Terapias holísticas: saiba como elas podem te ajudar

As terapias holísticas chegaram para ficar. Cada vez mais em alta, essas técnicas, que buscam o equilíbrio entre corpo e mente, ajudam a reduzir problemas como insônia, ansiedade, depressão, estresse, dores crônicas e emocionais. Elas enxergam o ser humano como um todo e buscam as causas do problema, além de tratar os sintomas.

O que são terapias holísticas?

Foto: Kai Miano

Em primeiro lugar, saiba que as técnicas terapêuticas que têm como princípio o holismo (do grego, Holus) são as que conhecemos como terapias holísticas. Elas entendem o ser humano como um ser completo e consideram aspectos emocionais, mentais, físicos e espirituais para ajudar em diferentes problemas. A terapeuta Aline Soares conta que “O foco das terapias holísticas é perceber cada um de forma individualizada, porque cada pessoa tem sua história de vida, seus traumas e, muitas vezes, somatizam. O terapeuta tem a missão de perceber isso e encontrar as técnicas mais adequadas para cada caso”. As terapias holísticas utilizam estímulos naturais para promover consciência mental e física e, dessa forma, ajudam a entender as causas de cada problema a fim de aliviar o que incomoda. Mas, vale ressaltar que nenhuma técnica substitui tratamentos médicos.

Foto: Pixabay

Para que servem?

Nem todos os problemas que desenvolvemos ao longo da vida são abordados pela medicina tradicional e mesmo aquelas doenças que precisam de tratamentos convencionais podem ser complementadas com a terapia holística. Insônia, ansiedade, depressão, estresse e dores crônicas são queixas muito comuns nos espaços terapêuticos. No entanto, segundo a profissional, “As terapias holísticas também atuam nas dores emocionais e ajudam a perceber o que causa dificuldades de relacionamento, timidez, inseguranças e medos inexplicáveis, por exemplo.”

Por meio de várias técnicas, o terapeuta é capaz de identificar o desequilíbrio e, assim, promover qualidade de vida. “Essas técnicas provocam um despertar de consciência e é isso que traz as mudanças. A cura total, ou pelo menos uma maneira mais leve de lidar com os problemas, parte de dentro de cada um”, afirma Aline.  Sendo assim, as terapias holísticas podem promover benefícios mentais e físicos em muitos casos. A terapeuta complementa: “Mas, é importante que a pessoa se envolva com o tratamento e queira melhorar. Muitas vezes, esse processo é doloroso e, por isso, é preciso dedicação”.

Foto: Nico H.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Quais são as principais terapias holísticas?

Entre as diversas técnicas existentes pelo mundo, algumas são mais difundidas no Brasil e, por isso, mais acessíveis. Confira algumas das terapias holísticas mais populares por aqui e escolha a que mais combina com você:

Reiki – Técnica milenar que promove equilíbrio energético. Indicado para sintomas de ansiedade, estresse e depressão.

Aromaterapia – Utilização de óleos essenciais extraídos de plantas e flores para aliviar diferentes problemas emocionais e mentais.

Terapia floral – Os florais de Bach e de Saint Germain atuam na energia sutil e ajudam a lidarmos melhor com os sentimentos negativos.

Meditação – Promove consciência mental e física a partir da reconexão pessoal. Indicada para problemas como ansiedade e falta de concentração e foco.

Thetahealing – Técnica de cura energética, que alivia a ansiedade, promove alegria e ajuda a liberar crenças limitantes.

Yoga – A prática promove conexão interior, além de ajudar a melhorar a postura, favorecer o metabolismo e aliviar sintomas de ansiedade e estresse.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Acupuntura – Faz parte da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e, por meio da aplicação de agulhas, aliviam sintomas e dores provocados por doenças físicas.

Massagem com pedras quentes – Técnica que também faz parte da MTC, une massoterapia e termoterapia, desintoxica, alivia cólicas menstruais e dores nas costas.

 

 

 

saúde mentalyoga
Comentários (2)
Comentar