Terapia Body Talk: a técnica que “escuta” o seu corpo

0

Todas as vezes que ficamos doentes, mental ou fisicamente, nosso corpo reage como uma máquina tentando equilibrar o sistema. Essas reações físicas são naturais e, além de tentar evitar que algum órgão fique sobrecarregado, servem para entendermos quais partes do corpo merecem atenção naquele momento. Em outras palavras, o corpo fala. E, para facilitar essa comunicação entre o físico e o mental, a terapia Body Talk parte da ideia de que todos nós somos capazes de equilibrar nosso organismo para promover o alívio de diversos problemas. Não invasiva, a técnica busca religar os canais de comunicação do nosso organismo a fim de corrigir o que há de errado.

O que é a terapia Body Talk?

Terapia Body Talk
Foto: Kai Miano

O sistema Body Talk TM foi criado pelo australiano John Veltheim na década de 1990 a partir dos princípios da Medicina Tradicional Chinesa, dos conhecimentos da física quântica, dos princípios do Yoga e da neurociência. Seus estudos o levaram a entender que, quando em desequilíbrio, o nosso corpo reage e, assim, podemos identificar o problema – o que facilita o tratamento. “A terapia Body Talk não é invasiva e atua a partir do conceito de escuta do corpo. Tudo isso porque nosso organismo tem uma capacidade incrível de se regenerar e se equilibrar a partir da reconexão dos canais de comunicação que temos em nós”, afirma a terapeuta holística Aline Soares.

Normalmente, quem procura a terapia Body Talk está em busca do alívio de dores físicas. Mas, segundo Aline, questões de ordem emocional e psicológica também podem ser tratadas com a técnica. Ela afirma que “Na verdade, o Body Talk atua sobre a saúde de uma forma holística, ou seja, essa máquina que chamamos de corpo funciona de maneira integral. Portanto, problemas físicos e emocionais podem estar diretamente ligados ou então um pode estar levando ao outro. A ideia do Body Talk é promover um entendimento sobre a psicologia do corpo e ajudar o paciente a retomar o equilíbrio total do organismo”.

Como funciona e quantas sessões são necessárias?

Body Talk
Foto: Engin Akyurt

Antes de saber como funciona uma sessão de terapia Body Talk, é preciso deixar claro que a técnica não substitui tratamentos médicos e nem faz diagnósticos. Além disso, deve ser conduzida por um profissional capacitado. Uma sessão dura, em média, de 45 a 60 minutos e começa com uma conversa entre terapeuta e paciente a fim de identificar os problemas que devem ser tratados. “Depois, o paciente deita vestido na maca e o profissional faz um teste no braço chamado de Biofeedback Neuromuscular. Além disso, ele também faz perguntas ao corpo e recebe as informações que precisa”, conta a terapeuta.

Depois de identificar o que precisa ser reequilibrado no organismo, a terapia Body Talk segue com um procedimento que é chamado de implementação. Aline conta que “Nesse momento, o terapeuta registra no cérebro e no corpo do paciente as informações que foram colhidas ao longo da sessão”. A implementação é feita por meio de toques sutis na cabeça e no coração do paciente. “Depois disso, o próprio corpo se encarrega de reconectar os campos mental e físico e, assim, se reequilibrar”, segundo a terapeuta. Ela conclui afirmando que “A quantidade de sessões depende muito de cada pessoa e, a partir das respostas do corpo, ela vai chegar a um consenso com o profissional sobre quantas  sessões ela deve fazer e com que frequência”.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy