Saiba qual é o dia de desmontar a árvore de natal 2022

Assim como há um dia certo para montar, também há o dia de desmontar a árvore de natal 2022. A data segue o calendário e os dias importantes da igreja católica, que é Cristã. Se você não sabe qual é o dia certo e está com dúvidas sobre quando montar e desmontar, saiba tudo.

Qual o dia de desmontar a árvore de Natal?

A data da desmontagem da árvore de natal é a mesma de todos os anos, é no dia 06 de janeiro. Além da árvore, o presépio também é guardado.

É a data em que celebra-se o dia dos Reis Magos (Gaspar, Balthazar e Melchior), que foram visitar Maria na manjedoura quando deu à luz ao menino Jesus. Os Reis são uma das figuras mais importantes do cristianismo, eles foram enviados por anjos para entregar presentes ao menino Jesus, e levaram ouro, incenso e mirra.

Maria e José estavam escondidos em um local nada propício, pois Jesus corria um grande risco de vida, pois era jurado de morte. Mas, os Reis Magos foram guiados por Deus através de uma estrela até o local e lá, entregaram os presentes ao Cristo.

Essa data foi estipulada pela igreja católica, que marca o fim da celebração do nascimento de Jesus. Mas outras religiões, cristãs ou não, não seguem essa data e desmontam a árvore na data que desejaram. Ou seja, não é uma regra, já que a data é utilizada apenas pela igreja católica.

+ Como decorar árvore de natal: dicas e ideias para se inspirar

Quando montar a árvore de natal em 2021?

Assim como a data para desmontar, a de montar também segue os costumes da igreja católica. Entretanto, cada ano é um dia específico, sendo em 2021, no dia 28 de novembro.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A árvore de natal é sempre montada no primeiro domingo do advento, que celebra a chegada do menino Jesus. O advento acaba no dia 25, que é quando celebra-se o nascimento de Cristo na terra. Essa data, em cada ano, poderá cair em datas diferentes.

Entretanto, assim como para desmontar a árvore de natal, é apenas uma tradição da igreja católica e não uma regra. É possível ver no Brasil casas em outubro com decorações natalinas.

Como guardar uma árvore de Natal?

Se você não gosta de trocar de árvore e quer manter a longevidade do seu adorno de natal, é necessário guardar adequadamente para que no ano seguinte, os enfeites estejam em ótimas condições de uso.

1- Comece retirando todos os enfeiteis que estão pendurados na árvore. Guarde-os em caixas de acrílico com tampas, para proteger da sujeira. Se houver repartições suficientes, separe os enfeiteis, por exemplo, bolinhas com glitter de um lado, enfeites de vidro em outros;

2-  Agora é o momento de desmontar a árvore de natal. Algumas se soltam em duas ou mais partes, diminuindo drasticamente o tamanho. Depois, é só fechar galho por galho. Guarde em uma caixa de acrílico ou plástico. Se a sua árvore for muito grande, considere comprar uma embalagem de plástico com zíper para armazenar melhor;

3- O pisca pisca precisa de um cuidado extra, pois além de queimar as luzes, poderá formar um nó imenso. Então, quando estiver fria, enrole em torno de um pedaço de papelão ou utilize o braço caso não tenha. Vá enrolando até o final. Depois, utilize uma fita qualquer para amarrar duas partes, deixando bem firme, assim, irá ficar bem firme e não irá formar o nó. Após, armazene em uma caixa para que não corra o risco de bater em algum lugar e quebrar as lâmpadas.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Por fim, guarde tudo em um local que não mexa muito, para não correr o risco de derrubar as caixas e acabar quebrando os enfeites, especialmente o pisca pisca e as bolinhas, que são bem frágeis.

História da árvore de natal

Há muitas vertentes sobre quando a árvore de natal foi criada e sua data é apenas uma estimativa feita pelos historiadores. Mas o que se sabe é que, não é de origem Cristã, sendo apropriada pela igreja católica muito tempo depois da sua popularização. A história da criação da árvore que mais é aceita, é a de Martinho Lutero.

Na Alemanha, por volta do ano 1530, o monge vagava pelas ruas quando ficou admirado com um pinheiro que estava coberto de gelo, que ficava iluminado pela luz do luar e das estrelas. Ao voltar para casa, sentiu vontade de montar uma dentro de casa, então criou a sua árvore com galhos e começou a decorar com o que tinha em casa.

Mas a popularização de um dos maiores símbolos natalinos viria muito tempo depois. Apenas em  1846, na Europa que a árvore se popularizou, quando viram uma fotografia da rainha Vitória com sua família ao lado do adorno. Logo se espalhou e chegou ao Brasil apenas no século XX.

Na criação e na popularização da árvore de natal, ainda não era considerado um símbolo natalino pela igreja católica. No século XX, o Papa João Paulo II, percebeu que o enfeite teria tomado conta das casas dos cristãos e decidiu reconhecer como um símbolo cristão. Se tornando um marco na história, em 1982, o Vaticano montou a primeira árvore de natal, definindo assim uma nova tradição.

+ Decoração de natal: inspirações do básico ao elegante

Comentários (0)
Comentar