Tipos de yoga: saiba qual é o estilo ideal para você

Está pensando em começar a praticar yoga, mas não sabe qual estilo combina mais com você? Pois saiba que existem diferentes tipos de yoga e, para iniciar na modalidade, a melhor opção é conhecer um pouco sobre cada um. Basicamente, o yoga se divide em dinâmico e leve e, dentro dessas divisões estão os estilos. Portanto, se você procura uma atividade mais focada na força e no condicionamento físico ou se você busca um momento de concentração e relaxamento, é possível atingir seus objetivos com o yoga. Entenda.

Quais são os tipos de yoga?

Foto: Pixabay

O yoga é uma prática milenar que chegou ao ocidente, primeiramente, como uma filosofia de vida que promovia a meditação, a concentração e energização como uma maneira de ter uma vida alegre em meio a tantos desafios. Aos poucos, fomos nos acostumando com a filosofia indiana e a prática foi ganhando cada vez mais adeptos e variações. Isso porque, por aqui, o estilo de vida estressante encontra no yoga uma forma de relaxar, se conectar e, ainda, ganhar força e flexibilidade.

Resumidamente, podemos dizer que há dois tipos de yoga: um mais dinâmico e outro mais leve. O primeiro é indicado, basicamente, para quem busca condicionamento físico, flexibilidade e força. Já o segundo tipo é mais relaxante e cabe perfeitamente para quem não tem o hábito da prática esportiva ou busca conexão interior. Segundo a professora de yoga Catherine Rocha Davies, “O importante é encontrar um que agrade e que tenha a ver com os objetivos de cada um, mas não dá para dizer que um estilo é melhor que o outro”. No entanto, antes de sair por aí testando os tipos de yoga, esteja com os exames e a liberação médica em dia.

Tipos e estilos de yoga

Dentro de cada um dos tipos de yoga, existem estilos diferentes com objetivos diferentes. Sendo assim, conheça os principais e escolha o seu:

Foto: Laura Juarez

Dinâmico

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ashtanga Yoga

É uma prática que concilia respiração e posturas e que contribui para o ganho de força e tonificação dos músculos. “É uma sequência que flui, esquenta e fortalece. Não é ideal para quem quer só alongar ou relaxar”, afirma a professora. O Ashtanga é um estilo que vai aumentando a dificuldade de acordo com a evolução do praticante, que deve repetir cada série até que esteja apto a passar para a próxima fase.

Vinyasa Yoga

Esse é um dos estilos mais populares no Brasil por se tratar de uma prática que, além de dinâmica, é muito variada. Catherine explica que “Uma aula de Vinyasa nunca é igual à outra, mesmo se o professor é o mesmo, porque não existe exatamente uma sequência exata de posturas para seguir”. O Vinyasa tem um estilo flow (fluido), com movimentos contínuos e conectados por meio da respiração.

Hot Yoga

Dentro dos tipos de yoga, esse é um dos estilos que mais geram dúvidas. Isso porque o método consiste na prática dentro de uma sala aquecida a cerca de 40 graus Celsius. Segundo o criador, o calor aumenta a frequência cardíaca. Por isso, esse estilo não é para qualquer pessoa. No entanto, segundo um estudo publicado na US National Library of Medicine National Institutes of Healt, o Hot Yoga diminui significativamente os níveis de estresse.

Foto: Veronica Bosley

Leve

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Hatha Yoga

Esse é, sem dúvidas, o estilo mais conhecido no Brasil. É o yoga clássico, que dá origem a todos os outros. “É uma prática boa para iniciantes de todas as idades. O foco é na respiração e em ensinar postura por postura, é bem explicadinho e mais filosófico”, conta a professora. Ótimo para aliviar, por exemplo, os sintomas da ansiedade, já que benefícios como a sensação de relaxamento podem ser sentidos já na primeira aula.

Yin Yoga

“Esse é um estilo bem meditativo e mais reflexivo. Nele, prestamos atenção ao fluxo de pensamentos que surgem e alongamos os tecidos mais profundos do corpo ao invés dos músculos”, conta Catherine. O Yin ajuda a ativar o sistema nervoso parassimpático, diminuindo os níveis de cortisol e acalmando a mente. Além disso, a prática é um momento de instrospecção e de conexão interior, que restaura as nossas energias.

Yoga Restaurativo

Como o próprio nome sugere, entre todos os tipos de yoga, esse estilo que se encaixa no yoga leve é, portanto, o mais indicado para quem tem dores, problemas de saúde ou altos níveis de estresse. Isso porque ele aumenta a imunidade e melhora a capacidade do corpo de se curar. “Aqui, podemos usar apoios, chamados de props, para ajudar na prática e ir ganhando força devagar. Ideal para quem precisa de uma restauração física e mental”, finaliza a professora.

saúde mentalyoga
Comentários (4)
Comentar