Terrário de suculentas: saiba como cuidar e confira tutoriais para criar o seu!

Os terrários são, antes de tudo, uma tendência em decoração! Plantas na decoração de casa já dão um ar super bonito, contemporâneo e aconchegante. Além disso, os terrários são opções diferenciadas e muito práticas de trazer o verde para o ambiente. E terrários de suculentas são verdadeiros jardins em miniatura: lindos, práticos e fáceis de cuidar e de fazer em casa.

E as suculentas, acima de tudo, são perfeitas para quem tem pouca experiência no cuidado de plantas, pois exigem pouca manutenção e se adaptam rapidamente ao ambiente.

Por isso, se você quer trazer toques de verde para sua casa e garantir mais harmonia aos ambientes, separamos alguns modelos de terrário de suculentas para você se inspirar e o passo a passo para você criar já o seu. Confira!

Foto: Calle Macarone/Unsplash

Como fazer seu próprio terrário de suculentas

Você vai precisar de uma terra bem adubada, pedrinhas ou cascalho de diversos tamanhos e, é claro, suas suculentas. Com estes materiais, você pode criar uma infinidade de terrários diferentes. 

Em resumo, exerça sua criatividade! Afinal, os terrários misturam plantas, texturas, materiais e tonalidades variados. Você pode criar o seu próprio terrário de suculentas com os materiais que você já tem em casa, ou então trabalhar a sua criatividade e executar o que tiver vontade!

O passo a passo para criar o seu próprio terrário de suculentas é simples e não vai exigir muito além de terra preta, um vaso, algumas pedras ou cascalhos e, é claro, suas suculentas!

Foto: Fallon Michael/Unsplash

Passo a passo para fazer um terrário de suculentas

Primeiramente, escolha um recipiente para acomodar seu terrário. Como ele pode ser aberto ou fechado, encontre o recipiente que sirva para executar o terrário de suculentas que você deseja criar. 

Sendo assim, pode ser um vaso comum, um jarro de vidro ou vasilha transparente. Aliás, várias lojas de decoração já possuem opções variadas de recipientes para terrários – com recipientes de formatos e materiais variados, e até pendentes. Legal, não é?

Em segundo lugar,  escolha as espécies de plantas que você vai acomodar no terrário. No caso do terrário de suculentas, prefira as plantas que tenham raízes ou talos engrossados – e, portanto, armazenam água em grandes quantidades. Uma dica especial: algumas combinações de suculentas performam bem juntas, como as aloes e os cactos.

Na sequência, é só começar a montagem. Para uma montagem clássica, basta seguir a seguinte ordem: a primeira camada deve ser composta por pedras, que vão exercer a função de drenagem do seu terrário. Depois, vai a terra – que pode ser colocada até a metade da altura do vaso. Em seguida, plante suas suculentas com cuidado. Por último, finalize com pedrinhas ou cascalhos conforme preferir.

Por fim, está pronto o seu terrário de suculentas! 

Foto: Fallon Michael/Unsplash

Como cuidar do terrário de suculentas

Os cuidados com seu terrário de suculentas são mínimos: por isso, esta é uma opção perfeita caso você não tenha muito espaço em casa para jardinagem, ou se você é do tipo que esquece de regar as plantas. Neste caso, suculentas exigem muita luz e pouca água, então lembre-se de mantê-las no lugar ideal para que obtenham essas demandas.

Sobretudo, de tempos em tempos, você vai precisar limpar o recipiente em que estão as suculentas.

Em conclusão, é preciso observar o desenvolvimento das suas plantinhas no terrário. Atente-se ao seu crescimento e observe suas demandas, e então vá adaptando às necessidades que seu terrário precisa para viver bem.

Foto: Scott Webb/Unsplash

Como regar?

Em síntese, é preciso regar um pouco a cada 7 ou quinze dias. No entanto, atente-se a essa tarefa: você precisa observar se a terra do terrário está úmida ou não. Caso esteja úmida, ainda não é preciso fazer a rega. Lembre-se: para suculentas, menos água é mais! Seu terrário não precisa, necessariamente, demandar rega em um período específico de tempo, ou seja, você precisa observar as demandas das plantas naquele ambiente para entender com qual frequência suas plantas serão regadas.

Fotos de terrários de suculentas para você se inspirar!

Em pendentes, vasos no chão ou como itens decorativos de mesas, áreas externas ou estantes, seu terrário de suculentas pode ser um protagonista na decoração da sua casa. Confira essas inspirações:

Em recipientes redondos de vidro

Foto: Reprodução/Pinterest

Em vasos largos no chão

Foto: Reprodução/Pinterest

Um terrário de suculentas super colorido e cheio de vida!

Foto: Reprodução/Pinterest

Ou uma montagem mais clássica

Foto: Reprodução/Pinterest

O charme dos cactos de diversos tamanhos em um só terrário

Foto: Reprodução/Pinterest

E esses pendentes de vidro? São terrários de suculentas super estilosos e diferenciados

Foto: Reprodução/Pinterest

Esse pendente de vidro aberto na lateral forma um lindo terrário com plantas de diversas cores

Foto: Reprodução/Pinterest

Esse recipiente já ajuda a trazer um ar mais moderno ao terrário de suculentas

Foto: Reprodução/Pinterest

E aí, qual o seu modelo de terrário de suculentas preferido?

Gostou? Então leia também:

+Plantas na decoração deixam a casa aconchegante e bonita

+Costela de Adão: saiba tudo sobre essa planta tropical

+ Suculentas: dicas e cuidados para criar um jardim incrível

Siga-nos no 
Comentários (1)
Comentar