Sinais de desidratação: como reidratar, importância da água para o organismo e sinais de alerta

Você sabe como identificar os sinais de uma desidratação iminente? Está chegando o verão e as altas temperaturas, aliadas com a prática de exercícios físicos desregulada e uma ingestão baixa de líquidos podem transformar uma pessoa super saudável em propensa a quadros de desidratação!

Por isso, é muito importante que você esteja atenta aos sinais, para proteger a si mesma e à sua família! O processo de desidratação pode ocorrer todas as vezes que o nosso organismo perde mais água do que ingere. Isso pode acontecer por diversos motivos.

Dessa maneira, quadros de vômitos, diarreias, diuréticos, muito suor ou mesmo a baixa ingestão de líquidos pode promover esse desequilíbrio.

De forma leve, moderada a grave, esses quadros de desidratação podem fazer mal ao seu corpo, principalmente por falta de uma substância muito especial e necessária: a água.

Identifique os sinais e sintomas e saiba como manter seu corpo hidratado e saudável mesmo no calor.

Imagem: Reprodução / Pexels

O que é a desidratação?

A desidratação é um processo patológico. Ou seja, não é natural do nosso organismo e gera um desequilíbrio das nossas funções, podendo nos debilitar.

Assim, quando há falta de água no nosso corpo e baixa concentração de sais minerais e eletrólitos, começamos a sentir diversos sinais e sintomas. Tudo isso é resultado das alterações do organismo, pedindo para ser reidratado e protegido!

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Segundo o médico André Muniz, em entrevista ao G1, o quadro clínico de desidratação, principalmente idosos e crianças, pode piorar quando esse problema está associado a outros fatores como o clima mais quente, diarreia e vômitos constantes, perda excessiva de peso, amamentação, suor excessivo, além do uso exagerado de medicamentos e alimentos diuréticos.

 

Tipos de desidratação e seus sinais

Além disso, o médico também explica que, para entender os sinais da desidratação você precisa compreender seus tipos e graus de gravidade. Por isso, a desidratação pode ser isotônica, hipertônica e hipotônica. Dessa maneira, também pode ser considerada leve, moderada e grave.

A depender do tipo de paciente e suas doenças já existentes, ou ainda, pacientes com sinais da menopausa, os sinais de desidratação podem ser mais fortes, indicando um quadro ainda mais delicado!

Imagem: Reprodução / Pexels

Importância de beber água para o organismo

Para fugir da desidratação causada principalmente pelas condições do ambiente, beba bastante água! Dessa maneira, prevenir é o melhor remédio.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Também, quando surgirem outros sintomas, como quadros agudos de diarreia e vômito, ou após uma atividade física intensa em um calor enorme, reidrate-se com água e soluções isotônicas. Elas serão responsáveis por repor os eletrólitos que mantém o organismo funcionando perfeitamente.

A água é essencial, porque somos feitos, essencialmente, desse líquido precioso. Crianças, por exemplo, são compostas por mais de 70% de água.

Dessa forma, tanto adultos quando crianças e adolescentes devem ingerir, pelo menos, seis copos de água por dia. Além disso, manter uma dieta rica em alimentos com alto teor dessa substância, como frutas e verduras.

 

Sinais de alerta para desidratação

É preciso estar atenta aos sinais de desidratação do corpo. Silenciosos, eles aparecem aos poucos e vão se agravando, a medida que o corpo não repõe agua nem sais minerais.

Os sintomas mais comuns da desidratação são sede e boca seca. Além disso, para reconhecer esses sinais, perceba em seu organismo sintomas como tontura e fraqueza, além de um cansaço excessivo de forma repentina.

Os olhos fundos, aliados a uma dor de cabeça constante, além da queda da pressão arterial podem ser sinais de sintomas mais graves de desidratação, principalmente em idosos e bebês. O aumento da frequência cardíaca também é um sinal de desidratação relevante. Fique sempre atenta!

 

Recomendações para evitar os sinais de desidratação

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Segundo Maria Helena Varella, redatora sobre saúde no portal do Doutor Dráuzio Varella, existem várias dicas e recomendações para se evitar os problemas da falta de hidratação no organismo!

Por exemplo, além de ingerir pelo menos dois litros de água por dia, use roupas leves e evite a exposição direta ao sol, principalmente em dias muito quentes! Também evite praticar exercícios físicos em horários de maior sol.

Por fim, para evitar os problemas da desidratação por problemas gastrointestinais, lave bem as mãos sempre que for se alimentar e ir ao banheiro, além de cozinhar bem os alimentos que for consumir!

Todas essas medidas vão te ajudar a prevenir o surgimento dos sinais de desidratação e vão manter seu corpo saudável, e longe dos maiores problemas de uma vida com pouca água disponível!

Imagem: Reprodução / Pinterest

Dicas de reidratação saudável do corpo!

Mas, se o pior aconteceu e você se sente desidratado, saiba as melhores formas de promover essa reidratação no seu organismo.

Assim, aos primeiros sinais de desidratação, prepare líquidos em abundância e a preparação de um soro caseiro fisiológico.

Além disso, procure descansar em ambientes frescos e sem exposição direta do calor do sol. Para quadros mais graves, procure ajuda médica imediatamente, para reposição dos eletrólitos e fluidos de forma mais rápida!

Dessa forma, alie uma alimentação saudável, com bastante água, frutas, verduras e minerais essenciais ao corpo a exercícios leves. Assim você ajuda seu corpo a se manter forte e mais resistente a possíveis problemas!

Por fim, segundo o nutricionista Ronaldo Cruz em entrevista à Secretaria de Saúde do Estado do Sergipe, o soro fisiológico feito em casa é uma solução barata e perfeita, feita com apenas três ingredientes: água, sal e açúcar. Ele auxilia no combate dos sinais leves de desidratação.

Para preparar, é simples! Junte um litro de água mineral filtrada com uma colher pequena de sal e uma colher de sopa de açúcar, e pronto! Tome durante o dia para se reidratar e ficar melhor!

Comentários (0)
Comentar