Sálvia: descubra os benefícios da erva e aprenda a preparar o chá

sálvia é uma erva de origem mediterrânea que faz sucesso tanto na cozinha quanto em rituais espirituais. Isso porque, além das propriedades para a saúde, acredita-se que ela também tenha o poder de afastar energias negativas e harmonizar ambientes. Descubra tudo:

 

Benefícios da sálvia para a saúde

 

A sálvia tem um aroma forte e sabor terroso, por isso é normalmente usada em pequenas quantidades. Mesmo assim, é recheada com uma variedade de nutrientes e compostos importantes. Apenas 1 colher de chá da erva contém 10% das necessidades diárias de vitamina K, bem como pequenas doses de magnésio, zinco, cobre e vitaminas A, C e E.  Confira as principais propriedades da sálvia:

 

1. Pode aliviar os sintomas da menopausa

Primeiramente, uma boa notícia para as mulheres. Acredita-se que o consumo regular da erva possa reduzir os sintomas da menopausa.  Isso porque os compostos presentes na sálvia têm propriedades semelhantes ao estrogênio, permitindo que se liguem a certos receptores em seu cérebro para ajudar a melhorar a memória e tratar ondas de calor e suor excessivo.

 

 

Imagem: Reprodução / Free Food Photos

 

2. Melhora a memória e na saúde do cérebro

 

De acordo com as fontes consultadas pelo site Health Line, o consumo de sálvia é muito benéfico para o cérebro. Afinal, a erva é rica em antioxidantes que comprovadamente protegem o sistema de defesa do seu cérebro

Além disso, pesquisas apontam resultados promissores no controle do Alzheimer. Em um estudo, 39 participantes com sinais leves a moderados consumiram 2 ml de extrato de sálvia ou um placebo diariamente por 4 meses. Ao final da pesquisa, aqueles que tomaram o extrato de sálvia tiveram melhor desempenho em testes que mediram memória, resolução de problemas, raciocínio e outras habilidades cognitivas.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

3. Pode proteger contra certos tipos de câncer

Ademais, estudos com animais e tubos de ensaio demonstram que a erva pode auxiliar no combate de certos tipos de câncer. Entre eles o da boca, cólon, fígado, colo do útero, mama, pele e rins.

Ainda que os pesquisadores alertem para a necessidade de estudos em humanos para validar o resultado, a ideia é bastante promissora. Isso porque, durante os testes, o extrato de sálvia não apenas reduziu os níveis de crescimento das células cancerígenas como também estimulou a morte das mesmas. 

 

4. Promove a saúde bucal

Por fim, a sálvia é uma das ervas mais populares na odontologia, pois ataca a dor, a inflamação e o mau hálito, além de exercer propriedades antibacterianas e cicatrizantes. De fato, gargarejar o chá de sálvia costuma ser recomendado como remédio para feridas na boca e dores de garganta.

Ainda que se trate de uma receitinha do tempo da vovó, não custa nada tentar, não é mesmo?

 

Benefícios espirituais

Imagem: Reprodução / Pinterest

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

De fato, a erva tem uma longa história de uso na medicina egípcia, romana e grega, bem como nas tradições de cura dos nativos americanos. Desde a Antiguidade, a sálvia seca é queimada como uma forma de curar, proteger, aumentar a sabedoria e aumentar a defesa contra doenças.

Ademais, alguns praticantes de medicina alternativa acreditam que queimar sálvia (seca ou em forma de incenso natural) pode ajudar a liberar energia negativa. Além de queimar sálvia, algumas pessoas usam sprays de limpeza de sálvia em suas casas. Acredita-se que os benefícios da queima de sálvia incluem:

  • Aumentar a intuição
  • Afastar energias negativas e proteger o ambiente
  • Repelir insetos e também remover bactérias do ar
  • Purificar objetos ou ambientes
  • Melhorar o humor e, por fim, reduzir o estresse e a ansiedade.

Na sequência, você vai aprender um ritual de harmonização e proteção energética com a erva:

 

 

Pra que serve o chá de sálvia?

Por último, outra forma muito famosa de consumir a sálvia é em forma de chá. Desde que feita corretamente, a bebida traz inúmeros benefícios e ainda tem um sabor bem agradável.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Imagem: Reprodução / Very Well Fit

 

Recomenda-se beber a infusão para tratar problemas gastrointestinais, tais como dificuldades na digestão, diarréia ou gases intestinais. Ademais, também vale experimentar a bebida para tratar inflamações na faringe ou na mucosa da boca, tudo isso graças às propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes.

De acordo com a Cartilha de Plantas Medicinais do Governo de Campinas, o chá de sálvia ainda ajuda a tratar infecções das vias respiratórias, tosse, rouquidão, estomatite e aftas. O material ainda indica a bebida em casos de irregularidades menstruais, síndrome do climatério e supressão da lactação.

Aprenda como preparar:

 

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de folhas de sálvia
  • 1 xícara de chá (150 mL) de água.

 

Modo de preparo:

  1. Primeiro, ferva a água e desligue a chama assim que borbulhar;
  2. Na sequência, adicione as folhas e abafe por até 5 minutos;
  3. Depois é só coar e tomar de 2 a 3 vezes ao dia, após as refeições.

Quer aprender receitas de chás diuréticos que funcionam? Então aproveite para conferir a Academia De Chás, onde você vai aprender a fazer o famoso Chá Secreto da Camila Monteiro e muitas outras combinações para acelerar a perda de peso.

 

Cuidados

De acordo com a Cartilha de Plantas Medicinais, a sálvia é segura em doses terapêuticas. No entanto, em doses acima da recomendação pode causar convulsões. Também pode potencializar efeitos sedativos e interferir na atividade se associada a remédios para diabetes ou, ainda, anticonvulsivos.

Por fim, recomenda-se evitar o uso em casos de gravidez, lactação, insuficiência renal, epilepsia e tumores estrógeno–dependentes. Pode causar irritação tópica em pacientes sensíveis

 

Fontes: VeryWell Mind, Healthline

Chás
Comentários (0)
Comentar