Como desentupir pia: métodos caseiros fáceis e rápidos para evitar perrengue

1

Nesse artigo você vai aprender como desentupir pia da cozinha ou do banheiro sem passar perrengue. Isso porque elas tendem a entupir no momento que a gente menos espera e nem sempre dá tempo para comprar um produto específico, não é mesmo?

Pois saiba que alguns métodos caseiros podem ser tão eficientes quanto contratar uma desentupidora profissional ou, ainda, correr para o mercado em horas impróprias. Sabão, bicarbonato, Coca-Cola e até sal de cozinha podem salvar na hora do aperto.

Como desentupir pia rapidamente

Dicas caseiras de como desentupir pia do banheiro

Em primeiro lugar, é preciso resolver a origem do entupimento antes de escolher o melhor método. Isso se deve ao fato de que geralmente o que entope a tubulação são os cabelos, restos de comida ou mesmo a gordura.

Por serem tão diferentes entre si, cada tipo requer um produto específico para solucionar o problema. Confira os métodos abaixo e escolha aquele que melhor se adequar para o seu caso:

 

1. Bicarbonato de sódio para desentupir a pia

Para começar, o truque caseiro mais amado de todos. A mistura de bicarbonato e vinagre é o melhor desentupidor de pia caseiro.

Isso porque trata-se de uma mistura de ingredientes fáceis de encontrar e que muitas pessoas sempre tem em casa. Siga essas medidas e veja como fazer no vídeo que aparece em seguida:

  • 1/2 copo de vinagre;
  • 1 xícara de bicarbonato de sódio;
  • Água quente.

2. Desentupindo a pia com sal de cozinha

Meia xícara de sal de cozinha basta para desentupir uma pia de modo rápido, natural e eficiente. No vídeo abaixo, você confere essa técnica em detalhes:

3. Como desentupir a pia com sabão em pó?

 

Um ingrediente simples e que já está no seu armário pode salvar na hora do perrengue. Isso porque o sabão em pó, assim como detergente, são eficientes como desentupidores de pias e ralos.

Além do mais, vale lembrar que o sabão em pó é um bom aliado para prevenir entupimentos posteriores. Para isso, basta que uma vez por mês você jogue um copo americano de sabão em pó no ralo e, em seguida, despeje a água quente.

Dessa forma, as enzimas existentes no sabão em pó aderem à parede do cano, dificultando a aderência de gordura. Veja como desentupir a pia com sabão em pó no vídeo abaixo:

 

É seguro usar soda cáustica para desentupir a pia?

Dicas caseiras de como desentupir pia com água

Apesar de desentupir pias e tubulações facilmente, a soda cáustica é altamente corrosiva. Isso faz com que o método não seja indicado por especialistas, uma vez que pode danificar os canos de maneira irreparável.

No entanto, se for um entupimento crítico e você tiver apenas este produto em mãos, pode utilizar sim. Apenas cuide-se de modo a evitar inalar o vapor. Além disso, não é aconselhável repetir o processo com frequência. Guarde-o apenas para casos de emergência.

Para desentupir a pia com soda cáustica você vai precisar de 1 xícara do produto, que deve ser jogada no ralo. Em seguida, despeje uma chaleira de água fervendo e deixe agir. Utilize a pia apenas no dia seguinte.

 

Como desentupir pia com cabelo?

como desentupir a pia com cabelo usando arame
Imagem: Desentupidora Porto Alegre

 

Caso o seu problema seja relacionado a algum resíduo sólido, como por exemplo cabelos dentro da tubulação, é possível usar um arame para desentupir.  Para isso, separe 3 fios de arame e corte-os no mesmo tamanho, fazendo uma espécie de trança na sequência.

Depois, é hora de curvar a ponta de cada um deles, formando três ganchos. Por fim, basta colocar a trança de arames dentro do ralo e girar, puxando a sujeira para cima.

Como você estará utilizando 3 ganchos ao mesmo tempo, o processo será bem rápido e eficiente.

É verdade que Coca-Cola desentope pia?

 

Sim, é verdade. Isso ocorre porque a Coca-Cola possui ácido fosfórico em sua receita, de modo que consegue dissolver a gordura dos canos com facilidade.

É por esse motivo que temos tantos relatos de sucesso no uso do refrigerante como método para desentupir tanto pias quanto vasos sanitários.

Como desentupir a pia com Coca-Cola:

Você vai precisar de 2 litros do refrigerante, que pode estar em temperatura ambiente. Na sequência, basta despejar o conteúdo na pia, lentamente.

Espere descer e não abra a torneira pelas próximas horas. É indicado fazer o método antes de dormir e utilizar a pia somente no próximo dia.

 

Como desentupir a pia que está com água?

Retirar a água de uma pia entupida não precisa causar nenhuma dor de cabeça, uma vez que o processo é bem fácil. Para isso, você irá precisar uma mangueira, um pano simples de algodão e uma chave de fenda. Veja o passo a passo:

 

Por fim, lembre-se que além dos métodos listados nesse vídeo, é sempre possível recorrer aos desentupidores prontos, vendidos no mercado. Lembre-se sempre de seguir as dicas de segurança e de diluição para não prejudicar a sua saúde e proteger, também, a tubulação.

Como muitos desentupidores possuem soda cáustica e outros produtos tóxicos, vale muito a pena mudar para as versões mais naturais ou menos agressivas sempre que possível. Assim como você viu anteriormente, até mesmo o sal de cozinha e o duo bicarbonato + vinagre podem ser eficientes para desentupiar pias de banheiro ou cozinha.

Vale, enfim, escolher a técnica que melhor agrada e lembrar de manter o ralo sempre limpo e livre de obstruções como cabelos, gordura ou restos de comida.

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy