Henna no cabelo: um jeito natural de pintar os fios

Um produto de origem vegetal capaz de dar brilho aos fios e reduzir o frizz

Henna é um corante obtido através de uma planta da família litráceas e é muito utilizada pelas brasileiras, principalmente em procedimentos estéticos como a coloração da sobrancelha. Mas, a utilidade da henna não para por aí, pois o pigmento pode ser utilizado no cabelo e traz benefícios aos fios.

Ao contrário do que muitos podem pensar, ao ouvir falar de henna para o cabelo, é sobre a coloração. A verdade é que, esse pigmento extraído de plantas é usado por outros motivos nos fios. Motivos esses que são mais atrativos do que mudar o tom do cabelo. Conheça agora os benefícios do uso e qual é a forma correta de utilizar esse produto que está em alta.

(Foto: Pexels/Reprodução)

Para que serve a henna no cabelo?

Após a tintura do cabelo ou outros procedimentos químicos como a progressiva, o cabelo tende a ficar sem brilho. E para devolver esse brilho e deixar o cabelo mais sedoso, é utilizado a henna. Outro benefício muito adorado pelas mulheres é o crescimento capilar. Conheça mais:

Dá mais brilho aos fios

Como já citado, a henna é capaz de trazer de volta o brilho no cabelo após um procedimento químico. Mas caso você não faça procedimentos e está sofrendo com cabelo seco sem brilho, também pode apostar nesse produto. Para não modificar a cor natural do seus fios, utilize a henna sem cor. Mais um ponto positivo do produto é que mulheres com o cabelo fragilizado também podem usar, já que o produto é natural.

Não agride os fios

Por ser natural, é um produto que não agride os fios. Não existe nenhum produto químico, como por exemplo amônia ou pó descolorante na composição, sendo assim, preserva as cutículas do cabelo. Mulheres que sofrem com alergias ou estão com o cabelo quebradiço, também podem usar.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Evita o frizz

Mais um benefício do produto por ser de origem natural e sem aditivos químicos, é o combate ao frizz. Além de dar um bom banho de brilho, a henna ajuda a selar as cutículas, evitando o frizz. Para sumir de vez com esses fiozinhos levantados, alie esse produto com outros cuidados capilares para um melhor resultado.

Esconde os fios brancos

Se os fios brancos apareceram por aí e você gostaria de esconder sem precisar mudar o visual e tingir o cabelo todo, você encontrou a solução. Você poderá aplicar a henna apenas nos fios que estão brancos ou no cabelo inteiro, sem que mude radicalmente o visual, já que esse produto não é capaz de modificar o tom dos fios.

Quem faz progressiva pode usar?

Como já citado, mulheres de cabelo fragilizado e opacos, principalmente por causa de procedimentos químicos, podem usar esse produto. Atente-se em olhar na embalagem se é 100% natural para não correr nenhum risco. Se estiver com dúvidas, entre em contato com o seu cabelereiro de confiança e mostre os componentes da henna que comprou. Mas sim, as naturais podem ser usadas sem medo.

(Foto: Pexels/Reprodução)

Como aplicar a henna no cabelo?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Pode ser aplicado de duas formas, tanto no cabelo seco quanto úmido, mas jamais “em sopa”.

  1. Divida o cabelo em mechas para facilitar o processo;
  2. Com a ajuda de um pincel aplicador, espalhe a henna pelos fios que desejar. Pode ser no cabelo todo ou apenas nos fios brancos;
  3. Assim que terminar a aplicação, envolva os fios em uma touca [não precisa ser térmica], para que não escorra;
  4. Deixe descansar nos fios e pode ficar até duas horas no cabelo, caso queira uma cor mais intensa.

Qual a diferença entre a henna é a tinta?

A henna é capaz apenas de trazer um brilho e dar um leve reflexo de cor no cabelo. Ou seja, não é possível clarear os fios ou mudar radicalmente a cor com esse produto. Além disso, a durabilidade também é menor. Já a tinta é utilizada para uma mudança completa na coloração dos fios e não é natural, contendo agentes químicos para que essa mudança de cor aconteça. A durabilidade da tintura no cabelo também é maior.

O que fazer para durar mais tempo?

Antes de mais nada, vale ressaltar que, a durabilidade desse produto é menor do que as tinturas, por isso, não aplique caso esteja procurando uma durabilidade maior do que 15 dias. Mas para não perder o brilho rapidamente, veja algumas dicas:

  • Evite o uso de calor como secador, chapinha ou babyliss. Caso use, jamais deixe de aplicar protetor térmico;
  • Não lave o cabelo todos os dias, assim evitará que a henna saia mais rápido do que o normal. Aqui no site temos um guia sobre lavagem dos fios;
  • Use produtos específicos para o seu cabelo para um melhor resultado;
  • Esteja com os fios sempre hidratados. Invista em uma boa máscara de hidratação e faça uma vez na semana em casa. Se possível, vá ao salão a cada 15 dias para uma hidratação mais potente.

Você já tinha ouvido falar sobre esse produto? Gostou dos benefícios? Conta para nós a sua experiência!

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Comentários (0)
Comentar