Taurina: o que é, para que serve este aminoácido e seus benefícios para nosso corpo!

0

Você já ouviu falar na taurina? Se você está buscando uma vida mais saudável, com mais nutrição, exercícios físicos e um corpo bem bonito para o verão, com certeza sua nutricionista já comentou sobre a suplementação com a taurina!

Ela é um componente de vários alimentos e suplementos que, quando em equilíbrio no nosso organismo, pode fazer a diferença, tanto na sua rotina profissional quanto na prática de exercícios físicos, além de apresentar diversos outros benefícios gerais!

 

O que é a taurina?

A taurina, nome mais simples para o composto ácido 2-aminoetanossulfônico é um tipo de substância essencial para o organismo chamada aminoácido. Ela é encontrada naturalmente no corpo, mas, na falta de sua produção endógena, tem se tornado um suplemento muito popular, principalmente para os praticantes de exercícios físicos intensos, por sua ação anti-inflamatória potente!

No nosso organismo, a taurina é mais encontrada na região dos músculos, inclusive no coração, cérebro e nos olhos. Ela é principalmente sintetizada a partir da metionina e da cisteína nos rins e pâncreas.
Além disso, também pode ser encontrada em diversos alimentos e em cápsulas de nutrição e suplementação.

 

Alimentos ricos em taurina
Imagem: Reprodução / Pexels

Para que serve?

A taurina é muito importante para nosso desenvolvimento porque serve de apoio ao nosso condicionamento e estabilidade dos neurônios, além de auxiliar na regulação do nível de água e sais minerais do sangue.

Dessa forma, ela ainda é capaz de ajudar no desenvolvimento do sistema nervoso central e desintoxica o organismo, facilitando a excreção de substâncias que não são mais importantes ao corpo.

Ainda, a taurina serve como fortalecedora do corpo, promovendo o aumento da força das contrações cardíacas e protege as células do coração, o que, além de desenvolver maior saúde geral, melhora o condicionamento físico e a resistência a atividades regulares.

Quais os benefícios da taurina?

A taurina vem demonstrando inúmeros benefícios à saúde geral, além de aumentar a performance de atletas profissionais e amadores nos esportes. Além disso, ela também apresenta benefícios no desenvolvimento intelectual do indivíduo, principalmente quando associada à cafeína.

A taurina, em todos os testes, estudos e aplicações nutricionais, demonstrou possuir segurança e eficácia em sua utilização, dentro das doses indicadas.

 

Taurina auxilia na prática de exercícios físicos

Para os atletas de plantão, a taurina diminui a dor muscular tardia, melhorando o controle da dor pós exercício físico e, ainda, previne o estresse oxidativo em atletas, facilitando sua recuperação após esforço intenso!

Além disso, segundo o estudo do Doutor da Unicamp, Rafael Camargo, a taurina é um aminoácido que possui propriedades eficazes de agir no nosso sistema nervoso. Dessa maneira, ela tem a capacidade de melhorar a sinalização da leptina e da insulina, hormônios que apresentam papel fundamental no equilíbrio entre a ingestão de alimentos e sua transformação em energia.

 

Também aumenta a capacidade intelectual

A taurina é um aminoácido super importante e essencial para nosso desenvolvimento mental. Isso porque ela se desenvolve no organismo em pequenas quantidades para o funcionamento adequado de determinadas funções.

Uma das suas principais ações é como agonista do neurotransmissor inibitório de ansiedade generalizada, melhora foco e reduz ansiedade em atletas. A taurina também é muito associada à cafeína para aumento desempenho mental e produção de uma maior atenção, com mais foco.

Estudantes em fases de testes e concursos utilizam bebidas com taurina e cafeína para aumentar a disposição, concentração e seu desempenho geral nas provas!

 

Benefícios para a saúde em geral

Além de tudo isso, a taurina tem o poder de aumenta eficiência mitocondrial nas nossas células, promovendo maior capacidade respiratória e condicionamento. Possui também uma intensa ação antioxidante, anti-inflamatória, o que auxilia no combate a radicais livres e no processo de envelhecimento e aumenta nossa sensibilidade à insulina.

 

Camarões são ricos em taurina
Imagem: Reprodução / Pexels

Taurina auxilia no condicionamento físico?

Diversos estudos comprovam que a taurina auxilia a alongar o tempo de exaustão em atividades de alta intensidade, como práticas de corrida, triatlo e ciclismo. Porém, outros estudos contestam o papel da taurina nesses efeitos.

Porém, todos eles são enfáticos e demonstram que a taurina ajuda diminuir os sinalizadores de problemas como o estresse oxidativo. Quando em equilíbrio no corpo do atleta, favorecem a recuperação mais rápida desses profissionais do esporte.

5 alimentos ricos em taurina

Você também pode ingerir taurina de acordo com sua alimentação. Dessa forma, consuma de forma mais saudável, mais equilibrada com outras proteínas e com outros minerais, carboidratos e componentes da nutrição!

Por isso, fique atenta! Mantenha na sua alimentação alimentos como beterraba, feijão, nozes e carnes magras, como a de peixe e de frutos do mar, como mariscos e camarões!

 

Quanto tomar de taurina todos os dias?

Mas, como é feita a ingestão saudável e regular da taurina? Tem algum problema se eu resolver começar a suplementar este aminoácido na minha dieta? A resposta é não!

Indivíduos saudáveis podem ingerir taurina sem medo! Isso significa que, sem doenças e sem condições debilitantes, como diabetes e pressão alta, a alimentação com taurina não apresenta nenhum efeito colateral.

Dessa forma, recomenda-se a estas pessoas suplementar diariamente com 500 a 3000 mg de taurina, obtendo resultados eficazes, baratos e bastante seguros.

Mas é importante lembrar que seu consumo deve ser moderado, mesmo nos indivíduos mais saudáveis, com uma rotina de exercícios físicos intensa e com uma alimentação bem controlada. Diversos trabalhos acadêmicos apresentam que o limite seguro para consumir esse aminoácido é de três a seis gramas diárias no período de até um ano.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy