WhatsApp escolhe o Brasil para estrear novo recurso de pagamentos

Fazer transações será tão simples quanto compartilhar fotos, anunciou Mark Zuckerberg

1

Os usuários do WhatsApp no Brasil serão os primeiros do mundo a receberem uma atualizaçãio que permitirá ao aplicativo enviar e receber dinheiro. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo CEO do Facebook, Mark Zuckerberg.

“Hoje nós estamos começando a lançar pagamentos para pessoas que utilizam o WhatsApp no Brasil. Estamos fazendo com que o envio e o recebimento de dinheiro sejam tão simples quando o compartilhamento de fotos”, informou Zuckerberg em post no seu perfil do Facebook.

O executivo-chefe do Facebook disse ainda que sua equipe está trabalhando para permitir que pequenos empreendedores possam realizar suas vendas através do aplicativo de mensagens. “Para isso, criamos o Facebook Pay, que fornece uma maneira segura e consistente de efetuar pagamentos em nossos aplicativos”, acrescentou.

Zuckerberg explicou que o WhatsApp já está trabalhando com bancos locais, como o Banco do Brasil, Nubank, Sicredi e Cielo, para facilitar o processamento dos pagamentos para os comerciantes brasileiros através do aplicativo. “O Brasil é o primeiro país em que estamos lançando amplamente pagamentos no WhatsApp. Mais em breve!”, completou.

Como vai funcionar

A nova função “Pagamento” passará a aparecer no aplicativo gradualmente partir desta semana. Ao acessá-la, o usuário informa um valor e, no primeiro acesso, deverá criar uma conta. Para isso, precisa aceitar os termos de uso, criar uma senha e inserir seus dados.

Em seguida, o usuário deverá informar o número de um cartão. A princípio, precisa ser de um dos três bancos participantes. Mas, no futuro, a lista de parceiros deve aumentar. Por fim, a verificação do cartão será feita por SMS, e-mail ou pelo aplicativo do banco.

O WhatsApp não cobrará taxas pelas transações feitas por pessoas físicas. Já as empresas estarão sujeitas à cobrança de uma comissão para poder receber seus pagamentos, a exemplo do que já acontece com as máquinas de cartões.

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy