ovos (se o seu cabelo for muito comprido, pode usar mais), até formar uma espuminha;
- Após, aplique nos fios e cubra com uma touca;
- Deixe agir por 20 minutos e depois lave os fios normalmente.
Essa mistura poder ser aplicada duas vezes na semana.
Hidratação para cabelos crespos e ressecados: iogurte com azeite
O iogurte age como um condicionador natural, auxiliando no nó que se forma nos fios, principalmente em cabelos ressecados e é rico em proteínas, importantes para o crescimento capilar. O azeite, assim como outros óleos, são nutritivos e devolvem a umidade aos fios, necessárias para combater o ressecamento. Se não tiver azeite em casa, pode ser com outros óleos, como o de coco, abacate ou argan.
Como fazer e aplicar:
- Misture 1/2 xícara de iogurte natural com 2 colheres de sopa de azeite;
- Com o cabelo úmido e lavado, aplique nos fios;
- Deixe agir por 20 minutos;
- Após, enxague normalmente e aplique o condicionador.
Essa mistura pode ser usada uma vez por semana.
+ Iogurte natural: conheça os benefícios e aprenda a fazer em casa
Cabelo crespo seco e ressecado, o que fazer?
Além das receitas acima, é importante manter cuidados com os fios crespos, pois, por causa da sua estrutura, costuma ser mais ressecado que outros tipos de fios. Para afastar esse problema, veja as dicas para seguir:
Hidratação: além das receitas acima, também utilize máscara de hidratação capilar própria para o seu tipo de fio. Aplique duas vezes na semana ou mais, se precisar. Se possível, vá ao salão para fazer uma hidratação mais profunda.
Nutrição: para devolver os nutrientes perdidos por causa de agentes externos, faça a nutrição pelo menos uma vez na semana. Para isso, utilize os óleos naturais, como azeite, coco, abacate e entre outros. Você pode fazer uma umectação noturna para um melhor resultado.
Shampoo: cuidado com o excesso de shampoo. Não é necessário aplicar duas vezes durante o banho, uma é o suficiente para lavar os fios. Três vezes na semana é o suficiente, se gosta de lavar mais vezes, opte pelo shampoo sem sulfato.
Evite fontes de calor: mesmo com a proteção térmica, as fontes de calor costumam ressecar os fios, por isso, modere o uso. Se possível, finalize o seu cabelo apenas com creme e deixe secar naturalmente.
Touca para dormir: a touca de cetim é um ótimo aliado das mulheres para proteger os fios e manter a hidratação. Esse tipo de tecido não absorve os produtos aplicados nos fios ou a água, e assim, evita o ressecamento.
São dicas simples, mas irão fazer toda diferença em seu cabelo!
+ Hidratante natural para o rosto: 5 receitas para fazer em casa