Crossfit: tudo o que você precisa saber sobre esta atividade física

0

Treinos de crossfit têm feito a cabeça da galera ultimamente. Você já reparou em quantas pessoas têm compartilhado seus treinos nos últimos tempos? Por isso, quem ainda não ficou curioso para saber como o crossfit funciona que atire a primeira pedra!

Portanto, se você quer saber como esse tipo de atividade física funciona, nós podemos ajudar você! Então vem com a gente, vamos te contar por aqui tudo o que sabemos sobre o crossfit.

 

O que é Crossfit?

O crossfit foi criado em ambientes militares, como um treinamento dinâmico que exige bastante resistência física. Porém, não vai pensando que este tipo de exercício funciona de maneira engessada ou monótona pois é bem ao contrário.

Comum em academias militares ou em centros de treinamentos de forca tática, o intuito deste circuito é colocar todas as partes do corpo em movimento.

 

Apesar de pesado, o crossfit é adaptado para cada um de seus praticantes
Foto: Reprodução/ Pinterest

 

Dentre as tarefas realizadas em um treino de crossfit, o foco é que elas tenham curta duração. Porém, o ideal é que elas que sejam “pesadas”, exigindo a força corporal de cada pessoa até o limite (em termos saudáveis, claro).

Mas não precisa se assustar. Apesar do esforço físico intenso exigido nesta atividade física, os treinos de crossfit costumam ser adaptados para cada pessoa, biotipo e rotina pessoal. Portanto, visando somente o bem estar do indivíduo e jamais seu desgaste físico ou mental.

 

Benefícios do Crossfit

Em primeiro lugar, podemos mencionar o maior dos benefícios! Assim como qualquer atividade física, o crossfit irá te salvar do sedentarismo. Pois é, movimentar o corpo é super importante! Ademais, é possível adquirir benefícios como melhora da força física, maior mobilidade corporal, flexibilidade, resistência, definição do corpo e emagrecimento.

Mas não se esqueça que para atingir alguns dos resultados mencionados acima é necessário estar acompanhado por uma equipe de saúde. Por isso, se você deseja emagrecer, é preciso aliar seus exercícios físicos com dietas alimentares balanceadas.

Quais tipos de exercício são feitos no Crossfit?

Uma coisa muito legal sobre o crossfit é que ele não te deixa cair na rotina. Ou seja, a cada dia você irá conhecer uma sequência nova de exercícios e realizar um treino bem variado.

Esse tipo de prática consiste na elaboração de um WOD (work of the day) planejado pelo educador físico que te acompanha. Neste “Trabalho do dia” o corpo sempre será o seu maior aliado na maior parte dos exercícios. Legal, não é?

 

Vários objetos podem ser usados no crossfit, inclusive pneus de caminhão
Foto: Reprodução/ Pinterest

 

Ademais, é possível incluir alguns objetos nos treinos. Dentre eles, podemos citar alguns como cordas, caixas, pesos, elásticos, correntes e até mesmo objetos bem pesados como pneus de caminhão.

As sessões são sempre diferentes, envolvendo pulos e outros exercícios de força realizados de maneira repetitiva.

 

Quem pode fazer esta atividade?

Qualquer pessoa pode fazer crossfit, desde jovens, idosos e até mesmo mulheres grávidas – desde que exista acompanhamento médico. Essas são afirmações do bacharel em esportes, Leandro Galende, para o portal Dicas de Mulher. “Os exercícios são adaptados conforme a capacidade e limitações de cada aluno. Entretanto, como qualquer modalidade física, é muito importante as pessoas consultarem um cardiologista antes de iniciarem o programa”, afirma.

Portanto, é aconselhável que antes de iniciar seu treino de crossfit, você passe por um check up de saúde. E não pense que isso é necessário só para treinos de crossfit, viu? E sim para qualquer atividade que exige esforço físico.

 

Posso fazer crossfit em casa?

Com a pandemia, muita gente tem buscado por exercícios que não exigem grandes estruturas e equipamentos. Pois é, isso ajuda muito a praticar algumas modalidade sozinho e em casa, não é?

Bom, entretanto, é sempre importante ter o auxilio e orientação de um profissional – pelo menos no começo.

 

No início, o ideal é começar os treinos de crossfit com um instrutor
Foto: Reprodução/ Pinterest

 

Além disso, se você puder pelo menos iniciar suas aulas com um instrutor capacitado já é interessante. Isso ajudará bastante a te direcionar dentre  que é ou não um pratica saudável de crossfit.

 

Cuidados ao praticar crossfit

Para praticar crossfit com segurança, é importante buscar por um profissional qualificado. Além disso, certifique-se de que o local que escolheu para realizar seus treinos possui estrutura e equipe de qualidade para um bom treinamento.

Ficou curioso pra ver como é na prática? Assista o vídeo abaixo. Com curta duração, este vídeo irá te apresentar ao treinador de crossfit, Marcelo Oliveira. Aqui, ele fala sobre os principais pontos a serem desenvolvidos nas sessões do exercício. São eles:

  • Força
  • Flexibilidade
  • Resistência muscular
  • Resistência aeróbica
  • Equilíbrio
  • Agilidade
  • Coordenação
  • Precisão
  • Velocidade
  • Potência

 

E então, o que você achou sobre este tipo de atividade? Pois é, deu vontade de marcar pelo menos uma aula experimentar e descobrir como funciona na prática, né? Bom, só não esquece de compartilhar com a gente como foi a experiência! Bom crossfit pra você.

 

Gostou deste conteúdo? Leia também:

+ Exercício para bumbum em casa: aprenda treinos para empinar os glúteos

+ Fortalecer os ombros: saiba a importância de exercitar essa parte do corpo

+ Polichinelo: como fazer corretamente e quais seus benefícios?

Fonte
Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy