Taurina: o que é, para que serve este aminoácido e seus benefícios para nosso corpo!

0 670

Você já ouviu falar na taurina? Se você está buscando uma vida mais saudável, com mais nutrição, exercícios físicos e um corpo bem bonito para o verão, com certeza sua nutricionista já comentou sobre a suplementação com a taurina!

Ela é um componente de vários alimentos e suplementos que, quando em equilíbrio no nosso organismo, pode fazer a diferença, tanto na sua rotina profissional quanto na prática de exercícios físicos, além de apresentar diversos outros benefícios gerais!

 

O que é a taurina?

A taurina, nome mais simples para o composto ácido 2-aminoetanossulfônico é um tipo de substância essencial para o organismo chamada aminoácido. Ela é encontrada naturalmente no corpo, mas, na falta de sua produção endógena, tem se tornado um suplemento muito popular, principalmente para os praticantes de exercícios físicos intensos, por sua ação anti-inflamatória potente!

No nosso organismo, a taurina é mais encontrada na região dos músculos, inclusive no coração, cérebro e nos olhos. Ela é principalmente sintetizada a partir da metionina e da cisteína nos rins e pâncreas.
Além disso, também pode ser encontrada em diversos alimentos e em cápsulas de nutrição e suplementação.

 

Alimentos ricos em taurina
Imagem: Reprodução / Pexels

Para que serve?

A taurina é muito importante para nosso desenvolvimento porque serve de apoio ao nosso condicionamento e estabilidade dos neurônios, além de auxiliar na regulação do nível de água e sais minerais do sangue.

Dessa forma, ela ainda é capaz de ajudar no desenvolvimento do sistema nervoso central e desintoxica o organismo, facilitando a excreção de substâncias que não são mais importantes ao corpo.

Ainda, a taurina serve como fortalecedora do corpo, promovendo o aumento da força das contrações cardíacas e protege as células do coração, o que, além de desenvolver maior saúde geral, melhora o condicionamento físico e a resistência a atividades regulares.

Quais os benefícios da taurina?

A taurina vem demonstrando inúmeros benefícios à saúde geral, além de aumentar a performance de atletas profissionais e amadores nos esportes. Além disso, ela também apresenta benefícios no desenvolvimento intelectual do indivíduo, principalmente quando associada à cafeína.

A taurina, em todos os testes, estudos e aplicações nutricionais, demonstrou possuir segurança e eficácia em sua utilização, dentro das doses indicadas.

 

Taurina auxilia na prática de exercícios físicos

Para os atletas de plantão, a taurina diminui a dor muscular tardia, melhorando o controle da dor pós exercício físico e, ainda, previne o estresse oxidativo em atletas, facilitando sua recuperação após esforço intenso!

Além disso, segundo o estudo do Doutor da Unicamp, Rafael Camargo, a taurina é um aminoácido que possui propriedades eficazes de agir no nosso sistema nervoso. Dessa maneira, ela tem a capacidade de melhorar a sinalização da leptina e da insulina, hormônios que apresentam papel fundamental no equilíbrio entre a ingestão de alimentos e sua transformação em energia.

 

Também aumenta a capacidade intelectual

A taurina é um aminoácido super importante e essencial para nosso desenvolvimento mental. Isso porque ela se desenvolve no organismo em pequenas quantidades para o funcionamento adequado de determinadas funções.

Uma das suas principais ações é como agonista do neurotransmissor inibitório de ansiedade generalizada, melhora foco e reduz ansiedade em atletas. A taurina também é muito associada à cafeína para aumento desempenho mental e produção de uma maior atenção, com mais foco.

Estudantes em fases de testes e concursos utilizam bebidas com taurina e cafeína para aumentar a disposição, concentração e seu desempenho geral nas provas!

 

Benefícios para a saúde em geral

Além de tudo isso, a taurina tem o poder de aumenta eficiência mitocondrial nas nossas células, promovendo maior capacidade respiratória e condicionamento. Possui também uma intensa ação antioxidante, anti-inflamatória, o que auxilia no combate a radicais livres e no processo de envelhecimento e aumenta nossa sensibilidade à insulina.

 

Camarões são ricos em taurina
Imagem: Reprodução / Pexels

Taurina auxilia no condicionamento físico?

Diversos estudos comprovam que a taurina auxilia a alongar o tempo de exaustão em atividades de alta intensidade, como práticas de corrida, triatlo e ciclismo. Porém, outros estudos contestam o papel da taurina nesses efeitos.

Porém, todos eles são enfáticos e demonstram que a taurina ajuda diminuir os sinalizadores de problemas como o estresse oxidativo. Quando em equilíbrio no corpo do atleta, favorecem a recuperação mais rápida desses profissionais do esporte.

5 alimentos ricos em taurina

Você também pode ingerir taurina de acordo com sua alimentação. Dessa forma, consuma de forma mais saudável, mais equilibrada com outras proteínas e com outros minerais, carboidratos e componentes da nutrição!

Por isso, fique atenta! Mantenha na sua alimentação alimentos como beterraba, feijão, nozes e carnes magras, como a de peixe e de frutos do mar, como mariscos e camarões!

 

Quanto tomar de taurina todos os dias?

Mas, como é feita a ingestão saudável e regular da taurina? Tem algum problema se eu resolver começar a suplementar este aminoácido na minha dieta? A resposta é não!

Indivíduos saudáveis podem ingerir taurina sem medo! Isso significa que, sem doenças e sem condições debilitantes, como diabetes e pressão alta, a alimentação com taurina não apresenta nenhum efeito colateral.

Dessa forma, recomenda-se a estas pessoas suplementar diariamente com 500 a 3000 mg de taurina, obtendo resultados eficazes, baratos e bastante seguros.

Mas é importante lembrar que seu consumo deve ser moderado, mesmo nos indivíduos mais saudáveis, com uma rotina de exercícios físicos intensa e com uma alimentação bem controlada. Diversos trabalhos acadêmicos apresentam que o limite seguro para consumir esse aminoácido é de três a seis gramas diárias no período de até um ano.

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy