Como cuidar do cabelo ondulado e ter resultado de salão

O cabelo ondulado é o meio termo entre o cabelo cacheado e o liso. Segundo especialistas, o cabelo ondulado se encaixa em três classificações, o 2A, 2B e 2C. Por ser meio termo, muitas mulheres têm dificuldades de domar o cabelo e deixar da forma que deseja e é por esse motivo, que muitas acabam cedendo e alisando. Mas se o seu cabelo é ondulado, saiba como cuidar corretamente dos fios e ter um resultado de salão.

Provavelmente você já ouviu alguma mulher dizendo (ou você mesmo disse), que o cabelo é um liso armado. Mas apesar das três classificações do cabelo liso, nenhum deles os fios são armados e muito provavelmente você ainda não conseguiu identificar seu tipo de cabelo e por esse motivo, não consegue cuidar da forma que deveria, para trazer definição ao seu cabelo ondulado.

Quais são as curvaturas do cabelo?

Esse sistema de curvatura foi criado por André Walker, um cabelereiro americano e essa classificação é usada no mundo todo. E vai do  1A ao 4C. Sendo o número 1 usado para cabelo lisos e o 4 para cabelo crespo. Cada número contém três tipos de curvaturas existentes. Entenda mais sobre cada curvatura, com a tabela disponibilizada pelo próprio criador do método de classificação:

  • Tipo 1: cabelo liso
  • Tipo 2: cabelo ondulado
  • Tipo 3: cabelo cacheado
  • Tipo 4: cabelo crespo
Foto: Andre Walker

Quais são os tipos de cabelo ondulado?

Como a classificação universal criado pelo americano, existem apenas três tipos de cabelo ondulado. Saindo dessas três curvaturas, sendo para menos se encaixando no tipo 1 e mais ondulado se encaixando no tipo 3. Entenda mais sobre cada um deles:

Tipo 2A

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O primeiro tipo de curvatura é o 2A. Esse cabelo é fino, suas ondas são leves e não formam nenhum cacho. Além disso, a raiz é lisa e é bem fácil de modelar usando calor. Costuma ter pouco volume e é bem semelhante ao cabelo liso do tipo 1C.

Gisele Bündchen e seus cabelos ondulados – Foto: Instagram

Tipo 2B

Neste segundo tipo, as ondas já são bem moduladas, com mais volume e um cabelo nem tão fino, mas também não é grosso. Cachos como “Maisa” não se formam, mas é possível perceber as ondulações desde a raiz até as pontas.

Bruna Ferreira

Tipo 2C

Com uma classificação bem próxima ao cabelo cacheado, o ondulado tipo 2C, tem muito mais volume, as ondas são mais encorpadas, definidas e alguns cachos se formam ao longo dos fios. Assim como o 2B, o ondulado vem da raiz até as pontas.

Elo Rocha

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Como deixar o cabelo ondulado bem definido?

O primeiro passo para cuidar corretamente do seu cabelo ondulado é entender qual é o seu tipo de ondulação e assim, conseguir acertar na escolha dos produtos que serão usados. Os produtos específicos para o seu tipo de onda irá te ajudar a ter uma definição melhor e mais bonita.

Leia também: Fitagem: saiba tudo sobre a técnica para definir os cachos

Finalização para cabelo 2A

Esse tipo de cabelo é bem fino e liso na raiz, por isso, cuidado para não pesar a mão e deixar com um aspecto nada legal. Para finalizar, aposte em leave-in leves para que não fique “pesado” e não tirar o movimento dos fios. A aplicação deve ser feita somente no comprimento dos fios e jamais na raiz, onde o cabelo ainda é liso.

Finalização para cabelo 2B

Com esse tipo de fio, já é possível criar um volume, mas é necessário tomar cuidado com o tipo de produto que irá usar, já que a raiz ainda é um pouco lisa. As ondas já são mais definidas, e por isso, aplique um creme de pentear leve nas pontas até quase a raiz. Para deixar um volume ideal, amasse os fios com as mãos e deixe secar naturalmente.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Finalização para cabelo 2C

O fio é mais grosso, e por isso, não precisa ser, necessariamente, um creme mais leve. As ondas já são bem definidas e começam desde a raiz. Por isso, é preciso aplicar creme quase em todo o comprimento (não se aproxime muito da raiz, respeite pelo menos 3 dedos para que não fique oleoso). Amasse o cabelo ao final para trazer mais volume e se busca mais definição, aposte em um difusor para secar o cabelo.

Como pentear cabelo ondulado?

  1. O primeiro passo é acerta na escolha de um pente ou uma escova de pentear. Não precisa ser nada muito específico, mas aposte em dentes não tão abertos e também não tão unidos.
  2. Prefira pentear no banho, quando estiver com o condicionar nos fios, para que não tenha quebra dos fios e fique mais fácil para desembaraçar.

Pode pentear o cabelo ondulado seco?

Não é o ideal. Se você pentear o seu cabelo seco, pode tirar toda a definição que fez e armar o seu cabelo, ficando com um aspecto nada legal. Por isso, se tiver embaraçado, tente tirar o nó com as mãos e se não conseguir, o ideal é usar um creme para pentear somente o local que está o nó e assim, preservar as ondas do restante dos fios.

(Foto: Unsplash)

Como secar o cabelo ondulado?

Pode parecer uma missão impossível secar o cabelo ondulado sem tirar a definição e sem armar, mas com a técnica certa você verá que é possível e te deixará ainda mais linda. Para isso, é necessário um secador com um difusor, que irá te ajudar na definição.

  1. O primeiro passo é pentear o cabelo e retirar todos os nós
  2. Finalize com cabelo com creme de pentear para dar definição e amasse com a ajuda de uma camisa de algodão
  3. Aplique o protetor térmico para secar o cabelo
  4. A temperatura e a potência do secador devem ser no médio para não dar frizz
  5. Comece secando pela raiz e após divida o seu cabelo em mechas para ir secando com o difusor
  6. Está pronto!

Veja o passo a passo em vídeo para entender melhor:

Como diminuir o frizz do cabelo?

O cabelo ondulado e cacheado, têm naturalmente frizz. Por isso, se você está no processo de transição, é preciso entender que é uma característica desse tipo de cabelo. Mas para diminuir esses fios que ficam bagunçados, basta seguir todas as dicas listadas acima e os cuidados abaixo:

  • Faça um cronograma capilar para manter o cabelo saudável
  • Jamais seque o cabelo sem proteção térmica
  • Evite água muito quente no banho
  • Não penteie o cabelo ondulado quando secar
  • Utilize produtos específicos para os eu tipo de onda
  • Faça um corte que favoreça a definição das suas ondas

Seguindo todas as dicas, seu cabelo terá um resultado de salão e suas ondas terão mais definição!

Comentários (0)
Comentar