Top 5 curiosidades sobre o perfume Chanel Nº5 que completa 100 anos

Conheça 5 fatos pra lá de inusitados que marcaram a história do perfume Chanel Nº5

De todos as fragrâncias do mundo, o perfume Chanel Nº5 está entre os mais desejados pelas mulheres. Seja por  seja por seu simbolismo icônico, de luxo, status e bom gosto. Seja por seu cheirinho feminino e inconfundível.

Afinal, quem não se lembra da resposta de Marilyn Monroe quando foi questionada sobre o que a diva usava para dormir. E ela respondeu:“cinco gotas de Chanel Nº5”. Assim, um dos perfumes mais conhecidos do mundo completa 100 anos em 2021. E por traz do frasco best-seller estão cinco curiosidades sobre o perfume Chanel N°5, confira:

Perfume Chanel Nº5

Reprodução / Pinterest

1. Fragrância para a “nova mulher”

Então, em uma época onde as mulheres ainda usavam espartilhos, a estilista Coco Chanel inovou com uma moda com roupas mais simples e confortáveis. Dessa forma, para essa “nova mulher” dos anos 1920, nada melhor que um perfume feminino e que tivesse tudo a ver com a nova realidade feminina.

Portanto, Coco Chanel foi uma das primeiras designers a prever esta mudança de comportamento das mulheres – e também pioneira ao investir em fragrâncias no portfólio de uma marca de moda.

Reprodução / Pinterest

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

2. A escolha do número 5

Ao iniciar sua parceria com o perfumista russo Ernest Beaux, Coco Chanel recebeu 10 amostras do novo perfume. Surpreendentemente, eles foram numerados de um a cinco e de 20 a 24. A estilista, então, cheirou cada uma delas e decidiu pela número 5. E foi ai que surgiu o nome numérico e minimalista do perfume Chanel N°5 que há 100 anos é facilmente identificado por mulheres de todos os cantos do planeta.

3. Perfume Chanel Nº5 : design minimalista

Do mesmo modo, Coco Chanel tinha um verdadeiro horror a coisas ornamentadas e poluídas visualmente. Não é à toa que o perfume Chanel N°5 é minimalista, com um design único. Antes de mais nada, reza a lenda que o protótipo do design foi modelado a partir de uma garrafa de uísque. Ou seja, mesclando referências masculinas em um símbolo da feminilidade.

Reprodução

4. Notas do Chanel Nº 5

Em vez de apostar nos óleos essenciais ou especiarias que eram os ingredientes mais comuns da época. Chanel inovou. O perfume Chanel Nº 5 foi um dos primeiros a utilizar fragrâncias sintéticas. E, assim, aumentar a fixação do cheiro no corpo. Dessa forma, o perfume icônico traz a seguinte pirâmide olfativa:

  • Notas de cabeça: Ylang-ylang, neróli, aldeído e mugget
  • Coração: Íris, jasmim, raiz de Orris, rosa e lírio do vale
  • Base: Vetiver, almíscar, sândalo, patchouli, musgo de carvalho, âmbar, baunilha e civeta

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Divulgação

5. Perfume da cultura pop

Marilyn Monroe, Nicole Kidman, Catherine Deneuve, Audrey Tautou, Gisele Bündchen e muitas outras foram estrelas nas campanhas do N°5. Isso significa que, além de best-seller, o perfume já faz parte da cultura pop. E não é de hoje: na segunda guerra mundial, soldados faziam filas nas ruas de Paris para comprar a fragrância e levar para suas esposas!

chanelestiloperfume
Comentários (0)
Comentar