Por que 1º de abril é o dia da mentira? Descubra a origem

0

Desde criança somos apresentadas a uma data muito peculiar: o dia da mentira. Um momento em que todos contam histórias sem sentido e a falsidade rola solta de um jeito bem leve e divertido. Mas por que 1º de abril é o Dia da Mentira? Essa é uma das perguntas do universo que não possuem respostas 100% corretas, mas algumas teorias bem interessantes existem.

Quer descobrir quais são essas explicações? Então vem com a gente entender melhor os segredos por trás dessa data tão única.

Por que 1º de abril é o Dia da Mentira?

por que 1 de abril e o dia da mentira 3
Foto: Reprodução/Pixabay

Todo mundo sabe que o Dia da Mentira, ou Dia dos Bobos, é comemorado todos os anos em 1º de abril, mas será que existe algum motivo específico para isso?

Há, na verdade, inúmeras teorias, nada comprovado realmente, mas é legal até pensar que um dia cheio de mentiras possua um mistério assim.

A teoria mais famosa é de que a data surgiu na França no século XVI, época em que o ano novo era comemorado dia 25 de março até 1º de abril. No anode 1564, o rei decidiu adotar o calendário gregoriano, passando a contar um novo ano em todo 1º de janeiro.

Acontece que muita gente não gostou da mudança ou acabou esquecendo e continuou usando o calendário antigo. Esses viraram motivo de piada pelo restante da população que não perdoou e passou a chamá-los de “bobos de abril” por ainda comemorarem o Ano Novo em uma data que não existia mais. Aí, em vez de 1º de abril ser considerado o Dia de Ano Novo, passou a ser considerado Dia dos Tolos.

A partir disso, tudo leva a crer que as brincadeiras e zombarias da época ganharam fama, passando de geração em geração até se tornarem uma tradição do país. Depois, foram difundidas pela Europa e acabaram conquistando o mundo todo – cada lugar adaptando do seu jeito.

Dia da mentira no Brasil

Aqui no Brasil, a data é comemorada de um jeito bem leve: inventamos histórias e contamos aquelas mentirinhas para as pessoas mais próximas, não tem muito segredo. Muita gente inclusive já termina o mês de março atenta às lorotas que podem vir por aí.

O Dia da Mentira virou até data de vendas! Muitas marcas brasileiras e mundiais aproveitam o dia para fazer promoções e entreter o público de uma forma diferente. Legal, não é mesmo?!

1º de abril é feriado?

Não! O Dia da Mentira é uma data comum, sem feriados, mas com uma vantagem: podemos inventar umas histórias e brincar sem peso na consciência. Só não vai passar do ponto, hein?! É para ser algo saudável, leve e divertido.

Frases de Dia da Mentira

Para deixar esse dia mais divertido, que tal compartilhar algumas frases com seus amigos e pessoas próximas? Separamos opções que falam sobre a mentira e as diversões da data. Vem conferir e compartilhar:

  • Só aceito falsidade no Dia da Mentira. No resto do ano, não adianta mentir pra mim.
  • Uma mentirinha não faz mal a ninguém…
  • Tem gente que acha que o Dia da Mentira é o ano todo.
  • Vai mentir logo pra mentiroso?
  • A capacidade que você tem para mentir, eu tenho para fingir que acredito.
  • Dia da Mentira é só mais um dia em que todos são falsos, mas com autorização.
  • Hoje podemos mentir, mas não podemos esquecer das nossas verdades.
  • De tanto se repetir uma mentira, ela acaba se transformando em verdade. Cuidado com ela!
  • As palavras podem mentir, mas as atitudes sempre falam a verdade. 1º de Abril, Dia da Mentira!
  • Não fale mentiras sobre mim que não direi verdades sobre você.
  • Quem é de verdade sabe quem é de mentira, nunca se esqueça disso!
  • A mentira tem perna curta, mas corre que é uma beleza.

Para continuar nesse clima de brincadeira e leveza, vem conferir nossa seleção de frases de deboche. Você pode aproveitar algumas delas para responder seus amigos no Dia da Mentira com grande estilo!

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy