É fã de massa? Veja 15 tipos de macarrão e entenda as diferenças

Você sabia que para cada receita existe um tipo de macarrão específico? E essa massa se diferencia pela sua forma e função, como por exemplo, as massas longas, que são o espaguete, talharim ou cabelo de anjo, e as massas curtas, como o penne, o parafuso e o gravatinha. Saiba agora a diferença de 15 tipos de macarrão e qual acompanhamento cada um leva.

 

15 tipos de macarrão

 

Massas longas

Esse macarrão é acompanhado por molhos não muito espessos, em geral. Ele deve ser servido com molhos mais líquidos, por ter uma grande superfície de contato.

1. Espaguete

É o tipo mais tradicional de todas as massas e possui um formato cilíndrico. O espaguete representa dois terços de todo o consumo de massa no mundo, e é feito de farinha e ovos, podendo variar de acordo com a espessura. Ele ainda é classificado por uma numeração em que 7 e 8 possuem a espessura mais comum. Apesar de ser um macarrão de massa longa, ele é encontrado em vários preparos e é o preferido para a macarronada tradicional. Ele também é próprio para saladas, entradas ou apenas ao alho e óleo.

2. Aletria ou cabelinho de anjo

Esse tipo de macarrão é usado em sopas e também é a base de um doce que leva o seu nome (aletria). O doce tem um preparo parecido ao arroz doce e é decorado com canela, normalmente.

3. Bucatini (macarrão furadinho)

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ele é uma adaptação do espaguete e possui um formato cilíndrico. Assim como algumas massas curtas, ele possui um furo no meio para que o molho possa penetrar melhor. No Brasil, é mais conhecido como macarrão furadinho.

4. Linguine

Diferente do espaguete, ele não é tão cilíndrico, possuindo um formato mais achatado. Em geral, esse macarrão cumpre a mesma função do espaguete e possui um formato entre o espaguete e o talharim.

5. Talharim, fettucine, tagliatelle e pappardelle

Esses tipos de macarrão de massa longa tem uma estrutura achatada e variam na largura. Eles também são indicados para molhos leves, já que aderem bem à massa. De largura, o talharim tem 0,3 cm, o fettuccine tem 0,5 cm, o tagliatelle tem 0,75 cm e o pappardelle tem 1,3 cm.

 

Massas curtas

Elas são próprias para molhos espessos ou com pedaços de ingredientes, podendo entrar em suas cavidades.

6. Penne

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Muito usado em receitas, o penne possui ranhuras laterais, uma ponta enviesada e espaço interno, para que os molhos espessos possam penetrar melhor. Esse macarrão é uma boa combinação para molhos à base de queijo.

7. Rigatoni – tipos de macarrão

Parece com o macarrão anterior, mas tem a aparência de um pedaço de cano, e pode ter ranhuras para aderir o molho, variando de acordo com o diâmetro. 

8. Fusilli (macarrão parafuso)

É uma massa curta com forma espiralada, lembrando um parafuso. Ele é ideal para preparos mais leves, como uma salada.

9. Farfalle (macarrão gravatinha)

Ele recebeu esse nome por causa do seu formato, que lembra uma gravata borboleta. A massa ainda fresca é cortada em quadrados e as laterais são unidas ao centro, para chegar ao formato que tem. Farfalle é ótimo para molhos e saladas.

10. Chifferi (caracol ou cotovelo)

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Possui o formato de uma curva e é muito famoso nos Estados Unidos, por ser o macarrão próprio do mac and cheese (macarrão e queijo). No Brasil, ele é conhecido como caracol ou macarrão cotovelo.

 

Massas orientais

O macarrão tem origem na China, e se popularizou na Ásia, antes de chegar à Europa, de acordo com os historiadores. As massas orientais tem muitos formatos e várias maneiras de preparo, assim como na Itália. No Brasil, dois tipos desse macarrão são populares.

11. Macarrão de arroz

Possui um formato parecido com o talharim, mas após cozinhar, ele se torna translúcido, dando um aspecto especial aos pratos. Algumas pessoas que fazem dieta preferem esse macarrão, por causa do seu maior valor nutritivo em relação às massas tradicionais.

12. Macarrão lamen – tipos de macarrão

Muito popular no Brasil, é conhecido como miojo ou macarrão oriental. Seu tempo de cozedura é de apenas 3 minutos, motivo que tornou ele o favorito entre as pessoas que querem praticidade. Ele pode ser servido com molho suave.

 

Massas recheadas

Algumas massas são preparadas normalmente, mas são usadas para envolver algum tipo de recheio antes de serem levadas para o cozimento.

13. Ravioli

Pode ser quadrado ou ter um formato de pastel. Eles podem ser recheados com carne, peixe ou legumes, além de receber um molho por cima antes de serem servidos.

14. Capeletti e Tortellini – tipos de macarrão

São massas recheadas como o ravioli, porém, para fechá-las, tem que unir as extremidades, formando um círculo. Tradicionalmente, ele é recheado com queijo italiano.

15. Guioza

Recheada com carne ou legumes, a massa é regada com um molho à base de shoyu. Ela pode ser servida cozida ou frita.

 

Fonte: Diferenca.com

Comentários (0)
Comentar