Cinco motivos para consumir azeite de oliva todos os dias

0

Quando falamos em óleo, muitas vezes vem à mente os malefícios do consumo desse tipo de gordura, como o ganho de peso e o aumento do risco de problemas cardíacos, por exemplo. Agora, imagine um óleo que, além de não promover esses efeitos, é capaz de ajudar no emagrecimento, aumentar o colesterol bom, melhorar a saúde do coração e até dar uma ajudinha na hidratação do cabelo? Pois bem, vamos falar dos motivos para consumir azeite de oliva, óleo extraído da azeitona e que, quando consumido com moderação, só tende a promover ganhos para a nossa saúde.

As propriedades do azeite

Motivos para consumir azeite
Foto: Steve Buissinne

O azeite de oliva já é bastante conhecido na cozinha brasileira e vem ganhando cada vez mais adeptos, especialmente graças ao seu sabor marcante. E não é só isso: existem outros motivos para consumir azeite, já que ele tem propriedades benéficas incríveis. No entanto, segundo a nutricionista Carolina Gastaldo, é importante ficar atento ao tipo. “O extra virgem é a melhor opção, pois contém maior concentração de nutrientes e antioxidantes. Também é rico em gorduras monoinsaturadas, ômega 9, vitaminas K, E e A, magnésio e aminoácidos”, diz. Além disso, continua: “No mercado, prefira os que vêm em embalagens de vidro escuro. Isso porque o contato direto com a luz compromete seus benefícios”.

Cinco motivos para consumir azeite todos os dias

Se você é do grupo de pessoas que pensa que qualquer tipo de gordura é prejudicial à saúde, é bom rever seus conceitos. Isso porque o azeite – que portugueses, espanhóis e gregos consomem e grandes quantidades – é um óleo vegetal que só tende a trazer benefícios para a saúde se for consumido com moderação. O consumo ideal, segundo a nutricionista, é de cerca de duas colheres de sopa por dia, distribuídas entre as refeições, em pratos quentes como carnes e legumes ou no tempero de saladas cruas. Vamos, então, aos cinco motivos para consumir azeite diariamente.

Azeite de oliva
Foto: Pixabay

Ajuda a emagrecer

Vamos começar a lista dos principais motivos para consumir azeite falando sobre a sua colaboração no processo de emagrecimento. É claro que, para isso, uma dieta balanceada é indispensável. Mas o azeite promove sensação de saciedade e, segundo pesquisa publicada pela revista científica norte-americana Diabetes Care, diminui o acúmulo de gordura na região abdominal.

Colabora com a saúde do coração

O azeite extra virgem é um óleo vegetal de boa qualidade e tem ômega 9 em sua composição, o que contribuiu para a manutenção da saúde do coração. De acordo com um estudo publicado no científico Journal of American College of Cardiology, o azeite de oliva está associado a uma saúde cardiovascular turbinada, reduzindo os riscos de problemas cardiovasculares, infarto e AVC.

Estimula e protege o cérebro

Esse óleo vegetal é rico em antioxidantes, que estão diretamente relacionados à preservação e ao bom funcionamento do cérebro. Por isso, entre os motivos para consumir azeite, vale destacar sua eficácia na prevenção de danos cerebrais. Além disso, ele ajuda a preservar a memória e melhora a função cognitiva, de acordo com o cientista norte-americano Domenico Pràtico, da Temple University.

Previne o envelhecimento precoce

Também graças aos antioxidantes que traz em sua composição, o azeite é um grande aliado na prevenção do envelhecimento celular. Esses compostos reduzem a formação dos radicais livres, que são responsáveis pelo estresse oxidativo – responsável pela degeneração das células do corpo. Em outras palavras, consumir azeite regularmente melhora a aparência e fortalece a imunidade da pele.

É ótimo para pele, cabelo e unhas

Esse é um dos motivos para consumir azeite mais apreciados pelas pessoas vaidosas. Os ácidos graxos presentes nesse óleo vegetal previnem o ressecamento da pele, dão brilho ao cabelo e fortalecem as unhas. Apesar de ser considerado parte das receitas da vovó para colaborar com a beleza, atualmente ele é um dos queridinhos da indústria cosmética e está em constante estudo graças às suas propriedades emolientes.

 

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy