Transição Capilar: o que é, como fazer e inspirações

2

Cada vez mais mulheres estão aderindo ao cabelo natural, e optando pela transição capilar. Antes de mais nada, retornar ao cabelo na sua forma original requer além de desapegar de toda química, um processo de autoaceitação, se olhar no espelho e amar o seu novo visual.

Famosas como Juliana Paes, Maisa Silva, Brunna Gonçalves, Paula Amorim, Kéfera e entre outras, decidiram abandonar a química e enfrentar o processo de recuperação dos fios.

Mas afinal, o que é transição capilar?

É um procedimento para recuperar os fios naturais do cabelo, deixando de lado química e alisamentos, como por exemplo, relaxamentos ou escova progressiva.

No Brasil, o alisamento com química se popularizou no começo dos anos 90, ditando uma regra de que uma boa aparência se conquista com o cabelo liso. Celebridades da época e mulheres comuns aderiram à moda, caindo na tentação do cabelo escorrido.

Contudo, em 2018, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu quatro tipos de alisamento com formol, devido ao grande risco à saúde, tanto do profissional que aplica o produto, quanto da pessoa que alisa o cabelo.

“O formol é uma substância cancerígena. A sua presença em doses acima do tolerado pode causar problemas de saúde, seja pelo contato com a pele, com os olhos ou pela inalação”, informou a Anvisa no comunicado oficial.

Felizmente, na última década nos deparamos com o número crescente de mulheres – até mesmo homens – que excluíram de vez o alisamento e assumiram os fios naturais.

Como começar?

Como citamos anteriormente, o primeiro passo para começar a transição capilar é aceitar o seu cabelo natural. O processo poderá ser longo e muitas vezes, a pessoa que está em transição irá se deparar com os fios cada dia em uma nova forma.

como fazer transição capilar
Foto: Freepik

Como fazer transição capilar?

A primeira forma de fazer a transição é cortar toda a química que está no cabelo usando a técnica do Big Chop (grande corte).

Geralmente quem opta por esta técnica evita conviver com o cabelo de duas texturas diferentes, a natural da raiz do cabelo aos fios alisados. Entretanto, muitas vezes, quem escolhe o Big Chop poderá ficar com o cabelo bem curto, quase “careca” ou bem próximo da raiz.

Porém, caso quem esteja passando por esse processo não queira radicalizar e cortar toda química de uma vez, poderá cortar os fios aos poucos, por exemplo, e assim aprender a conviver com duas texturas e cortando a química aos poucos.

big chop
Ana Lídia Lopes (Foto: Reprodução/Instagram)

Quanto tempo demora?

Essa pergunta não tem uma resposta definitiva! Afinal, a transição capilar é algo que varia de pessoa para pessoa. Por exemplo, a apresentadora Maisa, que está passando pelo processo desde 2018, pois foi cortando o cabelo aos poucos, ao invés de tirar toda química de uma vez só.

O que fazer durante o processo?

Desde já informamos que, lidar com duas texturas no cabelo nem sempre é fácil, por isso, alguns truques facilitam a vida de quem está no processo de transição capilar. Segue algumas dicas:

Box Braids: A famosa tranças no cabelo é uma grande aliada nesse processo. O método para enfrentar a transição de um jeito mais leve, foi adotado pela cantora Ludmilla, que após revelar seu cabelo natural, se rendeu aos Braids.

ludmilla trança no cabelo
Cantora Ludmilla usando Box Braids (Fotos: Reprodução/Instagram)

Chapinha: Se o seu cabelo ainda está com duas texturas e você decidiu não fazer o Big Chop, poderá ‘correr’ para a chapinha, por exemplo, caso deseje ter o cabelo uniforme durante esse processo.

Babyliss: Porém, seus cachos já estão tomando forma e você não deseja alisar o cabelo, enrolar com babyliss pode ser a saída para enfrentar as texturizações.

Acessórios: Por fim, você poderá apostar em acessórios, como faixas, lenços e qualquer outro que te deixa confortável.

acessórios para transição capilar
Maisa e Kéfera (Fotos: Reprodução/Instagram)

Inspirações

Confira as famosas que deram ‘liberdade’ aos fios naturais e inspire-se!

Juliana Paes

Em uma live no Instagram, Juliana afirmou que a transição capilar possibilitou ela voltar ser quem sempre foi. “É muito doido né, quando você descobre o seu cabelo. Eu ia cortando, cortando, eis que quando acabou A Dona do Pedaço eu tirei as extensões do cabelo e percebi que a química tinha saído completamente. Quando eu cortei mais um pouco e vi que fez o cacho até o final, eu falei ‘agora posso ser eu’”.

juliana paes cabelo natural
Foto: Reprodução/Instagram
juliana paes cabelo natural 1
Foto: Reprodução/Instagram

Kéfera

Quando completou um ano de transição, a atriz revelou os cachos aos seguidores: “Depois de 10 anos fazendo progressiva, eu nem me reconheci quando me vi com esse cabelo no espelho! Esse é meu cabelo natural.”

Kéfera cabelo natural
Foto: Reprodução/Instagram
Kefera cabelo natural
Foto: Reprodução/Instagram

Ex-BBB Paula Amorim

Paula destacou a importância de amar o seu reflexo no espelho acima de tudo e aconselhou seguidoras que estão neste processo: “E pra você que está passando pela transição, estou aqui para dizer que infelizmente você também vvai receber esse tipo de comentário. As pessoas são cruéis. Então, aprenda a ouvir só seu coração. Aprenda a se olhar no espelho e a se amar da forma como você é. E lembre-se: Você é linda de todas as formas! Escolha aquela que você vai se sentir melhor e se ame muito”.

ex bbb paula amorim cabelo natural
Foto: Reprodução/Instagram
cabelo natural paula amorim
Foto: Reprodução/Instagram

Brunna Gonçalves

A dançarina, por exemplo, comemorou o resultado da transição: “Depois de 2 anos escondendo o meu cabelo por baixo das laces, finalmente me sinto preparada e confortável de mostrar o meu cabelo natural! Sim, eu estou apaixonada pelos meus cachinhos! Me sinto a mulher mais linda do mundo!”

Brunna Gonçalves cabelo natural 2
Foto: Reprodução/Instagram
Brunna Gonçalves cabelo natural
Foto: Reprodução/Instagram

Maisa Silva

Enfim, Maisa durante o processo, pediu desculpas ao próprio cabelo: “A gente têm passado mais tempo juntos, sozinhos e eu tenho percebido que você é muito legal! Que você nunca quis me machucar, que talvez eu tenha colocado a culpa de muitas coisas em você (foi sem querer, eu juro). Me desculpe por reclamar tanto de você. Me desculpe por rir das piadinhas que faziam de você, ou por falar coisas piores; acho que cada vez que eu fazia isso, eu me machucava também”.

Maisa silva cabelo natural
Foto: Reprodução/Instagram
Maisa cabelo natural
Foto: Reprodução/Instagram
Mostrar comentários (2)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy