Como perder a timidez: aprenda dicas e exercícios para superar o medo

1

Quer aprender como perder a timidez e dar um salto na sua vida profissional e pessoal? Então comece a praticar agora mesmo essas dicas.

 

Dicas simples para eliminar a timidez

como perder a timidez
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Como falamos anteriormente, se a sua timidez é causada por falta de prática, vergonha ou medo de não ser aceito, algumas dicas práticas podem ajudar. De modo geral, todos temos receio do julgamento alheio e, por isso, muitas vezes nos privamos de fazer aquilo que gostaríamos. Para os tímidos, não é diferente. Mas saiba que uma das melhores soluções é enfrentar o medo de frente e, para isso, algumas dicas podem ajudar.

 

Fale em público

Para começar, uma ideia que causa verdadeiros pesadelos para os tímidos. No entanto, a única forma de perder o medo de falar em público é se acostumar com a situação.

Por isso, aproveite as oportunidades na escola ou no trabalho e dê a sua opinião, em alto e bom som, sempre que possível. Aos poucos, fica mais fácil e a situação vira rotineira.

 

Matricule-se em um curso de vendas

Em segundo lugar, uma das ideias mais recomendadas no mundo inteiro para perder a timidez. Vender é uma profissão que requer disposição, boa comunicação e, é claro, conexão. Por isso, os cursos da área costumam ser um prato cheio para quem quer aprender a ser menos tímido e conquistar mais pessoas.

 

Leia em voz alta para perder a timidez

Assim como na dica sobre falar em público, ler em voz alta também é um bom exercício para eliminar a autocrítica e perder o medo dos julgamentos. Sempre que possível, seja o voluntário para ler na frente da turma ou dos colegas de trabalho.

Antes de começar, você pode testar em casa, com a família ou até mesmo com o auxílio de um gravador de voz. Desse modo é possível avaliar, de forma sincera, a sua performance e melhorar os pontos fracos.

 

Exercícios para perder a timidez

perder a timidez
Imagem: Kourtney Kardashian (Reprodução / Instagram)

 

Na sequência, você vai aprender 3 exercícios simples e poderosos para auxiliar no processo. Basta repetir com atenção e manter a frequência. Em pouco tempo, você verá os resultados:

 

1. Encare o espelho

Para começar, um exercício simples e que pode mudar para sempre a sua timidez. Você só vai precisar de um espelho de corpo inteiro e, é claro, coragem de encarar os seus medos.

Como fazer

  1. De frente para o espelho, inicie uma conversa como se estivesse falando com outra pessoa;
  2. Você pode tentar vender um produto, contar uma piada ou falar sobre alguma notícia atual;
  3. Monitore os seus movimentos e fale de forma espontânea, sem desviar os olhos do espelho.
  4. Isso funciona porque, geralmente, as pessoas tímidas tendem a ser muito autocríticas. Portanto, o contato visual pode ajudar a descobrir quais pontos melhorar, bem como a reconhecer quais posições e expressões favorecem a aparência

 

2. Filme-se para perder a timidez de falar em público

Em segundo lugar, uma versão um pouco mais ousada do exercício do anterior. Assim como os atores ensaiam antes de uma grande cena, você também pode utilizar a câmera para corrigir defeitos e melhorar ainda mais a performance.

Isso é ideal para quem deseja perder a timidez para vender produtos e ideias, seja na vida real ou na internet. Ademais, é muito fácil. Assim como no exercício do espelho, você deve simular uma conversa espontânea na qual aborda um tópico interessante ou vende algo.

Depois, assista a gravação e anote os pontos fortes e fracos da sua performance. O ideal é repetir e aperfeiçoar até aumentar a segurança. Aliás, um dos grandes entusiastas dessa técnica do ensaio é Dale Carnegie, autor do livro “Como Fazer Amigos E Influenciar Pessoas”. Em seus treinamentos, ele indicava que os executivos simulassem uma ligação de vendas, seguindo o passo a passo desse exercício. Viu como é poderoso?

 

3. Exercício de afirmação positiva para perder a timidez

Na sequência, um exercício muito simples e poderoso, que combina técnicas de visualização e afirmação positiva. De fato, nossas palavras têm poder. Por isso, elas são aliadas poderosas na hora de corrigir hábitos prejudiciais e construir uma vida melhor.

O exercício a seguir ajuda a eliminar crenças sobre timidez e aumentar a autoestima através de palavras positivas.

Você vai precisar de:

  • Papel
  • Caneta
  • Celular com gravador
  • Ambiente tranquilo para se concentrar

 

Como fazer:

  1. Para começar, concentre-se e escreve frases que exaltem a sua autoconfiança: eu sei me comunicar bem, eu faço amigos onde quer que vá, sou atraente e convincente, etc. Escolha palavras positivas e trabalhe seus pontos que causam insegurança.
  2. Depois de finalizar a lista de afirmações, leia em voz alta repetidamente e grave com o celular.
  3. De acordo com o site Psicólogo SP, é ideal que a gravação tenha entre 10 minutos a meia hora.
  4. Depois é só ouvir a gravação 1 vez ao dia, todos os dias até começar a sentir os efeitos poderosos do exercício.
  5. Para turbinar ainda mais a experiência você pode, ainda, repetir em voz alta em frente ao espelho.

 

4. Olhe nos olhos de todo mundo sempre que puxar assunto

Por último, um exercício que pode parecer muito difícil para os tímidos. Afinal, é comum que as pessoas que tem dificuldade na interação social não consigam encarar os outros nos olhos enquanto falam.

Por isso, é interessante adotar esse exercício ao menos semanalmente. Você pode começar com seu círculo familiar, mas o ideal é expandir e praticar também com estranhos. Durante um dia inteiro, converse olhando nos olhos de todo mundo. De início, pode ser por apenas alguns segundos, mas aos poucos você deve aumentar o tempo.

Isso ajuda a criar conexões mais genuínas e demonstra um interesse da sua parte para com o outro. Desse modo, além de perder a timidez, você ainda estreita os laços com as pessoas e, é claro, se transforma em um orador mais cativante.

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy