Meditação da vela: aprenda a fazer e conheça seus benefícios

meditação da vela é uma prática feita com os olhos abertos, diferentemente da meditação tradicional. Há quem ache mais fácil e há quem tenha mais dificuldade, mas, nada que um pouco de prática não ajude! Se você quer conhecer um pouco mais sobre a meditação da vela este post é para você!

O que é a meditação da vela?

Imagem: Reprodução / Pexels.

 

Essa prática usa a técnica trataka, em que a pessoa se concentra em um objeto ou ponto à sua frente, de olhos abertos, é claro. Apesar de não ser muito conhecida, essa meditação promete trazer muitos benefícios, como a melhora da concentração.

Talvez, a meditação da vela seja uma boa opção para quem não consegue esvaziar a mente durante a meditação tradicional. Vale a pena testar!

 

Sobre a técnica Trataka

Imagem: Reprodução / Pexels.

 

Dentro da tradição do Yoga e da Ayurveda, existem seis ações de purificação, chamados Shatkarmas, e a Trataka é uma delas. Por isso, seus maiores objetivos são harmonizar os principais fluxos de energia vital: Ida e Pingala, e equilibrar os três doshas Kapha, Pitta e Vata.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Além disso, ela também ajuda a ativar o Ajna Chakra, conhecido como terceiro olho, responsável pela intuição, consciência e clareza mental.

Como dito anteriormente, a meditação da vela usa a técnica Trataka, que consiste em fixar os olhos na chama da vela sem piscar, até lacrimejar. Mas, por que será que essa prática é benéfica?

Benefícios

  • Pode tratar doenças oculares, como miopia, astigmatismo e estrabismo
  • Alivia tensões oculares e dores de cabeça
  • Melhora a concentração, consciência e foco
  • Equilibra o sistema nervoso, melhorando depressão, ansiedade e insônia, por exemplo
  • É capaz de melhorar a memória, inclusive a visual
  • Energiza o terceiro olho
  • Traz paz mental, após dias estressantes

 

Como fazer a meditação da vela?

Imagem: Reprodução / Pexels.

 

  1. Primeiramente, prepare tudo para que seja um espaço intimista e convidativo para fazer a sua meditação da vela. Prepare-o com uma boa iluminação, de preferência mais baixa. Além disso, mantenha uma temperatura agradável. Outro ponto importante, é escolher roupas que te deixarão confortável.
  2. Em seguida, defina o lugar onde você sentará. Pode ser em uma cadeira, um sofá ou um tapete de yoga. De qualquer maneira, o importante é manter uma postura ereta e confortável.
  3. Agora, acenda uma vela e posicione-a na altura dos seus olhos, ou um pouco abaixo. Lembre-se de manter a vela a 50cm do seu rosto, para que não fique muita claridade.
  4. Antes de começar a meditação da vela, faça uma meditação tradicional primeiro. Esse passo é importante para trazer presença e constância na respiração.
  5. Logo após, abra os olhos e foque seu olhar na parte do meio da chama, logo acima do pavio. Nesse momento, deixe suas pálpebras um pouco mais abertas do que o normal e evite piscar ou embaçar a visão pelo máximo de tempo possível.
  6. Agora, foque apenas na vela. É normal que sua cabeça comece a vagar. Quando isso acontecer, agradeça os pensamentos e deixe-os ir, voltando sua atenção à vela. Uma dica para melhorar a sua concentração é imaginar a luz da vela entrando pelo seu nariz ao inspirar e saindo pela sua boca na expiração.
  7. Por fim, termine a sessão com um relaxamento de 5 minutos. Deite-se, de olhos fechados, e sinta os efeitos da meditação e permita que seu corpo vá voltando, aos poucos.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Aromaterapia e Cromoterapia na meditação da vela

É interessante também apostar em aromaterapia e cromoterapia, já que as duas podem intensificar os benefícios da meditação da vela e trazer intenções específicas à prática. Alguns óleos essenciais, como o de alecrim, sândalo e lavanda, ajudam na concentração. Além disso, as cores das velas também podem influenciar na energia da sessão.

Significado das cores das velas

  • Branca: pureza, paz de espírito e tranquilidade. Pode ser usada se você estiver enfrentando desafios em relacionamentos amorosos ou com a família.
  • Azul: tranquilidade, prosperidade e abrir caminhos profissionais. Boa para quando você precisa tomar decisões ou procura um novo emprego.
  • Amarela: alegria e movimento. Além disso, também traz criatividade, sendo ideal em momentos que você precisa de inspiração ou motivação.
  • Rosa: amor. Essa vela é uma boa opção para quando você deseja melhorar seu relacionamento, ou encontrar um parceiro.
  • Verde: equilíbrio emocional e físico. Acenda essa vela quando alguém estiver doente. Além disso, pode ser usada quando você precisa equilibrar a saúde ou aumentar a energia e melhorar a harmonia do seu corpo.
  • Violeta ou roxa: por fim, essa velas podem ser usadas para limpar as energias de um local ou pessoa.
Comentários (0)
Comentar