Wellness: saiba o que é e como adotar esse estilo de vida

Você já deve ter ouvido falar que beleza vem de dentro. Cada vez mais, esse jeito de pensar vem ganhando espaço na vida de pessoas que buscam o bem-estar como estilo de vida. O conceito Wellness é exatamente sobre isso: a prática traz uma visão holística sobre cuidar do corpo e da mente de forma integrada e, ainda, se beneficiar com isso de diversas maneiras.

Foto: Danielle Navratil/Clickphotoschool

O que é o conceito Wellness?

O Wellness não é, ainda, muito difundido por aqui, embora já esteja fazendo sucesso em diversos países. A prática vai além da atividade física como forma de cuidar do corpo. Ao contrário, está mais ligada ao autocuidado que aos exercícios físicos. Wellness se refere a um conceito amplo sobre bem-estar e envolve diferentes áreas, como autoconhecimento, trabalho, família e relacionamentos sociais, por exemplo.

Essa filosofia de vida, surgida na década de 1970, busca o bem-estar e a leveza como rotina, no dia a dia, e não apenas em momentos pontuais, como quando vamos à academia ou fazemos uma massagem relaxante. Charles Corbin, difusor do conceito, define Wellness como “A integração de todos os aspectos da saúde e aptidão (mental, social, emocional, espiritual e física), que expande o seu potencial para viver bem”.

Sendo assim, para ter um estilo de vida Wellness, você deve considerar as suas características pessoais e, assim, inserir hábitos diários que tragam equilíbrio e saúde. Atitudes saudáveis em todas as dimensões da vida garantem bem-estar, uma ideia cada vez mais necessária em um mundo cada vez mais agitado.

Foto: Westend61

Quais são os benefícios?

Ter um estilo de vida mais saudável e conectado com a nossa essência tem inúmeros benefícios. O conceito Wellness tem a ver com qualidade de vida, pois, quando estamos alinhados àquilo que nos faz bem, vivemos de forma mais serena. A prática de atividades que proporcionam bem-estar não é uma ideia nova, mas nem sempre é fácil identificar aquilo que é adequado para cada um.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Segundo especialistas, hábitos, crenças e valores correspondem a 53% dos fatores que proporcionam longevidade. Portanto, o estilo de vida é o que influencia no seu bem-estar, pelo menos em mais da metade dele. Como benefícios da prática Wellness, não podemos deixar de falar em tranquilidade, equilíbrio mental e físico, lidar com as adversidades de forma leve, ter mais energia para as atividades diárias e, ainda, mais consciência corporal. Além disso, esse conceito tira o peso da atividade física com o objetivo de conquistar um corpo perfeito e traz o movimento como uma prática de saúde.

Foto: Clínica da Saúde Curitibana

Como aplicar o Wellness na rotina?

Alimentação saudável, atividade física, espiritualidade, meditação, relaxamento, aprendizado e saúde emocional são algumas das áreas que se encaixam perfeitamente no conceito Wellness. Porém, como mencionado acima, é preciso considerar as características pessoais antes de sair por aí adotando hábitos. Apesar de saudável, nem tudo se conecta com o seu estilo de vida.

Se você quer ter um estilo de vida mais saudável e leve, entenda as suas necessidades e limitações e, então, aproveite os benefícios das práticas que irão proporcionar bem-estar emocional, mental e físico. Caminhe, corra, faça yoga, medite, beba uma taça de vinho enquanto prepara o jantar, faça terapia, leia um bom livro, estude algo que gosta, vá fazer uma massagem relaxante, esteja com quem você gosta, experimente terapias alternativas, conecte-se com a natureza ou escolha outras atividades que tragam qualidade de vida. Adote o estilo Wellness e viva bem.

 

 

 

 

exercíciossaúde mental
Comentários (0)
Comentar