Protetor solar: preciso usar mesmo dentro de casa?

De quarentena, cumprindo o isolamento social à risca, sem sair de casa. Ainda assim é preciso se preocupar com os danos da exposição ao sol?

Usar protetor solar ao ar livre é um cuidado praticamente automático para muitos – inclusive, se não é para você, deveria ser! A radiação ultravioleta é extremamente agressiva em lugares abertos, o que pode causar estragos na pele que podem evoluir para doenças graves. Mas em lugares fechados, é preciso usar filtro solar?

A dúvida pode ter surgido para muitos durante a quarentena, mas achar que o protetor solar não é necessário em ambientes fechados é um erro comum cometido já há muito tempo. Mesmo sob um teto, alguns inimigos da saúde da pele estão sempre presentes, ainda que despercebidos.

Por que protetor solar é importante em lugares fechados?

As janelas de vidro padrão, por exemplo, podem bloquear os raios UVB, mas não protegem contra os raios UVA, que são os mais danosos para a pele. Eles são capazes de penetrar ainda mais profundamente e são os principais responsáveis pelo fotoenvelhecimento, que causa alterações como manchas, rugas e textura envelhecida.

Sendo assim, é preciso ficar atento à iluminação da sua casa. Há muitas janelas? Está de home office muito perto de uma? Quanto mais próximo da exposição você estiver, mais caprichado deve ser o uso do protetor solar na quarentena.

O perigo não vem só de fora

Sim, luzes artificiais também podem causar danos à pele, mesmo que em menor grau. A lista inclui também TVs, tablets, celulares e computadores: para quem trabalha o dia inteiro conectado, o cuidado também deve ser intensivo e o protetor solar deve estar sempre por perto.

Há ainda um agravante: alguns estudos já comprovaram que os raios UVA aliados à luz artificial, tem efeito prejudicial ainda maior. Ou seja, as duas radiações combinadas aumentam ainda mais a produção do pigmento de envelhecimento da pele. Se seu home office fica próximo a uma janela iluminada, é hora de intensificar os cuidados ou repensar a decoração.

Qual protetor solar usar em casa?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, no rosto, é preciso usar um protetor de FPS 15, no mínimo. O ideal, no entanto, seria usar um FPS 30 ou maior. O fator 30 é o mais indicado também para as peles muito claras, que são mais sensíveis à radiação.

Filtro solar com cor, como as bases e bb creams, também são ótimas opções. Isso porque eles agem criando uma barreira física e refletem a radiação por meio do pigmento. No entanto, é preciso ficar atento às partes do corpo onde esse produto, normalmente, não é aplicado, como braços e mãos.

Leia mais:

+ Hidratante Labial: Confira As Opções Mais Procuradas E Onde Encontrar

+ Óleo De Rícino: O Melhor Aliado Para Sobrancelhas E Cabelos Saudáveis

+ Manchas – Chegou a época de cuidar delas

Comentários (1)
Comentar