Sinusite: 6 dicas para minimizar os sintomas de forma natural

A sinusite é um problema muito comum, pode ser crônica ou viral. Geralmente é diagnosticável pela própria pessoa, principalmente por aquelas que já sofrem há anos com a doença e cura-se bem rápido, tendo sintomas apenas por alguns dias. Mas o tempo que o sintoma persiste no corpo é bem incômodo, principalmente para pessoas com a rotina agitada.

Essa inflamação atinge a mucosa do rosto, trazendo os sintomas como dores no seios da face, entre a testa, nariz, nos olhos e nas maçãs do rosto. O sintomas, seja da sinusite viral ou a crônica, são os mesmos, mas para quem sofre com o problema recorrente, pode ser um pouco mais forte. Segundo o portal do médico Dráuzio Varella, os sintomas são nariz entupido, dores nos olhos, na cabeça, dor muscular, cansaço, tosse e febre.

(Foto: Freepik/Reprodução)

Como saber se estou com sinusite?

Ao sentir os sintomas listados acima, é importante procurar um médico para que seja avaliado o seu caso e receber um diagnóstico preciso, confirmando se está com sinusite. Na era do COVID-19, os sintomas podem acabam se confundindo, por isso, caso sinta esses desconfortos, que podem ser o mesmo do novo vírus, é importante manter-se isolada até um diagnóstico médico preciso.

Como diminuir os sintomas naturalmente?

É possível diminuir os sintomas e prevenir que voltem a atacar novamente, quando não é a forma viral. Com dicas simples, você se sentirá melhor. Mas vale lembrar que, jamais se medique sozinha em casa, sempre procure um médico para diagnosticar mais rápido e iniciar um tratamento adequado.

Remova a secreção do nariz

É normal ficar com o nariz “trancado” por causa da secreção causada pela sinusite. Para que você consiga respirar melhor, é importante fazer uma limpeza nasal. Pode ser feita em casa, com uma receita muito simples e fácil. Para fazer essa limpeza, siga as instruções da receita disponibilizada no artigo do médico Dráuzio Varella:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ingredientes

  • Para cada litro de água fervida, acrescente 1 colher de sopa (20 g) de açúcar
  • 1 colher de café de sal (3,5 g)

Modo de preparo

  1. Misture os ingredientes e espere esfriar
  2. Coloque em um conta gotas para facilitar a aplicação
  3. Coloque de duas a três gotinhas em cada narina
  4. Pode aplicar diversas vezes ao dia, para ajudar a limpar a respiração.

Inalação

É um método super comum para aliviar a secreção e ajudar a diminuir a tosse, pois alivia a irritação na garganta. A inalação é disponibilizada gratuitamente em um posto de saúde. Informe-se na sua cidade sobre os horários. Mas também pode ser feita em casa com soro fisiológico e também a mistura que foi ensinada anteriormente. Contudo, caso você não consiga nenhum dos dois métodos, ir ao posto ou fazer em casa, pode optar por tomar um banho bem quente, pois o vapor da água irá ajudar a desentupir as narinas e te ajudar a respirar melhor.

Leia também: Chá de orégano combate a tosse e alivia a rinite. Aprenda como fazer!

(Foto: Unsplash/Reprodução)

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Hidrate-se

É importante manter o consumo de água para que o corpo consiga reagir sozinho contra os sintomas. É importante ingerir dois litros de água por dia. Mas para saber a quantidade exata que o seu corpo precisa, multiplique o seu peso por 30. Por exemplo, se você pesa 80kg, você irá multiplicar por 30 e dará 2400. Ou seja, o seu consumo ideal é 2 litros e 400 ml por dia.

Evite ambientes com ar condicionado

Segundo o artigo sobre a doença no site do médico Dráuzio Varella, o ar condicionado pode agravar os sintomas da sinusite, pois resseca a mucosa e dificulta a limpeza da secreção. Além disso, o artigo ressalta sobre ambientes com ar: “pode disseminar agentes infecciosos (especialmente fungos) que contaminam os seios da face”.

Evite ambientes com empoeirados

A poeira pode piorar os sintomas da sinusite, por isso, limpe a casa ou escritório evitando qualquer acúmulo de poeira no ambiente, principalmente se você sofre com sinusite crônica. Se você tem animais em casa, sempre retire o excesso  de pelos espalhados pela casa.

Aposte em umidificador

Em locais muito secos o ideal é apostar em um umidificador, que irá te ajudar a respirar melhor, já que o clima seco pode deixar as narinas ainda mais irritadas. Além disso, é ótimo para quem está com tosse seca. Se você não tem um umidificador, coloque no cômodo que está um bacia com água para deixar o ar mais úmido.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Saúde é coisa séria! Se os sintomas persistirem, procure imediatamente um médico para um diagnóstico e tratamento preciso. Segundo ainda o artigo do Dráuzio Varella, se não tratado corretamente, a sinusite viral e alérgica podem se transformar em crônica. Por isso, é importante buscar ajuda de um especialista.

Leia também: Terapias holísticas: saiba como elas podem te ajudar

Comentários (0)
Comentar