Trança raiz: dicas e inspirações para você arrasar no estilo

Penteados lindos e que deixam o visual cheio de estilo e personalidade. Existem por aí diferentes tipos de trança: boxeadora, embutida, escama de peixe… Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre a trança raiz. De quebra, confere ainda muitos looks para se inspirar e, quem sabe, reproduzir em casa.

 

O que é a trança raiz?

Imagem: reprodução / Instagram

 

A trança raiz faz parte do conjunto de tranças afro. Também conhecida como trança nagô, ela carrega em si muitos simbolismos, herança da cultura africana. Dependendo do penteado e do povo de origem, pode indicar estado civil, grupo familiar e até a classe social.

Há quem diga que as mulheres usavam a trança raiz, durante a época de escravidão no Brasil, para desenhar nos cabelos os mapas dos quilombos. Assim, elas conseguiam encontrar o caminho durante a fuga dos senhores.

Isso porque, na trança raiz, você consegue criar desenhos como se fosse um bordado capilar. Você faz o trançado em mechas grudadinhas no couro cabeludo, deixando tudo bem firme na cabeça. Aliás, essa é a diferença entre a versão nagô e a box braids, já que essa última fica mais soltinha e maleável.

Imagem: reprodução / Instagram

 

Hoje, essa trança traz o sentimento de resistência e luta. Também é um ótimo penteado para quem faz transição capilar, principalmente durante a fase em que há duas texturas diferentes no cabelo.

Além disso, complementa qualquer look, pois vai do básico ao extravagante. Com a trança nagô, você tem à disposição possibilidades quase infinitas. Pode, por exemplo, trançar o cabelo inteiro, da raiz às pontas. Ou fazer a trança em apenas uma parte da cabeça, seja na frente ou na lateral, deixando o resto do cabelo solto. Por fim, pode incrementar o visual adicionando adereços e até fios de extensão capilar – sintéticos ou orgânicos.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Enfim, é você quem escolhe como prefere usar a sua trança raiz!

 

Como fazer a trança raiz?

Imagem: reprodução / Pinterest

 

Para a trança raiz, antes de tudo, você precisa ter, ao menos, 5 centímetros de comprimento. Afinal, o cabelo deve ser capaz de sustentar o peso das tranças. Se os fios estiveram fracos ou danificados, faça um tratamento de reconstrução antes.

O processo é um pouco demorado e depende, principalmente, do tipo e comprimento do cabelo, do estilo da trança e da habilidade de quem vai fazer a técnica.

Para o penteado mais simples, tudo o que você precisa fazer, então, é dividir o cabelo em mechas verticais. Você pode fazer isso da raiz até a nuca ou parar antes, se quiser uma trança menor. Quanto mais grossa a mecha, mais espessa será a trança.

Em seguida, separe cada mecha em três partes diferentes. Daí, é só trançar os cabelos e ir pegando mais fios da mesma mecha, assim como se faz na trança embutida. Faça isso sempre bem rente ao couro cabeludo. Repita o passo em todas as mechas. Atenção apenas para manter cada trança raiz alinhada.

 

Cuidados com o penteado

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Imagem: reprodução / Pinterest

 

Depois que finalizar a sua trança raiz, é hora de cuidar dela. Afinal, a duração do penteado depende muito de você. Mais que isso: seus fios também precisam de atenção para continuar lindos e saudáveis.

Para lavar os cabelos, por exemplo, você deve usar um shampoo indicado para o seu tipo de fio. Aplique somente no couro cabeludo – o que escorre para as pontas é suficiente para limpar sem danificar.

Use sempre água fria ou morna para enxaguar e evite passar condicionador ou máscara enquanto estiver de trança nagô. Se sentir que precisa de hidratação, use uma quantidade pequena de creme na raiz e enxague.

Para secar, você pode até usar o secador, mas a uma distância segura e na temperatura média. Não durma com os fios molhados para não mofar.

Inclusive, na hora de dormir, uma boa dica é usar fronha ou touca de cetim. Elas são ótimas para controlar o frizz e preservar a beleza da trança raiz por mais tempo.

 

Dicas em vídeo para fazer a trança

 

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

 

 

 

Looks inspiradores

Você pode incrementar o penteado com diferentes acessórios, como argolas, por exemplo. Imagem: reprodução / Instagram

 

Jasmeannnn (Instagram)

 

Quer arrasar por aí? Então aposte em um visual poderoso! Imagem: reprodução / Pinterest

 

Afrorar (Instagram)

 

Imagem: reprodução / Pinterest

 

A trança raiz combina com todos os estilos. Imagem: reprodução / Instagram

 

Lerato Alexis Falasie (Instagram)

 

Natalia L (Instagram)

 

Afrorar (Instagram)

 

De fato, você não precisa faz a trança raiz em todo o cabelo. Jasmeannnn (Instagram)

 

Natalia L (Instagram)
Comentários (1)
Comentar