Treino Tabata pode ser feito rapidamente e sem aparelhos. Saiba como!

O treino Tabata pode ser a solução para o seu sedentarismo. Afinal, não é nada fácil sair de casa para fazer academia com essa pandemia rolando. Além disso, nem todo mundo tem uma grande disponibilidade de espaço em casa ou aparelhos de academia para malhar em casa tranquilamente.

Por isso, é interessante que você conheça o treino Tabata um pouco mais a fundo. Ele pode ser feito bem rapidinho e não exige nenhum aparelho especial, exceto seu corpo e muita disposição. Vem ver!

 

O que é o treino Tabata?

O treino Tabata é um método desenvolvido em 1996 pelo pesquisador japonês Izumi Tabata. De primeiro momento, esta sequência de treino especial foi desenvolvida para condicionamento físico de equipes de patinação de velocidade no Japão. A principal intenção do treino Tabata é ser um treino de alta intensidade, porém, de curta duração.

 

Foto: Reprodução/Pinterest

 

Apesar de ser desenvolvido para algo bem específico, este método ficou conhecido ao redor do mundo por ser fácil de praticar. Afinal, quem é que não deseja realizar uma sequência intensa de exercícios físicos sem desprender uma grande quantidade de tempo para isso?

Ah, e o melhor: o treino Tabata pode ser feito sem a ajuda de aparelhos. Portanto, já deu pra perceber que essa pode ser uma excelente pedida para o seu condicionamento físico nessa quarentena, não é mesmo?

 

Benefícios do treino Tabata

O treino Tabata pode ser feito em apenas 4 minutos, caso você tenha uma agenda super apertada ao longo do dia e ainda assim queira exercitar seu corpo. Este tipo de treino é comprovadamente capaz de aumentar o fitness aeróbico e anaeróbico em questão de poucos dias, desde que feito corretamente em pelo menos 5 dias da semana.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Mas fala a verdade, apenas 4 minutinhos por dia renderão 20 minutos por semana! Muito prático, não é mesmo?

 

Foto: Reprodução/Pinterest

 

No início, os resultados desse tipo de treino demoram um pouquinho para aparecer. Mas é preciso persistir! Além disso, é imprescindível dar tudo de si em um treino Tabata caso você queira os melhores resultados possíveis. Isso significa dar pelo menos 75% da sua frequência cardíaca máxima no momento do treino.

Para medir essa frequência, é interessante que você tenha um dispositivo próprio para esse tipo de monitoramento. Por isso, você pode usar um smartwatch, um aplicativo no celular, dentre outros, tá bom?

Mas afinal, como eu calculo 75% da minha frequência cardíaca máxima? A gente te ensina! Para fazer essa conta, é preciso realizar o esqueminha a seguir:

 

220 – Sua idade = FC (frequência cardíaca) máxima

FC máxima x 0.75 = 75% da sua FC Máxima Total.

 

Caso você não consiga monitorar o seu treino e sua frequência cardíaca com aparelhos, existe um indicativo poderoso que acusa se você está ou não de acordo com os níveis desejados de desempenho para um bom treino Tabata. Está malhando e consegue conversar, bater papo e expressar suas ideias verbalmente sem muito esforço? Então é porque o treino Tabata não está pesado o suficiente!

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Cuidados ao praticar o método

Bom, antes de se empolgar de forma exagerada com o treino Tabata  é interessante saber como anda o seu condicionamento físico. Por isso, não dispense consultas médicas de rotinas e exames regulares para monitoramento da sua saúde.

 

Foto: Reprodução/Pinterest

 

Além disso, busque não ultrapassar seus limites físicos e mentais nesse tipo de workout! Ah, e vale lembrar que é mega necessário realizar um aquecimento daqueles antes de começar o seu treino Tabata, tá bom? Assim tudo irá fluir melhor, pode ter certeza!

Uma última dica? Caso esteja saindo de casa e frequentando academias, procure um personal trainer ou coach de exercícios para te ensinar a maneira correta de colocar um treino Tabata em prática.

 

Como fazer o treino Tabata?

O treino Tabata é basicamente a mescla entre práticas curtas de exercício (que devem durar em torno de 20 segundos) e períodos curtíssimos de descanso (em torno de 10 segundos). Veja o exemplo a seguir:

  • 20 segundos do exercício 01
  • 10 segundos de pausa
  • 20 segundos do exercício 02
  • 10 segundos de pausa

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Repita esta sequência pelo menos 04 vezes para um treino super intenso de 4 minutos!

 

Treino para as pernas

Que tal visualizar esse tipo de treino através de vídeos? Bom, aqui vão dois bem curtinhos. O primeiro, da Personal Jackie Souza. No vídeo – que tem duração de 5 minutos – ela dá dicas importantes.

Dentre elas, a principal: coloque uma música bem animada para guiar seu treino! Então clique no vídeo a seguir para acompanhar o treino Tabata montado pela personal. Ele consiste em flexões de perna, agachamentos e saltos intercalados com pequenos períodos de descanso.

 

 

 

Sequência para definir o abdômen

Sua intenção é ficar com a barriga sarada ao invés do bumbum? Sem problemas! Então dá uma conferida nesse vídeo do canal Xtreme e conheça uma sequência de treino Tabata para trincar o abdômen.

Os principais exercícios no vídeo a seguir são: abdominais curtas , flexão de pernas, abdominal oblíqua, corrida em prancha e abdominais curtas. Tudo isso intercalado em 10 segundos de descanso. Por isso, bora conferir!

 

 

Gostou deste conteúdo? Então leia também:

+ Treino online: descubra as vantagens e os melhores treinos

+ Saiba como funciona o treino preferido das famosas: o Lapa Team

+ Polichinelo: como fazer corretamente e quais seus benefícios?

Comentários (0)
Comentar