Bullet Journal: aprenda como começar o seu e inspire-se com páginas fofas

Com certeza você já ouviu falar no bullet journal.  Colorido, divertido e personalizável, ele faz sucesso principalmente entre os criativos e apaixonados por organização. Aprenda tudo sobre a técnica, com dicas e inspirações para montar o seu.

 

O que é um bullet journal?

 

Primeiramente, o bullet journal vai muito além de um simples diário. Isso porque ele é um sistema analógico criado por Ryder Carroll, um designer baseado em Nova York. Em suas palavras, o bullet journal visa “ajudá-lo a rastrear o passado, organizar o presente e planejar o futuro”. Certamente é um sistema incrível, que mantém um registro visual de tudo o que você quiser.

 

Para começar, um exemplo clássico e super colorido. Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Mas aqui está a parte divertida: um bullet journal não é algo que se compra pronto. Em vez disso, você compra um caderno pautado ou liso e cria algo exclusivo para você e seus objetivos. Por esse motivo, a técnica virou queridinha de quem adora liberar o lado criativo.

 

Imagem: Reprodução / Tumblr

 

Isso quer dizer que, geralmente, a base é um caderno simples, que pode ser desses que você encontra em qualquer livraria. Para começar, basta definir alguns pontos-chave que você gostaria de organizar em sua vida e começar a planejar as páginas.

Uma vez que o bullet journal é um método puramente visual, quanto mais cores e estímulos, melhor. Com isso, é possível organizar a agenda, os estudos, livros lidos, séries da Netflix, dietas, compras e muito mais!

 

Na sequência, inspiração de página para manter as séries em dia. Imagem: Reprodução / Pinterest

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Até mesmo uma agenda simples pode ser personalizada e se transformar em um bullet journal. Imagem: Reprodução / Instagram

O que você precisa para começar

Caderno, canetas coloridas, cola, tesoura e adesivos são certamente os essenciais. Ademais, é possível ir personalizando aos poucos, tudo vai depender do quanto você ama papelaria.

 

Estrutura e conteúdo do bullet journal

Geralmente o bullet journal é dividido em calendário mensal, calendário diário ou, por fim, semanal. Basta escolher aquele que mais se adapta aos seus objetivos. Além disso, no início aproveite para colocar um índice logo na primeira folha. Assim, após preencher todas as demais páginas da estrutura, basta retornar e criar um sumário com tudo bem organizado.

 

Em primeiro lugar, um calendário semanal. Imagem: Reprodução / Instagram
Logo na sequência temos uma página de organização mensal. Imagem: Reprodução / Instagram

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Mais um exemplo de bullet journal semanal. Imagem: Reprodução / Pinterest
Para começar um novo mês, capriche na ilustração. Imagem: Reprodução / Instagram

 

Organização, símbolos e registro rápido

Contudo, uma vez que o bullet journal é um método, ele vai muito além da escrita e decoração. Na sequência, traduzimos o passo a passo indicado pelo criador da técnica em seu site oficial. Comece por aqui para categorizar e organizar o seu:

O Rapid Logging (registro rápido) é o “idioma” no qual você escreve o seu bullet. Resumindo, é uma forma de capturar informações como listas com marcadores. Vamos começar com o básico:

Bullets (Marcadores)

Se o registro rápido é a linguagem, vale dizer que os marcadores são a sintaxe. Isso quer dizer que eles são frases curtas, emparelhadas com símbolos, tudo para categorizar visualmente suas entradas. Por isso, um símbolo geométrico serve para representar para tarefas, eventos ou notas.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Tarefas

De acordo com o sistema oficial de Ryder Carroll, as tarefas são representadas por um ponto simples “•”. “Usamos um ponto em vez de uma caixa de seleção porque é rápido, limpo e pode ser facilmente transformado para refletir o estado da tarefa”, explica o criador.

 

Eventos

Diferentemente das tarefas, os eventos são representados por um círculo aberto, como um “o”. Dentro dessa categoria, insira datas programadas ou faça registros após o ocorrido.

 

Imagem: Reprodução / Tumblr

 

Notas

Em terceiro lugar temos as notas, representadas com um travessão “-”. Uma nota, por sua vez, pode incluir: fatos, idéias, pensamentos e observações. Elas são usados para capturar informações ou dados que você não deseja esquecer. De acordo com o site oficial, este marcador funciona bem para reuniões, palestras ou anotações de sala de aula.

 

Adesivos deixam tudo ainda mais visual e interativo. Imagem: Reprodução / Pinterest

Símbolos extra

Por fim, temos os “significadores”, que fornecem contexto adicional às suas entradas. Por isso, coloque-os à esquerda dos marcadores, para que se destaquem.

* = Prioridade: usado para marcar as coisas mais importantes da sua lista. Contudo, o alerta é utilizar com moderação. Se tudo é prioridade, nada é.

! = Inspiração: Grandes ideias, mantras pessoais e percepções geniais nunca mais serão perdidas!

 

Certamente o melhor planejamento de férias. Imagem: May Furtado
Como falamos anteriormente, o bullet journal é personalizável. Imagem: Reprodução / Pinterest

Como criar páginas criativas e diferentes no bullet journal?

Imagem: Reprodução / Instagram

 

Agora que você já sabe como funciona, hora de começar o seu. Primeiramente, você vai aprender como personalizar as páginas para rotina da manhã e dicas de produtividade:

 

 

 

Na sequência, boas novas para os iniciantes. Aliás, vale dizer que se engana quem pensa que é preciso ser um artista nato para criar o primeiro bullet journal.

Ainda que você não tenha tanta intimidade com os canetas, é possível decorar o caderninho com muita criatividade e sem desenhar. Veja como no vídeo a seguir:

 

 

Comentários (0)
Comentar