Como vencer a procrastinação e cumprir os objetivos no prazo

2

Aprender como vencer a procrastinação é um processo de compreensão e respeito. Afinal, só procrastina quem tem sonhos e metas a serem realizadas. Portanto, vamos entender como esse processo funciona para reduzirmos os nossos períodos pouco produtivos.

 

O que é a procrastinação?

A procrastinação é o ato de adiar as tarefas. Portanto, quando você realiza o que você quer e não o que você precisa, você está procrastinando.

Ademais, aprender como vencer a procrastinação vai muito além de se privar de fazer o necessário, afinal ser impulsivo está no nosso DNA, já que isso era intrínseco para a nossa sobrevivência no passado. Então, ser assertivo nas realizações de tarefas é conhecer o seu eu mais profundo e bolar estratégias para vencer a si mesmo.

 

Como vencer a procrastinação e cumprir prazos
Imagem: Shenelle Rodrigo (Reprodução / Instagram)

 

Quem mais sofre para vencer a procrastinação?

 

Segundo Tim Pychlyl, professor da Universidade de Carleton no Canadá, os estudantes são extremamente afetados pela procrastinação. Porém, podemos perceber que o que os afeta também é muito comum a outros indivíduos, a questão é que, segundo Tim, quanto mais velho você fica, melhor você consegue se controlar.

 

Como vencer a procrastinação e se organizar para viajar
Imagem: Sarah Heba-Escobar (Reprodução / Instagram)

 

Dicas práticas de como vencer a procrastinação

 

1. Divida os objetivos em pequenas metas

Em primeiro lugar, divida os seus grandes objetivos em metas menores. Por exemplo, se ler um livro é importante para você, não se cobre de lê-lo por completo num final de semana. Faça, por outro lado, pequenas metas de cinco páginas por dia para você criar o hábito de ler.

 

2. Desenvolva bons hábitos

A palavra hábito, por sua vez, nos leva a segunda dica prática de como vencer a procrastinação. Evite realizar grandes tiros de concentração de uma vez só. Pratique, por outro lado, o desenvolvimento de hábitos. Por exemplo, ao invés correr 10km num dia, organize-se para caminhar 2km todos os dias, porque dessa maneira você desenvolverá o hábito de caminhar e a cada mês você conseguirá passar mais tempo se exercitando. Os hábitos são como os os músculos. Eles se tornam mais fortes e resistentes conforme a prática.

 

3. Visualização para vencer a procrastinação

Em terceiro lugar, outra dica útil de como vencer a procrastinação é a visualização. Sempre que você se sentir desencorajado, reconecte-se com o seu sonho. Por exemplo, economizar dinheiro e se privar de ir a bares com os amigos é desanimador. Porém, existem duas maneiras de enxergar isso.

A primeira é achar que você está se privando de algo. Já a segunda é entender que hoje você está sendo forte e ficando em casa para daqui a três meses você realizar um sonho. Portanto, aprenda a ter os seus sonhos sempre perto de você, seja num post-it, numa tatuagem ou até num board do Pinterest, e sempre que você perceber que vai sair dos trilhos, reconsulte aquele espaço e relembre porque é importante dizer não.

 

 

como vencer a procrastinação e juntar renda extra
Imagem: Kami NGN (Reprodução / Instagram)

 

Por que procrastinamos?

Atualmente, nós como indivíduos não só precisamos controlar os nossos impulsos, como também nos blindar dos aplicativos e e das redes sociais. O documentário “O Dilema das Redes” reflete justamente sobre como essas empresas de tecnologia têm mecanismos para nos prender no celular e nos fazer procrastinar.

Em Hong Kong, a empresa Saent decidiu atrasar em 15 segundos a abertura de sites considerados grandes procrastinadores. Esse atraso, segundo o autor em procrastinação, Dr. Piers Steel, já foi suficiente para fazer com que os trabalhadores vençam os seus impulsos e retornem as suas tarefas.

Ademais, outro problema do ser humano é que tendemos a adiar o que não é palpável. Por exemplo, fazer o artigo de conclusão do curso é o objetivo final. Porém, o TCC não aparecerá magicamente na mesa de um estudante. Para essa meta se tornar realidade é fundamental que o graduando divida o objetivo em pequenas “metinhas”, caso contrário o objetivo final sempre parecerá distante e impalpável.

Outra questão curiosa é que quando enrolamos para fazer uma tarefa, confiamos ao nosso eu do futuro que ele irá realizá-la. Entretanto, a realidade é que não há nenhuma garantia de que o seu eu do futuro será mais produtivo do que você é hoje. Logo, aprender como vencer a procrastinação é literalmente considerar que você não sabe o que vai acontecer no futuro e que por isso você precisa se organizar agora.

 

 

Como vencer a procrastinação e trabalhar
Imagem: Sarah Heba-Escobar (Reprodução / Instagram)

 

Aplicativos para te ajudar a não procrastinar

Ademais, outro grande aliado ao exercício de como vencer a procrastinação são os aplicativos. Confira como cada tipo pode lhe ajudar a levar uma vida mais organizada:

Calm

De fato, como dormimos influencia diretamente no resultado do dia seguinte. Portanto, o app Calm vai te ajudar a relaxar na hora do sono e te proporcionar uma noite tranquila para conseguir ser produtivo na manhã seguinte. Tenha em mente que o seu corpo tem uma energia finita e quanto melhor você cuidar dele, mais ele poderá te entregar em resultados.

 

Sattva

Na sequência, um aplicativo de meditação guidada e de controle de humor. A meditação pode te ajudar a se concentrar no presente, a respirar melhor e a gerenciar as suas expectativas.

 

Aura

Em terceiro lugar, é um aplicativo de mindfulness que está na lista da revista Forbes. Ele possui exercícios rápidos e personalizados para te ajudar a viver o presente e se concentrar nas demandas que você precisa realizar hoje.

 

Meu pomodoro

A técnica pomodoro divide o seu tempo em tiros de 25 minutos. A cada intervalo, você recebe uma pausa para repor as suas energias. Ao utilizar a técnica pomodoro, seja sincero com as suas metas.

Não estipule objetivos mirabolantes para serem realizados em 25 minutos. Afinal, você se sentirá desencorajado se não conseguir terminá-los. É melhor, portanto, optar por metas mais realistas e ir aumentando a quantidade de tarefas aos poucos.

Appblock

Enfim, uma ótima ferramenta para bloquear sites e aplicativos que pegam no seu ponto fraco. O app lhe permite escolher um período de tempo específico para controlar esse bloqueio, além de lhe mostrar o tempo em que você passa em cada rede social, jogo ou site.

 

Todoist

O aplicativo que lhe permite gerenciar as tarefas do dia e elencar as prioridades.

 

Como vencer a procrastinação e se exercitar
Imagem: Caroline Perrineau (Reprodução / Instagram)

 

Livros e TED Talks para que refletem sobre como vencer a procrastinação

Por fim, confira algumas referências que lhe ajudarão a ser uma pessoa menos ansiosa e mais organizada.

O poder do hábito

Em primeiro lugar, um clássico. Nele, o autor Charles Duhigg reflete sobre como devemos adotar padrões para nos ajudar a sermos pessoas mais bem sucedidas.

Mindset: A nova psicologia do sucesso

Carol S. Dweck, professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista em sucesso e motivação, discute sobre a importância do “mindset” para alcançarmos os nossos objetivos e discute sobre a melhor maneira de enfrentarmos dificuldades.

 

A equação de deixar para depois

Piers Steel ataca diretamente a questão da procrastinação e lhe dá dicas práticas para fundamentar melhor hábitos na sua vida.

 

Por dentro da mente de um procrastinador

No TED Talk, Tim Urban reflete sobre a maneira que uma mente procrastinadora funciona e humoriza sobre essa dificuldade natural aos seres humanos (legenda em português):

 

Um fim para a procrastinação

Por fim, nesse TED Talk a estudante Archana Murthy informa sobre o passo a passo de como vencer a procrastinação (legenda em inglês):

  1. Faça pequenas metas
  2. Seja positivo
  3. Tenha consciência dos seus sentimentos e ações
  4. Seja grato
  5. Relembre o que você fez naquele dia

 

Mostrar comentários (2)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy