Unha-de-gato: Descubra para que serve e como fazer o chá

1

A planta Uncaria tomentosa, popularmente conhecida como unha-de-gato é medicinal e utilizada há milênios. É uma erva nativa da America central e do Sul e é encontrada na Amazônia. Como citado anteriormente, é usada há milênios e estudos mostraram que os INCAS usavam essa planta.

A unha-de-gato crescem como trepadeiras em volta de vinhas e possuí espinhos curvados. Além disso, as folhas são verdes e tem um caule marrom avermelhado. Apesar de parecer uma simples folha, contém muitos benefícios.

Unha-de-gato chá
Descubra quais sãs os benefícios desta erva milenar (Foto: Unsplash)

 

Para que serve

Descubra quais são os benefícios que a unha-de-gato pode trazer para nossa saúde.

Anti-inflamatório

Em primeiro lugar, saiba que a erva é um fitoterápico por causa do poder anti-inflamatório. Por esse motivo, é indicada para combater os sintomas de quem sofre com artrite reumatoide e osteoartrite.

Isso acontece pelo fato de ser rica em flavonoides, que age como antioxidante. Além disso, é usada para a fabricação de remédios anti-inflamatórios.

Antioxidante

Como citado anteriormente, por conter uma boa quantidade de flavonoides, é antioxidante. Combate o envelhecimento precoce e mutação celular por expulsar os radicais livres.

Diurético

Por fim, a unha-de-gato tem propriedades diuréticas, ou seja, ajuda quem sofre com problemas como retenção de líquido. Além disso, o consumo do chá ajuda na hidratação.

Como consumir

Tanto a casca, raiz e a folha são próprias para o consumo. Entretanto, pode ser comprada em cápsulas também. O Sistema Único de Saúde (SUS), disponibiliza gratuitamente cápsulas e o comprimido. Caso queira comprar, encontra-se em casas de alimentação natural e no mercado.

Unha-de-gato como consumir
Como consumir (Foto: Unsplash) 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chá

Primeiramente, aprenda a fazer o chá de unha-de-gato.

  1. Em primeiro lugar, ferva um litro de água;
  2. Adicione uma colher de sopa de folha triturada;
  3. Quando ferver, desligue o fogo;
  4. Deixe descansar;
  5. Por fim, coe e sirva.

No lugar da folha, pode ser substituída por cascas e raízes.

Quanto consumir?

Afinal, quanto eu posso consumir? O chá não deve ultrapassar duas xícaras diárias, num espaço de 8 e 8 horas. A cápsula de duas até três ao dia e o comprimido de 350 g duas vezes ao dia.

Unha-de-gato pra que serve
Quais são os efeitos colaterais e contraindicação (Foto: Freepik)

Contraindicações

Nem todas as pessoas podem consumir a unha-de-gato, descubra agora se você pertence ao grupo. Contudo, se você faz parte do grupo e deseja tomar, busque ajuda de um médico ou nutricionista.

  • Grávidas e lactantes;
  •  Doenças autoimunes como esclerose.

Efeitos colaterais

Por fim, saiba que pode ocorrer alguns efeitos indesejados. Como por exemplo: diarreia, náuseas, prisão de ventre. Além disso, se consumido em excesso, pode causar um efeito anticonceptivo. Se sentir alguns desses sintomas, suspender o uso.

Se você gosta de chá, descubra também os benefícios do chá de sene.

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy