Benefícios do jiló: conheça receitinhas deliciosas para incluir na dieta!

Você gosta deste fruto ou está no time das pessoas que torcem o nariz quando ele chega até a mesa? De qualquer forma, vem saber mais sobre os benefícios do jiló!

Muita gente não sabe, mas assim como o tomate, o jiló é um fruto e vem da família das solanáceas, assim como a berinjela e o pimentão. Seu sabor amargo faz com que muita gente prefira não o comer. Na verdade, boa parte das pessoas diz “como de tudo, só não gosto de jiló” quando questionadas sobre sua rotina alimentar, não é mesmo?

 

Foto: Reprodução/Pinterest

 

Saiba que se você é uma dessas pessoas, o jiló pode contribuir de maneira muito positiva para a sua dieta. Dentre os benefícios que ele oferece, o emagrecimento e o controle do diabetes são alguns deles.

 

Os principais benefícios do jiló para a saúde

 

1. Ele pode dar uma forcinha no seu processo de emagrecimento.

O jiló é comumente associado a dietas saudáveis para emagrecer pois é composto por muitas fibras. Assim como a maior parte dos alimentos que ajuda na saciedade, o jiló não será capaz de te fazer emagrecer do dia para a noite e é importante que você saiba disso.

Mas, de acordo com a nutricionista Ana Paula Moura em entrevista para o portal Dicas de Mulher, quando associado a uma dieta balanceada e uma rotina de exercícios, este fruto com baixíssimas calorias pode ser de muita ajuda para você.

 

2. O jiló é um aliado contra a anemia.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Por conta da quantidade de ferro presente na composição do jiló, ele pode ser benéfico para pessoas que sofrem com a anemia, dando aquela ajudinha! Além disso, nada melhor do que ter mais uma opção para sua dieta, não é mesmo?

 

Foto: Reprodução/Pinterest

3. Também auxilia no controle da diabetes

O diabetes (ou a diabetes) é o nome que damos a uma doença que basicamente consiste em taxas elevadas de açúcar no sangue. Esta doença pode causar lesões em vasos sanguíneos e ser responsável por complicações de saúde.

Quem tem diabetes geralmente precisa manter uma alimentação mais regrada do que as outras pessoas e o jiló pode ser um aliado nesse momento. Por ter poucas calorias e muitas fibras, ele ajuda no controle da diabetes.

 

4. O jiló é excelente para a digestão.

Por conta do sabor mais amargo, o jiló faz com que a produção de suco gástrico por parte do estômago seja estimulada. Este ácido é capaz de quebrar moléculas de alimentos mais difíceis de digerir.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

5. Ajuda a cuidar bem da saúde do coração.

Por últomo, o jiló é rico em vitaminas como a B1, benéfica para a regulação das funções cardíacas. Pois é! Essa mini lista sobre os benefícios do jiló acabou te surpreendendo, não é verdade?

 

Como tirar o amargo do jiló

Sim, é super possível amenizar o sabor marcante do jiló para que você consiga inseri-lo em sua dieta. A gente te ensina!

Foto: Reprodução/Pinterest

 

Caso você não saiba, o jiló tende a ficar mais amargo conforme amadurece. Por esse motivo, o ideal é que você consuma esse fruto quando ele ainda está um pouquinho verde, deixando as unidades mais amarelinhas de lado. Portanto, na hora de escolher, busque pelos mais firmes.

Além disso, é interessante que você pique o jiló em quatro partes e o coloque em um recipiente com água e sal por no mínimo 15 minutos. Isso fará com que o amargo dele seja suavizado.

 

Como preparar jiló em casa

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Indo além do trivial, ele pode inspirar receitas bem diferentonas e super gostosas. Saiba como aproveitar esse alimento e os benefícios do jiló.

Vamos começar pelo mais simples e fácil? O tradicional jiló refogado pode ficar bem mais gostoso agora que você sabe como deixa-lo menos amargo.

Frite cebola e alho à gosto em uma panela com um pouquinho de óleo, azeite ou até mesmo manteiga. Em seguida, adicione o jiló picado e que já estava na salmoura para suavizar o sabor. Refogue e em seguida mantenha a panela semi tampada para que o fruto cozinhe.

 

1. Babaganoush de jiló

Você pode escrever babaganoush, babaganush ou babaganuche, mas a verdade é que essa receita é deliciosa em qualquer versão.

Este prato árabe comumente feito com berinjela pode ser feito com jiló, assim como ensina o vídeo do ex-Masterchef e Youtuber Mohamad Hindi.

 

 

3. Jiló empanado e super diferente!

Tudo bem que o jiló é comumente associado a dietas de emagrecimento, mas isso não significa que ele não possa ser a estrela principal quando o assunto é aquela receitinha deliciosa para escapar da rotina.

Essa receita é super simples e você consegue fazer com os ingredientes que tem em casa. Retire o jiló da salmoura e o mergulhe em ovos batidos. Em seguida, é preciso empaná-los em farinha de rosca, assim como você já deve ter feito antes com bifes, filés de frango, entre outros. Ahhhh, recado importante: lembre-se de temperar os ovos e também a farinha com sal e pimenta do reino.

 

4. Caponata de jiló

No vídeo a seguir a Dona Dirce nos ensina a fazer uma caponata de jiló com gostinho da casa de vovó (até rimou!). Se você não sabe, a caponata se parece bastante com o antepasto e inclusive costuma ser feito com berinjelas, mas a versão com jiló pode ser incrível. Vem ver!

 

 

 

5. Jiló de forno 

Que tal mais uma receita de vovó? Mais versátil do que você imaginava, não é verdade? O jiló pode ser frito, empanado, em forma de salada…e também vai ao forno. Ideal para aqueles dias mais corridos que você não quer passar muito tempo prestando atenção no fogão.

 

 

E aí, te convencemos a desfrutar dos benefícios do jiló em sua dieta? Conta pra gente aqui nos comentários!

Comentários (0)
Comentar