Teste de mecha: descubra a importância e aprenda como fazer em casa

4

Antes de descolorir, tingir ou alisar quimicamente os cabelos, é indispensável fazer um teste de mecha. Com certeza você já ouviu falar dele, mas ainda assim muitas mulheres ignoram essa etapa fundamental.

Na sequência, você vai entender melhor a importância desse passo para a segurança dos seus fios:

 

O que é e para que serve

Primeiramente, chamamos de teste de mecha o procedimento que avalia a saúde dos cabelos e garante o efeito do produto nos fios. Assim, ele é uma etapa fundamental para garantir que o resultado será como esperado, sem comprometer os cabelos ou, pior ainda, gerar um corte químico.

Ademais, o teste também ajuda a indicar o tempo adequado de descoloração e o resultado da tintura nos seus cabelos.

 

pra que serve teste de mecha
Imagem: Leah Pike (Reprodução / Instagram)

 

Sempre que o procedimento químico for realizado no salão, é de responsabilidade do profissional testar antes de aplicar o produto. Somente assim é possível garantir a segurança tanto do profissional quanto da cliente.

Por outro lado, quem prefere modificar os cabelos em casa deve ficar atento para o passo a passo e não realizar nenhuma mudança brusca antes de finalizar essa etapa.

 

Quando fazer

Simplificando, o teste de mecha deve ser feito antes de procedimentos químicos agressivos. Entre eles estão o alisamento, relaxamento, descoloração e, por último, coloração.

É comum realizar o teste com, no mínimo, 24 horas de antecedência. No entanto, alguns profissionais defendem que, para avaliar o resultado real, o melhor seria testar cerca de 5 a 7 dias antes do procedimento desejado. Com isso, você consegue observar ao longo da semana as reações do cabelo, bem como o efeito final.

 

teste de mechas antes de alisamento
Imagem: Leah Pike (Reprodução / Instagram)

 

Como é feito o teste de mecha?

Agora que você já sabe da importância do teste, é hora de entrar em ação. Para isso, siga o passo a passo e não pule nenhuma etapa:

  1. Para começar, separe uma mecha na parte de trás dos cabelos, próxima à raiz.
  2. Na sequência, aplique a mistura contendo descolorante e água oxigenada ou, então, um pouco da coloração escolhida.
  3. No caso de alisamentos, você deverá testar com o produto final.
  4. Depois disso deixe o produto agir nos cabelos pelo tempo indicado na embalagem.
  5. Por fim, após o tempo de pausa, enxágue os fios abundantemente com água morne e avalie o resultado, bem como a saúde geral dos fios.
  6. Se estiver tudo bem, capriche na hidratação e se organize para realizar o procedimento escolhido.
  7. Caso a mecha em questão quebre ou fique extremamente danificada, é um sinal de alerta: não prossiga.

Na sequência, veja como o cabeleireiro Anderson Salgado faz um teste de mechas profissional:

 

 

O que fazer quando o cabelo não passa no teste de mecha?

 

Por último, lembre-se que o teste serve para a sua segurança. Portanto, se observar que o cabelo ficou elástico, muito danificado ou, pior, apresentou quebra, isso significa que os fios não estão aptos a passar pelo procedimento completo. Caso insista, será pior, uma vez que a aplicação do produto em questão pode levar a um corte químico.

Embora o diagnóstico pareça bastante infeliz, esse é um momento que exige cuidados, pois demonstra que o cabelo não está muito saudável. Portanto, aproveite para investir em uma rotina de cuidados específica, seguindo um cronograma capilar.

 

cabelo reprovado no teste das mechas
Imagem: Leah Pike (Reprodução / Instagram)

 

Em poucas semanas ou meses, será possível restaurar por completo a saúde dos fios. Isso desde que você siga as orientações do cronograma. Após qualquer procedimento, ainda que seja um simples teste de mecha, o ideal é investir pesado na reconstrução para fortalecer os fios.

Para isso, aposte em produtos com queratina e converse com seu cabeleireiro sobre a possibilidade de realizar uma blindagem capilar. Essa última, por sua vez, é perfeita para reconstruir os fios e, é claro, garantir o sucesso nas próximas mudanças.

Mostrar comentários (4)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy