Verbena: Conheça os principais benefícios para a pele e para a saúde dessa planta medicinal

0

Você já ouviu falar da verbena? A verbena é uma planta medicinal que é utilizada como remédio em todo o mundo. Ela tem o poder de cuidar de diversas doenças e melhorar a disposição geral da nossa saúde e a nossa pele.

É uma plantinha muito versátil que, no Brasil, pode ser tomada por meio de fitoterápicos manipulados, como em tinturas, cápsulas e cremes. Porém sua principal forma de ingestão caseira é através do preparo de seu chá!
Segundo a nutricionista Patrícia Leite, a verbena é extremamente versátil e pode ser útil para diversas condições do nosso organismo. Isso porque ela contém propriedades digestivas, relaxantes, sedativas e afrodisíacas! Isso mesmo, a verbena ajuda com o amor!

Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, adstringentes e depurativas são muito importantes para a manutenção e beleza da pele, sendo extremamente valorizada no mercado de cosméticos naturais.

Chá de verbena possui inúmeras propriedades
Imagem: Reprodução / Pexels

O que é?

Mas, o que é a verbena? Ela é uma plantinha com propriedades medicinais. A verbena é uma linda planta ornamental, que decora e perfuma os ambientes. Porém também pode e é muito utilizada como fitoterápico no mundo inteiro. Uma das suas principais propriedades é sua capacidade de relaxar e diminuir o estresse diário.

A verbena tem nome científico de Verbena officinalis L. e, atualmente pode ser encontrada facilmente em lojas de produtos naturais a granel. Além disso, você também pode cultivar a verbena em seu jardim. Já imaginou cultivar sua própria planta medicinal de propriedades relaxantes e afrodisíacas?

 

Benefícios da verbena

Antigamente, farmacêuticos e médicos utilizavam a verbena no tratamento oficial de quase trinta diferentes doenças.

A verbena possui muitos benefícios, tanto para o nosso organismo quanto para a saúde da nossa pele! Dessa maneira, aproveite todos eles para manter seu corpo e sua aparência sempre saudável e feliz!

Prepare um chá de verbena para aproveitar de suas características antissépticas, anti-inflamatórias e analgésicas. Para mulheres apaixonadas, o chá de verbena possui componentes afrodisíacos, que vão apimentar o seu relacionamento e te tirar da monotonia!

Flor de verbena
Imagem: Reprodução / Pinterest

Relaxa e acalma a pele e a alma

O chá de verbena é excelente para ansiedade. Como outros chás medicinais, como o chá de macela e de camomila, ele possui componentes relaxantes e calmantes em sua composição. Por isso, além de te expulsarem todo o estresse e ansiedade da sua vida, ainda relaxam e acalmam sua pele. Dessa maneira, sua pele sente-se mais saudável e você brilha novamente!

A verbena é uma grande aliada tanto da correria da rotina, que causam insônia e nervosismo quanto do nosso poderoso skincare. Fique linda e calma com ela!

 

A verbena auxilia na saúde bucal

A verbena é uma plantinha que também tem poderes sobre nossa saúde bucal. Seus efeitos adstringentes, causados pelos taninos da sua composição, auxiliam no cuidado a sangramentos da gengiva e nos problemas de mau hálito.

 

Cheirinho refrescante e potente para a pele

Imagine um perfume delicioso, doce, mas refrescante, suave, mas marcante, que promove boas sensações, paz e tranquilidade quando sentimos! Essa é a verbena.

Muito imponente em todo o mundo, a verbena também tem conquistado o mercado de cosméticos naturais brasileiros, por seu aroma incrível e propriedades calmantes e anti-inflamatórias, que ajudam a cuidar da pele!

 

Verbena regula a oleosidade da pele

A verbena também atua como poderosa reguladora de oleosidade da pele. Ela possui propriedades calmantes e relaxantes da camada mais externa da pele. Por isso, podemos encontrar a verbena em cremes e loções quanto em produtos com seus óleos essenciais.

Assim, cuide da pele do seu rosto mais naturalmente e controle a oleosidade excessiva com os poderes adstringentes da verbena!

Prepare um chá de verbena você mesmo
Imagem: Reprodução / Pexels

Como usar a verbena

Além de produtos medicinais da farmácia de manipulação, você pode utilizar a verbena no seu dia a dia principalmente em forma de chás medicinais. Dessa forma, para fazer o chá de verbena é muito simples! Você pode utilizar tanto flores secas da casa de ervas medicinais quanto as flores frescas do seu jardim!

Dessa maneira, ferva meio litro de água em fogo médio e, quando estiver em fervura, desligue o fogo e adicione as flores da verbena na chaleira. Deixe a mistura descansar por cinco minutos, com a chaleira fechada. Coe o chá, deixe esfriar e tome!

 

Cuidados com a verbena

A verbena, como toda plantinha medicinal, necessita de cuidados e pode também fazer mal ao nosso corpo, se ele não estiver bem! Por isso, antes de tomar o chá ou consumir seus produtos para a pele, é muito importante consultar sempre um médico e um farmacêutico!

Por isso, também é muito importante consultar um médico caso você tome outros remédios diariamente ou possua outras doenças, como diabetes. Dessa forma, confira com o profissional indicado as possíveis interações prejudiciais da plantinha com tudo que você já consome!

Além disso, por suas propriedades sensuais e afrodisíacas, não tome o chá de verbena se estiver grávida ou amamentando seus bebês. Além disso, pessoas com problemas na tireoide também não devem consumir o chá de verbena.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy