Sinusite: 6 dicas para minimizar os sintomas de forma natural

0

A sinusite é um problema muito comum, pode ser crônica ou viral. Geralmente é diagnosticável pela própria pessoa, principalmente por aquelas que já sofrem há anos com a doença e cura-se bem rápido, tendo sintomas apenas por alguns dias. Mas o tempo que o sintoma persiste no corpo é bem incômodo, principalmente para pessoas com a rotina agitada.

Essa inflamação atinge a mucosa do rosto, trazendo os sintomas como dores no seios da face, entre a testa, nariz, nos olhos e nas maçãs do rosto. O sintomas, seja da sinusite viral ou a crônica, são os mesmos, mas para quem sofre com o problema recorrente, pode ser um pouco mais forte. Segundo o portal do médico Dráuzio Varella, os sintomas são nariz entupido, dores nos olhos, na cabeça, dor muscular, cansaço, tosse e febre.

Sinusite dicas para minimizar os sintomas de forma natural
(Foto: Freepik/Reprodução)

Como saber se estou com sinusite?

Ao sentir os sintomas listados acima, é importante procurar um médico para que seja avaliado o seu caso e receber um diagnóstico preciso, confirmando se está com sinusite. Na era do COVID-19, os sintomas podem acabam se confundindo, por isso, caso sinta esses desconfortos, que podem ser o mesmo do novo vírus, é importante manter-se isolada até um diagnóstico médico preciso.

Como diminuir os sintomas naturalmente?

É possível diminuir os sintomas e prevenir que voltem a atacar novamente, quando não é a forma viral. Com dicas simples, você se sentirá melhor. Mas vale lembrar que, jamais se medique sozinha em casa, sempre procure um médico para diagnosticar mais rápido e iniciar um tratamento adequado.

Remova a secreção do nariz

É normal ficar com o nariz “trancado” por causa da secreção causada pela sinusite. Para que você consiga respirar melhor, é importante fazer uma limpeza nasal. Pode ser feita em casa, com uma receita muito simples e fácil. Para fazer essa limpeza, siga as instruções da receita disponibilizada no artigo do médico Dráuzio Varella:

Ingredientes

  • Para cada litro de água fervida, acrescente 1 colher de sopa (20 g) de açúcar
  • 1 colher de café de sal (3,5 g)

Modo de preparo

  1. Misture os ingredientes e espere esfriar
  2. Coloque em um conta gotas para facilitar a aplicação
  3. Coloque de duas a três gotinhas em cada narina
  4. Pode aplicar diversas vezes ao dia, para ajudar a limpar a respiração.

Inalação

É um método super comum para aliviar a secreção e ajudar a diminuir a tosse, pois alivia a irritação na garganta. A inalação é disponibilizada gratuitamente em um posto de saúde. Informe-se na sua cidade sobre os horários. Mas também pode ser feita em casa com soro fisiológico e também a mistura que foi ensinada anteriormente. Contudo, caso você não consiga nenhum dos dois métodos, ir ao posto ou fazer em casa, pode optar por tomar um banho bem quente, pois o vapor da água irá ajudar a desentupir as narinas e te ajudar a respirar melhor.

Leia também: Chá de orégano combate a tosse e alivia a rinite. Aprenda como fazer!

Sinusite
(Foto: Unsplash/Reprodução)

Hidrate-se

É importante manter o consumo de água para que o corpo consiga reagir sozinho contra os sintomas. É importante ingerir dois litros de água por dia. Mas para saber a quantidade exata que o seu corpo precisa, multiplique o seu peso por 30. Por exemplo, se você pesa 80kg, você irá multiplicar por 30 e dará 2400. Ou seja, o seu consumo ideal é 2 litros e 400 ml por dia.

Evite ambientes com ar condicionado

Segundo o artigo sobre a doença no site do médico Dráuzio Varella, o ar condicionado pode agravar os sintomas da sinusite, pois resseca a mucosa e dificulta a limpeza da secreção. Além disso, o artigo ressalta sobre ambientes com ar: “pode disseminar agentes infecciosos (especialmente fungos) que contaminam os seios da face”.

Evite ambientes com empoeirados

A poeira pode piorar os sintomas da sinusite, por isso, limpe a casa ou escritório evitando qualquer acúmulo de poeira no ambiente, principalmente se você sofre com sinusite crônica. Se você tem animais em casa, sempre retire o excesso  de pelos espalhados pela casa.

Aposte em umidificador

Em locais muito secos o ideal é apostar em um umidificador, que irá te ajudar a respirar melhor, já que o clima seco pode deixar as narinas ainda mais irritadas. Além disso, é ótimo para quem está com tosse seca. Se você não tem um umidificador, coloque no cômodo que está um bacia com água para deixar o ar mais úmido.

Saúde é coisa séria! Se os sintomas persistirem, procure imediatamente um médico para um diagnóstico e tratamento preciso. Segundo ainda o artigo do Dráuzio Varella, se não tratado corretamente, a sinusite viral e alérgica podem se transformar em crônica. Por isso, é importante buscar ajuda de um especialista.

Leia também: Terapias holísticas: saiba como elas podem te ajudar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy