Yoga para crianças: conheça 20 benefícios da prática

O yoga, originário da Índia, é cada vez mais praticado em todo o mundo. Isso porque cada vez mais se fala nos inúmeros benefícios da prática para o corpo e a mente. Mas você sabia que o yoga para crianças tem sido também muito procurado por mães e pais? Saiba por quê.

Foto: Florence for Kids Yoga Blog

O que é o yoga para crianças?

O yoga é uma prática benéfica que busca o equilíbrio entre corpo e mente e, portanto, é indicada para pessoas de todas as idades. Com exercícios que ajudam a controlar a ansiedade, aliviar dores e que colaboram com a nossa disposição, a atividade promove maior consciência corporal e controle mental. “O yoga tem tantos benefícios que fica até difícil listar todos. Mas, um dos principais é você se conhecer, tirar um tempo para se estudar e se entender. E isso serve para a mente e também para o corpo”, diz a professora Catherine Rocha Davies.

Pensando nesse sentido, já dá pra imaginar porque o yoga para crianças está cada vez mais popular e porque já existem professores e escolas especializados em ensinar a prática para os pequenos. “Falando do aspecto físico, a prática ajuda a fortalecer, dar flexibilidade e elasticidade ao corpo. Já em relação à mente, desenvolve a calma e a concentração, por exemplo”, continua a professora de yoga. Além disso, segundo ela, os yamas e niyamas (preceitos éticos e morais da filosofia yogi) são princípios de boa conduta que servem também para os mais novos: “São ensinamentos como falar a verdade, ter autocontrole e disciplina, não desistir frente às dificuldades e aprender a dividir. Isso tudo é legal de ensinar para as crianças porque elas crescem praticando e transmitindo para os outros”.

Com que idade a criança pode praticar yoga?

Foto: Salon Gold UK

Um dos métodos que estão conquistando pais e mães é o baby yoga, que é praticado com um adulto. Aqui, a ideia é estreitar os laços e também promover o relaxamento no bebê, o que pode ajudar na qualidade do sono. Vale ressaltar que antes de iniciar a prática é importante ter o aval do obstetra (no caso das recém-mamães) e também do pediatra. Além dessa modalidade, o yoga para crianças é recomendado por especialistas a partir dos quatro anos aproximadamente, pois é quando a criança entende com mais facilidade as orientações e o que se espera dela.

No entanto, para que a prática não se torne chata para os pequenos, Catherine sugere que os pais comecem a fazer junto ou então que a aula seja lúdica: “Para as crianças, essa é uma forma de brincar junto com os adultos. Mas, se não existe essa possibilidade, os professores especializados são treinados para trazer as melhores e mais adequadas posições para cada idade e também falar sobre os yamas e niyamas de uma maneira que elas entendem e com bastante leveza”.  Para quem tem interesse na prática, a professora indica o livro “Vamos brincar de estátua?”, de Lúcia Barros e Márcia de Luca. A publicação traz os preceitos da filosofia yogi, posturas introduzidas por histórias, dicas de respiração e meditação e outros temas, tudo voltado para crianças.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Conheça 20 benefícios da prática

Foto: welcomehome.org.gg

Os pequenos tendem a se beneficiar muito com a prática. Isso porque, além de promover benefícios para a mente, o yoga trabalha aspectos físicos. “Como resultado, a criança passa a prestar atenção em si mesma e a se observar. Assim, ela aprende a relaxar, focar no momento presente e a perceber como o corpo dela se sente como um todo”, complementa a professora de yoga. Confira 20 benefícios do yoga para crianças:

1 – Consciência corporal

2 – Desenvolvimento de ossos e músculos

3 – Aumento da flexibilidade

4 – Melhora da postura

5 – Desenvolvimento da coordenação motora

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

6 – Alívio de tensões física e mentais

7 – Manter a calma

8 – Manter a disciplina e a concentração

9 – Aumento da autoestima e autoconfiança

10 – Estimula hábitos mais saudáveis

11 – Melhora a convivência com outras crianças

12 – Desenvolve a imaginação e a criatividade

13 – Desperta as qualidades de cada um

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

14 – Melhora o foco para os estudos

15 – Promove a tranquilidade e a tolerância

16 – Promove o autocontrole

17 – Facilita a manutenção do peso

18 – Melhora a qualidade de sono

19 – Aumenta a força de vontade e a disposição

20 – Promove um estilo de vida mais feliz

saúde mentalyoga
Comentários (0)
Comentar