Stomach vacuum, a técnica que deixa a barriga chapada

1

Inspira. Expira. Segura e encolhe a barriga. Esse é o princípio básico da técnica chamada stomach vacuum, que tem como objetivo definir o abdômen. O nome pode soar meio estranho, mas, na verdade, o exercício é simples e focado, principalmente, na respiração.

Em inglês, o termo significa vácuo do estômago, mas a técnica fitness também é conhecida por aí como vacuum abdominal. E sabe quem ajudou a difundir o método? Fisiculturistas, como Arnold Schwarzenegger, por exemplo. Isso mesmo, o famoso ator de Exterminador do Futuro.

Quer entender melhor como o stomach vacuum funciona? Então vamos lá!

 

O que é o stomach vacuum?

stomach vacuum
Imagem: reprodução / Pinterest

 

O grande objetivo do stomach vacuum é criar uma linha de abdômen mais fina. Para isso, utiliza o poder da isometria. Isso significa que a técnica desenvolve e fortalece a musculatura com exercícios de contração em uma posição estática.

O principal músculo envolvido no processo chama-se transverso abdominal. Ele fica na região da linha da cintura e serve para comprimir os órgãos contra a coluna lombar. Como resultado, você ganha mais controle do abdômen, que acaba sendo puxado cada vez mais para dentro.

 

Por que o stomach vacuum funciona?

barriga chapada
Imagem: reprodução / Instagram

 

A resposta dessa pergunta está na tensão que você aplica nos músculos abdominais durante um período de tempo. Por isso, ao praticar os exercícios de stomach vacuum com regularidade é possível reduzir a circunferência da região da barriga e também afinar a cintura.

Entretanto, já que não existe milagre, só isso não basta. É preciso também investir em uma dieta saudável e se hidratar. Ou seja, tomar a quantidade recomendada de água por dia, em torno de 2 litros.

Além disso, para que os resultados sejam visíveis, o percentual de gordura no corpo não pode ser muito elevado. O ideal, portanto, é que você já esteja em boa forma, com esse nível em torno de 12% a 15%.

 

Outros benefícios da prática

stomach_vacuum
Imagem: reprodução / Cia Athletica

 

Além de te ajudar a conquistar uma barriga chapada, o stomach vacuum pode aliviar dores nas costas e contribuir para uma postura correta. Isso porque o exercício fortalece a toda a região do core (parte central do corpo que abrange abdômen, quadril e pelve).

Outro ponto positivo desse fortalecimento é o fato de que auxilia na hora de fazer atividades que demandam muito esforço, como levantamentos explosivos. É por essa razão que os fisiculturistas do passado gostavam tanto da técnica.

Trabalhar com o vácuo abdominal ainda acelera a recuperação do pós-parto e combate a insônia. Por fim, pode melhorar a capacidade respiratória, a dilatação abdominal, o desempenho sexual e até o funcionamento do intestino.

Apesar de todas essas vantagens, é bom tomar alguns cuidados. Isso vale principalmente para quem está em reabilitação depois de uma lesão. Importante ressaltar que o exercício pode aumentar a pressão arterial. Sendo assim, é contraindicado para grávidas e quem tem hipertensão.

Portanto, antes de começar o stomach vacuum, ou qualquer tipo de atividade, consulte um médico ou um educador físico para se certificar de que está tudo certo e liberado.

 

Como é o exercício do stomach vacuum?

como fazer o exercício do stomach vacuum_
Luiza Zanotto. Imagem: reprodução / Instagram

 

De modo geral, no vácuo abdominal você vai puxar o abdômen para dentro, como se quisesse “colar” o umbigo nas costas. Basta, então, encolher a barriga o máximo que conseguir. Mas o ideal é fazer isso em sincronia com a respiração e segurar a posição por alguns segundos.

Você pode fazer em pé, sentada, com quatro apoios no chão ou até mesmo deitada. O processo é basicamente o mesmo, o que muda é, de fato, sua posição.

Você precisa estar com a coluna reta e a cabeça olhando para baixo. Depois, inspire e expire. Assim que terminar de soltar o ar, prenda a respiração e encolha o abdômen tanto quanto for possível. Mantenha a posição por até 20 segundos ou o tempo que aguentar. Descanse por 40 segundos. Repita duas vezes, totalizando 3 séries.

Procure fazer o exercício de barriga vazia, já que, após as refeições, o estômago fica dilatado, o que pode dificultar o processo e causar desconforto.

Confira estes vídeos para aprender direitinho a fazer a técnica do stomach vacuum.

 

Faça o stomach vacuum em pé ou em quatro apoios

 

Aprenda a fazer o exercício sentada (uma série mais completinha)

 

Pratique deitada no chão

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy