Veganismo: conheça essa filosofia de vida

Estilo de vida que vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo, o veganismo vai além de tirar do prato os alimentos de origem animal. Celebridades como Xuxa, Natalie Portman, Jared Leto, Brad Pitt, Ariana Grande e Tatá Werneck já se declararam veganos e, além de não comerem carne, seguem uma filosofia que valoriza, antes de tudo, o bem-estar animal.

Foto: Pixabay

Afinal, o que é o veganismo?

Mais que uma dieta sem carne, o veganismo é um estilo de vida e uma filosofia que busca abolir da rotina qualquer produto de origem animal. Isso serve para a alimentação, mas também para o vestuário e para produtos de uso diário, como cosméticos, por exemplo. Veganos não consomem carne, ovo, mel, leite e derivados, não usam roupa de couro ou produtos que foram testados em animais. Em outras palavras, no veganismo, todas as formas de exploração animal são abolidas.

Uma pesquisa feita pelo Ibope e encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira apontou que há um interesse cada vez maior na população por itens veganos. Nas capitais, por exemplo, o índice de pessoas interessadas nesse tipo de alimentação chega a 65%. Em 2019, a Organização das Nações Unidas (ONU) chegou a apontar que a ausência de produtos de origem animal no prato da população mundial pode ser a solução para salvar o planeta. Isso porque, segundo o relatório da entidade, se o consumo de carne e derivados do leite continuar a crescer, a agricultura e a pecuária precisarão derrubar mais seis milhões de quilômetros quadrados de florestas para atender à demanda.

Foto: Pixabay

Veganismo por amor aos animais

A gerente editorial Erika Sá, de 40 anos, foi vegetariana por quase quatro anos até decidir se tornar adepta do veganismo. “Já vinha reduzindo o consumo de carne antes de virar vegetariana. Minha transição para o estilo de vida vegano aconteceu de forma natural. Fui buscando informações e não precisei me aprofundar muito para tomar essa decisão”, conta. Isso porque, segundo ela, não é só o abate que provoca sofrimento animal: “A indústria dos derivados é, a meu ver, de longe a mais cruel”.

Em relação aos benefícios da alimentação vegana, Erika reforça que tem mais disposição e sente menos sono durante o dia. Mas, aponta que a principal vantagem é praticar o amor aos animais. Munida de informações sobre os bastidores da produção em larga escala de laticínios e ovos e consumindo poucos produtos de origem animal, foi em fevereiro deste ano que ela trocou o vegetarianismo pelo veganismo.  “Sou bem mais feliz por saber que minha comida é livre de crueldade”, conta.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Foto: Rita E.

Cuidados com a alimentação

Embora haja muitas dúvidas em relação à alimentação vegana, ela não tem segredo. Os onívoros (pessoas que consomem produtos de origem vegetal e animal) costumam ter na carne a maior fonte de proteínas. Já os veganos encontram nos vegetais esses nutrientes. Feijão, amendoim, pistache, grão-de-bico, aveia, sementes de abóbora e quinoa, por exemplo, são alimentos ricos em proteínas que substituem os de origem animal.

Uma questão que sempre vem à tona quando falamos em veganismo é sobre a necessidade de suplementação de vitamina B12, que é encontrada em quantidades significativas apenas em alimentos de origem animal, como a carne. No entanto, segundo o Food and Nutrition Board, o instituto de medicina dos Estados Unidos, todos os indivíduos (mesmo os onívoros) acima dos 50 anos deve tomar um suplemento de B12. Isso porque entre 10% e 30% das pessoas têm dificuldade em absorver a vitamina. Para os veganos, no entanto, isso é ainda mais relevante. Por isso, a dica é procurar um profissional e realizar exames para avaliar a necessidade de fazer essa suplementação.

 

Comentários (1)
Comentar