Como lavar sutiã: aprenda dicas e cuidados para sua lingerie durar mais

O sutiã é uma peça usada diariamente e que precisa ser lavada de forma correta. Mas, você sabe como lavar sutiã?

Assim como outras peças intimas, o sutiã é bem delicado e exige alguns cuidados para manter a peça bonita, sem amassados ou sem rasgos.

Isso porque a maioria dos sutiãs são feitos de um tecido bem sensível e frágil, o spandex. E, se não lavados de forma correta, os sutiãs podem desgastar antes do tempo.

Por isso, preparamos um guia completo para você aprender a como lavar sutiã, mantendo a peça bonita e bem cuidada.

Com quanto tempo devo lavar o sutiã?

Primeiramente, é importante saber a frequência que se deve lavar os sutiãs. Alguns profissionais da saúde afirmam que, por acumular muito suor, eles devem ser lavados a cada dois ou três usos. Além disso, eles devem ser descartados com 12 meses de uso.

Como lavar sutiã

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Existem diversas maneiras de como lavar sutiã, sem danificar o tecido ou amassá-lo, preservando a estrutura da peça. Confira:

1. Lavagem de top esportivo

sutiã esportivo ou top esportivo é uma peça íntima, mas que não exige tanto cuidado quanto os sutiãs normais. Ele pode ser lavado na máquina com água fria e sabão neutro. Não esqueça de retirar o bojo antes da lavagem.

2. Como lavar sutiã com bojo

Imagem: Pixabay

O ideal é lavar esse tipo de peça à mão, já que a máquina pode deformar o bojo ou danificar a estrutura dos aros de sustentação.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Não utilize água quente, nem alvejantes. Esses produtos podem estragar a peça, diminuindo durabilidade do sutiã.

Em um tanque ou balde, utilize água morna e sabão neutro. Misture o sabão na água até criar bolhas e mergulhe o sutiã na mistura. Deixe de molho por volta de 20 minutos. Depois, troque a água do tanque e enxágue bem o sutiã.

Mas, lembre-se: não torça o sutiã de bojo. Isso pode danificar a estrutura do bojo, deixando-o deformado e amassado.

3. Como lavar sutiã de bojo na máquina

Apesar de ser uma peça mais delicada, você pode lavar o sutiã de bojo na máquina de lavar. Isso mesmo! É só tomar alguns cuidados na hora da lavagem.

Primeiramente, feche os ganchos do sutiã e coloque-o em um saco de lavagem para evitar atritos com outras peças de roupa.

Utilize sabão neutro para lavar a peça, lave-o no ciclo leve da máquina e não utilize a secadora. Deixe o sutiã secar naturalmente em um varal.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

4. Como lavar sutiã de amamentação

Já esse tipo de sutiã, pode ser lavado na máquina, quando colocado em um saco próprio para lavagem. Se o sutiã não tiver aros, ele não vai prejudicar a máquina ou ter sua estrutura danificada.  Utilize a água fria para lavar o seu sutiã.

5. Lavando sutiã tomara-que-caia

Esse tipo de sutiã é mais indicado para lavar à mão, pois, o forro da peça é recheado de um silicone que o sustenta. Na máquina, o silicone pode atrair pelos e desgastar mais rápido. Use as mesmas técnicas que para um sutiã com bojo.

6. Como lavar sutiã brallete

O sutiã brallete é uma peça sem nenhuma sustentação. Assim, sua lavagem deve ser feita à mão e em água fria, já que eles geralmente são mais delicados, com renda.

Imagem: Pixabay

Como tirar manchas do sutiã?

Encontrar manchas no sutiã pode induzir ao erro de levá-lo ao ciclo pesado da máquina de lavar, mas não indicamos essa ação.

Para tirar as manchas do sutiã, você deve deixá-lo de molho antes da lavagem em sabão neutro e água fria por pelo menos 15 minutos. Em seguida, esfregue o local da mancha. Mas, caso não saía, utilize bicarbonato para fazer a limpeza.

Dicas para lavar sutiã em casa

Após o passo a passo, algumas dicas podem contribuir para otimizar a lavagem do sutiã. Confira algumas dicas que selecionamos:

  • Não use água quente;
  • Evite máquina de lavar;
  • Não use alvejantes;
  • Ao lavar na máquina, feche o sutiã;
  • Use sabão neutro ou de sabão de coco.

 

Com essas dicas de como fazer a lavagem do sutiã, você evita desgastar a peça com produtos ou temperatura da água, mantendo a qualidade do produto.

Assim, você mantém os sutiãs limpos e bem cuidados, com sua estrutura original por mais tempo, contribuindo para sua durabilidade.

Lembre-se que a lavagem do sutiã é feita com maior frequência já que é usado em uma área que acumula muito suor, acumulando bactérias e microorganismos. Os sutiãs são peças íntimas delicadas que exigem bastante cuidado na lavagem.

Comentários (0)
Comentar