Nem do Corinthians, nem do Flamengo: a camisa de futebol mais desejada do mundo atualmente é a da grife de luxo Balenciaga. O diretor criativo da marca, Demna Gvasalia, criou uma camiseta com referências no esporte que custa nada menos que US$ 780, cerca de R$ 4 mil na cotação do dólar hoje (R$ 5,31).
A peça faz parte da coleção Outono/Inverno 2020, mas chega agora às lojas no hemisfério norte. A Balenciaga apostou em elementos de design que lembram uma camiseta de time ao mesmo tempo em que elevou a roupa esportiva a um outro nível. Mesmo com aquele mood desleixado, a camiseta da Balenciaga é feita em algodão premium, ombros acentuados e oversized.
Na frente, aparece um brasão que poderia muito bem ser de qualquer time. Inclusive com espaço para o patrocinador onde, é claro, se lê “Balenciaga”. O mesmo acontece na parte de trás, com o número 10 estampado abaixo do nome da marca que pode ser personalizado.
Camiseta de futebol da Balenciaga
Dessa forma, a camiseta de futebol da Balenciaga representa uma versão sofisticada do ícone do futebol. E isso causou estranheza nas redes sociais. Da mesma forma quando a cantora Adele usou uma fantasia de penas no Carnaval britânico e foi acusada de apropriação cultural.
No caso da Balenciaga, a polêmica gira em torno do preço da peça, claro. E não apenas o valor exorbitante de cerca de 4 mil reais, mas também por transformar a representação de um dos esportes mais populares do mundo em ícone de luxo. Então, a grife explorou essa paixão mundial das massas e deu um novo significado ao uniforme, que chamou de Balenciaga Football Club.
Inclusive, não é apenas uma camiseta, mas quatro looks completos com calção, meião e outros acessórios bem característicos do futebol. Em entrevista à Vogue UK Demna Gvasalia disse que cresceu na Geórgia, Estados Unidos, em meio aos jogadores de futebol: “Esporte, religião, obsessão e sedução são despojados de suas funções, deixando apenas a sensação de um objeto de moda”.